Caturras / Forpus - o que fazer?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
smille
Membro
Registado: segunda jan 05, 2004 4:33 pm
Localização: Hamster's, Piriquitos, Caturras, Mandarins, Forpus, Rolas, 2 gatas e 1 cão, 1casal de Canários

sexta jan 16, 2004 4:07 pm

Olá a todos(as)!

Preciso de ajuda para saber o que fazer?

Eu tenho alguns piriquitos que nunca constituiram grande problema.

- Recentemente ( 1 ano ) adequiri um casal jovem de Caturras, disseram-me na altura que só este ano (2004) é que teria crias, posteriormente ofereceram-me um macho com 7 anos aprox, para ter 2 casais comprei uma outra femea novinha, que se revelou ser macho, concluindo tenho 3 machos, 1 femea e 2 ninhos, num viveiro.

Agora o que fazer? Separo o casal jovem? Separo o casal femea jovem, macho velho? Deixo tudo ao molho? Será que vou ter crias?

em Abril de 2002, comprei 1 casal de forpus ( verdinhos bonitinhos ), tinha lido que a sua maturidade era de 1 ano, o que deduzi que Julho/Agosto já a familia tinha aumentado, efectivamente pôs uma postura de 2 ovos em Julho que acabou por deita-los fora, 45 dias depois repetece o mesmo e ate agora não ouve mais nenhuma postura.
Como tenho alguns casais de piriquitos, lembrei-me de numa proxima substituir os ovos será que funciona? O que poderá ter falhado, visto que não acredito ter sido da alimentação, e ninguem incomodava o ninho?

Até breve

Carlos
smille
Membro
Localização: Hamster's, Piriquitos, Caturras, Mandarins, Forpus, Rolas, 2 gatas e 1 cão, 1casal de Canários

terça jan 20, 2004 6:14 pm

Oi

Com tantos criadores, não pensei que fosse uma pergunta dificil.

Até Breve

Espero!!!

Carlos
noite
Membro
Registado: quinta mar 27, 2003 4:17 pm

quarta jan 21, 2004 12:47 pm

Olá

Primeiro eu não sou esse criador que procuras, depois não tenho nem caturras nem forpus, mas para não ficares sem mais alguma opinam, cá vai.

Quanto ás caturras, se entre os machos não há brigas, eu deixava-os estar como estão. A fêmea assim pode escolher o macho. Eu digo isto porque com os Rosicollis é difícil distinguir se são machos ou fêmeas, mas se estiverem todos juntos, eles lá vão fazendo os seus casais, que eu vou retirando, no fim acabam só por ficar só machos ou só fêmeas.
Quanto a crias penso que sim, tens é que estar atento quando elas abandonarem o ninho. É muito frequente que os outros membros do viveiro não reajam muito bem à aparição de novos membros.

Quanto aos Forpus, pouco sei, mas sei que não são faceeis de criar, dai o seu preço tão elevado. Mas parece-me boa ideia essa de trocar os ovos. Os periquitos têm a mesma alimentação e o formato do bico, se aceitarem os ovos e os pássaros à nascença, deve resultar.

Cumprimentos,

Nuno.
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

quarta jan 21, 2004 1:46 pm

noite Escreveu: Quanto aos Forpus, pouco sei, mas sei que não são faceeis de criar, dai o seu preço tão elevado. Mas parece-me boa ideia essa de trocar os ovos. Os periquitos têm a mesma alimentação e o formato do bico, se aceitarem os ovos e os pássaros à nascença, deve resultar.
Mas o tamanho dos ovos é igual??
noite
Membro
Registado: quinta mar 27, 2003 4:17 pm

quarta jan 21, 2004 2:08 pm

Olá.

Não sei, nunca vi. Mas mesmo que sejam um pouco diferentes, pode ser que eles os aceitem, não sei.

Cumprimentos,

Nuno
smille
Membro

sexta jan 23, 2004 6:44 pm

Obrigado por participarem.
Já me estava a sentir “fora de água”.

O tamanho dos ovos não é muito diferente, talvez os do forpus sejam um pouco maiores e mais redondos.

Um abraço

Carlos
Responder

Voltar para “Aves”