Periquitos - Ajuda por favor

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

sábado fev 04, 2012 6:59 pm

HugoF9 Escreveu:Por acaso nunca ouvi falar disso das trovoadas, e quando li isto aqui, nem pensei no barulho, pensei logo nas descargas eléctricas emitidas em tempo de trovoada que pudessem afetar o interior do ovo. É a primeira vez que ouso isso.
Suponho que se um ovo fosse atingido por um relâmpago isso seria o suficiente para matar o embrião. Provavelmente ionizava completamente os ovos e os progenitores, derretia a gaiola e uma parte da casa onde está a gaiola, lol. Isso sim causaria certamente a morte do embrião no ovo. Mas a menos que a gaiola fosse directamente atingida por um raio, não me parece que a electricidade de um relâmpago cause algum problema.

Eu ficaria contente se as pessoas parassem um momento e pensassem, antes de fazer como os papagaios que repetem tudo o que ouvem sem se darem ao trabalho de averiguar se é mesmo assim.
GrandeCruz
Membro Júnior
Registado: sexta jan 27, 2012 10:57 pm

sábado fev 11, 2012 9:16 pm

HugoF9 Escreveu:Bem... É verdade, a fêmea fica com um castanho mais forte, mas a minha na primeira vez, estava muito forte e pôs ovos, esses 2 ovos não deram nada e tirei, então o castanho foi desaparecendo até a uns dias atraz, mas hoje ela tem lá um ovo e a narina não está tao castanho como na primeira vez... É bom ter o cálcio... A minha também vai para dentro do ninho quando chego lá, mas agora tem de estar lá sempre pois... É normal, e quer dizer que ela brevemente vai por ovo... Uma forma de ver se ela vai por ovo é quando ela entra no ninho, repare na zona do rabo, se estiver igual ao do macho, é porque ainda não tem ovo a caminho, mas se vir um inchaço ligeiro, a ver o tom de pele dela, quer dizer que vem ovo a caminho... A uns dois dias atraz reparei nisso, e hoje ela já tem um ovo, nem sabia que iria ser tao rápido... :D
Reparei hoje que a zona do rabo está diferente da do macho, no macho não se consegue ver nada, é só penas, enquanto que na femea neste momento consegue-se ver todo o orificio e um pouco á sua volta.
Dentro do ninho ela passa o tempo a bicar/raspar, não sei se é normal, parece que quer fugir, isto porque também já tentou abrir a porta da gaiola.
CH2O2
Membro Veterano

domingo fev 12, 2012 9:50 am

GrandeCruz Escreveu: Reparei hoje que a zona do rabo está diferente da do macho, no macho não se consegue ver nada, é só penas, enquanto que na femea neste momento consegue-se ver todo o orificio e um pouco á sua volta.
Dentro do ninho ela passa o tempo a bicar/raspar, não sei se é normal, parece que quer fugir, isto porque também já tentou abrir a porta da gaiola.
Se o rabo está inchado, permitindo ver a pele em volta da cloaca, provavelmente tem ovo. As fêmeas com ovos ficam o tempo todo dentro do ninho e só vêm cá fora fazer as necessidades. Normalmente nesta fase, os cocós são muito maiores do que o normal e a fêmea provavelmente irá eleger sempre o mesmo sítio da gaiola para fazer as fezes. Tente reparar se existe um montinho de fezes no fundo da gaiola, isso seria indicativo de que a fêmea tem ovos.

O facto da fêmea raspar o fundo do ninho é normal, ela está a preparar o ninho para os ovos.
HugoF9
Membro
Registado: quarta mar 23, 2011 3:13 pm

terça fev 14, 2012 7:54 pm

É mesmo verdade, a minha tem um lugar proprio e tá sempre a fazer o monte no mesmo sitio! E sao bem maiores que o normal... E é muito provavel que a sua veja a ter ovos muito brevemente...! :lol:
GrandeCruz
Membro Júnior

quinta fev 16, 2012 2:49 pm

HugoF9 Escreveu:É mesmo verdade, a minha tem um lugar proprio e tá sempre a fazer o monte no mesmo sitio! E sao bem maiores que o normal... E é muito provavel que a sua veja a ter ovos muito brevemente...! :lol:
Boa tarde
A fêmea colocou um ovo, hoje quando fui tratar deles reparei que tem um ovo, mas dentro da minha felicidade estou um pouco preocupado, isto porque ela passa muito tempo fora do ninho, não só para vir comer mas estive a reparar que fica no poleiro durante vários minutos.
Assim o ovo arrefece.
Acham normal? Eu sei que é a primeira postura desta fêmea, mas ela podia ser uma mãe mais atenciosa.
Obrigado
Pedr0Vieira
Membro
Registado: sábado abr 17, 2010 6:54 pm

quinta fev 16, 2012 6:27 pm

Com os meus é normalissimo, só prai no 2.º ovo é q começa a ficar no ninho permanentemente...
Cumprimentos,

