Periquito

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Nicky2
Membro
Registado: segunda jun 20, 2011 3:03 pm

quarta abr 04, 2012 10:18 pm

Antes de mais olá :D
Eu em breve devo ter um periquito!
Quando eu tinha-os antes eles eram todos domesticados e andavam soltos, mas com as guias cortadas...
Desta vez não o quero fazer !!
Em minha casa tem um corredor com mais ou menos 7 metros e não tem perigos.
Eu gostava de fazer voo livre neste espaço por exemplo eu numa ponta e um familiar noutra e o periquito voar de uma para outra e ir aumentando o percurso e quando obter confiança nele passar para a rua...
É possível fazer isto?
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

quarta abr 04, 2012 11:34 pm

É, mas para isso tem de criar a confiança com a ave... Se já teve deve saber que primeiro faz-se os métodos da confiança depois tenta-se habituar a estar fora da gaiola e por fim tenta-se truques mais complexos... O periquito que vai adquirir é jovem ou adulto? E é domesticado ou tem de se domesticar?
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

quinta abr 05, 2012 3:13 am

Nicky2 Escreveu:Antes de mais olá :D
Quando eu tinha-os antes eles eram todos domesticados e andavam soltos, mas com as guias cortadas...
Eu gostava de fazer voo livre neste espaço por exemplo eu numa ponta e um familiar noutra e o periquito voar de uma para outra e ir aumentando o percurso e quando obter confiança nele passar para a rua...
É possível fazer isto?
Por muito domesticado que esteja o periquito, eu não arriscaria leva-lo solto para a rua. Provavelmente irá fugir.

O processo de domesticação não começa por fazer o periquito voar de um ponto para outro. Primeiro ele tem que perder o medo natural das pessoas. Se o soltar dentro de casa antes dele perder esse medo depois terá que andar a correr atrás da ave para a apanhar e isso não ajudará à domesticação. Há um tópico recente aqui na arca sobre este assunto. Talvez queira passar por lá e ler as opiniões.
Nicky2
Membro

quinta abr 05, 2012 9:29 am

Rikass Escreveu:É, mas para isso tem de criar a confiança com a ave... Se já teve deve saber que primeiro faz-se os métodos da confiança depois tenta-se habituar a estar fora da gaiola e por fim tenta-se truques mais complexos... O periquito que vai adquirir é jovem ou adulto? E é domesticado ou tem de se domesticar?
Vai ser jovem, e eu é que vou domesticar ! :D
Nicky2
Membro

quinta abr 05, 2012 9:31 am

CH2O2 Escreveu:
Nicky2 Escreveu:Antes de mais olá :D
É possível fazer isto?
Por muito domesticado que esteja o periquito, eu não arriscaria leva-lo solto para a rua. Provavelmente irá fugir.

O processo de domesticação não começa por fazer o periquito voar de um ponto para outro. Primeiro ele tem que perder o medo natural das pessoas. Se o soltar dentro de casa antes dele perder esse medo depois terá que andar a correr atrás da ave para a apanhar e isso não ajudará à domesticação. Há um tópico recente aqui na arca sobre este assunto. Talvez queira passar por lá e ler as opiniões.
Não é completamente solto, vai com uma guia se é que me entende :?
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

quinta abr 05, 2012 11:19 am

Nicky2 Escreveu: Não é completamente solto, vai com uma guia se é que me entende :?
Acho que não há necessidade de levar o periquito à rua. Nem isso trará, que eu consiga ver, qualquer benefício à ave. Se é necessário prender o animal com uma guia, provavelmente é porque ele não se sente à vontade o suficiente para não ter vontade de fugir. Então mais vale não sujeitar o animal a situções em que ele não está à vontade.

Há que perceber que nem todos os animais são adequados ao que pretendemos deles. Se o objectivo é ter um animal para ir passear à rua é melhor adquirir um cão.
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

quinta abr 05, 2012 1:20 pm

CH2O2 Escreveu:
Nicky2 Escreveu: Não é completamente solto, vai com uma guia se é que me entende :?
Acho que não há necessidade de levar o periquito à rua. Nem isso trará, que eu consiga ver, qualquer benefício à ave. Se é necessário prender o animal com uma guia, provavelmente é porque ele não se sente à vontade o suficiente para não ter vontade de fugir. Então mais vale não sujeitar o animal a situções em que ele não está à vontade.

Há que perceber que nem todos os animais são adequados ao que pretendemos deles. Se o objectivo é ter um animal para ir passear à rua é melhor adquirir um cão.
Sim concordo, mas realmente á muitas maneiras de ensinar aves a "irem á rua" sem começarem a disparatar... Mas acho que os periquitos é mais cxomplicado do que outras aves... Por exemplo uma amiga minha que tem muitas aves (a maior parte caturras) teve uma caturra que era mesmo muito domesticada... Uma vez ela saiu para ir a uma festa e a caturra poisou no chapéu dela e ela nem reparou...Ora foi para a rua e entrou na festa com a caturra na cabeça...Nem tentou fugir no caminho vejam lá :lol:

Vê só estes nem tentam fugir: http://www.youtube.com/watch?v=fCUAhD-AMoI :lol: :lol: :lol:
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Responder

Voltar para “Aves”