Pedro Vieira.
HugoF9
Membro

quinta fev 16, 2012 7:57 pm

Está a acontecer exatamente a mesma coisa que aconteceu a mim na primeira vez, ela depois passa lá mais tempo, a partir do 2º ovo e assim, Nesta 2ª postura é raro ve-la cá fora, desde o 1º ovo, sempre lá dentro...
GrandeCruz
Membro Júnior

sábado fev 18, 2012 10:26 pm

Já tem 2 ovos e começa a ficar mais tempo dentro do ninho, mas mesmo assim vejo-a várias vezes cá fora.
No dia em que colocou o primeiro ovo, ela passou a noite fora do ninho, por isso, desse ovo deve ser difícil esperar alguma coisa, certo? Aliás, se calhar não devo ter muitas esperanças nesta primeira postura, ou sim? É normal conseguir-se passarinhos numa primeira postura?
Obrigado
HugoF9
Membro

domingo fev 19, 2012 1:44 pm

Olhe, pela minha experiencia, Na 1ª postura teve 2 ovos e nada :( Nesta 2ª Postura teve 3 ovos, um partiu-se, agora tem 2 que também já passou do tempo e nao deu em nada também.. Eu realmente não tive sorte. Vou esperar pela primavera. É essa a melhor época...
GrandeCruz
Membro Júnior

segunda fev 20, 2012 9:46 pm

HugoF9 Escreveu:Olhe, pela minha experiencia, Na 1ª postura teve 2 ovos e nada :( Nesta 2ª Postura teve 3 ovos, um partiu-se, agora tem 2 que também já passou do tempo e nao deu em nada também.. Eu realmente não tive sorte. Vou esperar pela primavera. É essa a melhor época...
Já tem 3 ovos, tem colocado um de dois em dois dias, até aqui tudo normal. Vamos lá ver se tenho sorte logo á primeira.
POr vezes tenho visto também o macho dentro do ninho, ficam os dois lá dentro por alguns minutos, será normal? A probabilidade de partirem os ovos aumenta, certo?
HugoF9
Membro

terça fev 21, 2012 12:46 pm

Olhe, para a sua primeira postura, tudo muito bem mesmo! CHeio de sorte :lol: A mim nunca vi o macho entrar lá dentro mesmo, acho que a fêmea nao deixa, Ele só entra até metade do corpo e ela nao deixa. Se a sua femea deixa o macho entrar, pode ser bom, porque quando a femea sair, ele pode ir lá dentro continuar a chocar. O problema dos ovos se partirem, acho que nao é caso para muita preocupação. Espero que corra tudo bem :)
GrandeCruz
Membro Júnior

quinta fev 23, 2012 1:23 pm

HugoF9 Escreveu:Olhe, para a sua primeira postura, tudo muito bem mesmo! CHeio de sorte :lol: A mim nunca vi o macho entrar lá dentro mesmo, acho que a fêmea nao deixa, Ele só entra até metade do corpo e ela nao deixa. Se a sua femea deixa o macho entrar, pode ser bom, porque quando a femea sair, ele pode ir lá dentro continuar a chocar. O problema dos ovos se partirem, acho que nao é caso para muita preocupação. Espero que corra tudo bem :)
Já são 4 ovos, está portar-se muito bem.
Em relação á sorte, vamos lá ver no final se dá alguma coisa. Nunca vi o macho a galar a femea, também é verdade que não estou o dia todo em casa e eles podem aproveitar para o fazerem.
Mas pronto, para já estou contente por tudo estar a correr com normalidade.
Vamos ver se fica por 4 ou vai ser mais.
HugoF9
Membro

quinta fev 23, 2012 7:17 pm

Tudo a correr optimo. Os periquitos estão dentro de casa? nao podem estar ao frio... A mim também nunca vi os meus no acto... mas sempre juntos e tudo... Um casal normal...
CH2O2
Membro Veterano

sábado fev 25, 2012 10:27 am

Quanto à fêmea não começar a chocar logo o primeiro ovo, ainda bem que assim é. Na natureza, as fêmeas só começam a chocar quando metem o último ovo. Assim as aves nacem todas ao mesmo tempo. Em cativeiro as fêmeas começam a chocar antes do último ovo e as aves que nascem primeiro ficam maiores e mais fortes que as últimas a eclodir. Muitas vez as crias mais pequenas acabam por morrer.

Quando o macho entra dentro do ninho, não é para chocar os ovos. Essa tarefa cabe à fêmea. No entanto, quando a crias estiverem já grandinhas, o macho irá entrar dentro do ninho para alimentá-las. Não há perigo em estarem ambos os progenitores dentro do ninho, eles não vão partir os ovos acidentalmente. Se existirem ovos partidos ou foi a fêmea que os quis tirar para fora do ninho ou então foi algum humano desajeitado.
GrandeCruz
Membro Júnior

sábado fev 25, 2012 5:27 pm

HugoF9 Escreveu:Tudo a correr optimo. Os periquitos estão dentro de casa? nao podem estar ao frio... A mim também nunca vi os meus no acto... mas sempre juntos e tudo... Um casal normal...
Mais um ovo, passa a 5. Que grande femea, sendo a primeira vez, nada mal.
Eles estão na varanda, mas é uma varanda fechada, não apanham frio.
Agora vamos lá ver como corre no final, se nasce algum.
Responder

Voltar para “Aves”