Ave e gaiola

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
tugz
Membro
Registado: sexta out 15, 2010 10:30 pm

sexta jun 22, 2012 6:42 pm

Muito obrigado pela Resposta.

Eu compraria um viveiro adequado ao animal que fosse . Mas gostava de saber preços. Até 100 euros, que conjunto gaiola animal posso comprar?

Cá em casa já temos uma caturra numa gaiola grandita, mas queria oferecer uma ave para a casa da minha namorada e uma gaiola para ela.

Podiam-me aconselhar a ave e o tamanho da gaiola?
tugz
Membro

sexta jun 22, 2012 6:54 pm

Já agora. Quanto custa uma catatua?

PArecem ser muito interessantes.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta jun 22, 2012 7:05 pm

Não é necessário abrir outro tópico :wink: .

Então, eu vou indicar algumas espécies de grande porte e os tamanhos ( aproximadamente ) que eu recomendo para as aves se sentirem bem ( isto se não forem domesticadas e que não saiam nunca da gaiola ):

Ringneck
Medidas: 2,50m de comprimento, 1m de largura, 1,50m de altura

Rosela
Medidas: 2m de comprimento, 90cm de largura, 1m de altura

Kakariki
Medidas: 2,50m de comprimento, 90cm de largura, 1,50m de altura

Periquito de Cabeça de Ameixa
Medidas: 1,40m de comprimento, 1m de largura, 1m de altura

Periquito de Asa Vermelha
Medidas: 1,50m de comprimento, 1m de largura, 1m de altura

Periquito Alexandrino
Medidas: 2,50m de comprimento, 1m de largura, 1,50m e altura

Mas tenha atenção que algumas das aves que referi não são aconselhadas para principiantes e podem apresentar desafios difíceis de ultrapassar para quem não tem experiência suficiente. Por isso, pesquise muito em vários sítios ( Internet, livros, revistas da especialidade, enciclopédias, etc. ), visite várias lojas de animais, contacte vários criadores, visite exposições, participe em workshops se possível, visite Clubes Ornitológicos ou vocacionados para a espécie que pretende, etc.

Em relação à catatua, depende da espécie desta. Uma galah, por exemplo, ronda os 1000€.
tugz
Membro

sexta jun 22, 2012 8:06 pm

As catatuas são muito caras. Mas é um animal interessantissimo!

Qual o mais inteligente dos que colocou acima?

Muito obrigado está a ser uma grande ajuda.
Nitara
Membro Veterano

sexta jun 22, 2012 8:15 pm

Todos têm a sua própria inteligência. Sendo psitacídeos, pode-se dizer que têm, por exemplo, uma capacidade mimética mais elevada do que outras aves como os canários ou os diamantes.

São também aves que necessitam de um grande estímulo mental. Se quiser manter alguma das aves que eu listei sozinha, certifique-se de que dispõe de bastante tempo diário para falar com a ave e fazer-lhe companhia.
Os brinquedos ( como, por exemplo, baloiços, bolas, sinos, guizos, cordas, sticks de sementes, escadas, etc. ) também são importantíssimos para manter estas aves entretidas e fundamentais para uma boa saúde ( principalmente a nível psicológico ).

Se pretender adquirir uma ave já domesticada ou ainda bébé para criar à mão e domesticar, esta já não vai sofrer tanto de solidão, podendo ser mantida sozinha com maior facilidade. No entanto, tenha em atenção da sua disponibilidade ( a nível monetário, temporário, espacial, etc. ), pois uma ave mansa como quer irá ter de ser domesticada e a domesticação é um processo lento e cujo dono deve ter muita paciência e, como já referi, disponibilidade. E por vezes, nem sempre resulta, porque a personalidade da ave pode não ser como queremos.

:wink:
tugz
Membro

sexta jun 22, 2012 8:32 pm

E agora por curiosidade, hoje chego a casa, e ofereceram-me uma caturra!

Ela já me parece ser adulta. Queria saber que gaiola devo comprar para a caturra. Amanha vou já comprar a gaiola para esta caturra. Se puser aqui uma foto, conseguem-me dizer se é muito velha?

Esta vai para a minha casa na universidade :D

E sou um rapaz .

Obrigado

Quanto á prenda da minha namorada, acho que vou acabar por escolher outra coisa. Comprar um animal e darlhe as condições ideias neste momento seria muito dinheiro. Teria de comprar duas gaiolas (para a caturra que recebi, e para a ave que compraria).

Mas voltanda á nova caturra. Já li que 60 x 60 era bom . mas acho um pedaço apertado e se mais tarde quiser juntar um amigo/a , não chega. Por outro lado a gaiola tem de ser suficientemente portátil para poder levar e trazer com facilidade no carro.

Que tamanho me aconselha. Muito obrigado!
Nitara
Membro Veterano

sexta jun 22, 2012 8:40 pm

Pois ... a gaiola que eu aconselho para uma caturra não vai ser portátil. Mas o melhor para transportar uma ave é numa caixa de cartão. No entanto, as viagens ( sejam elas onde forem ) são altamente stressantes para uma ave. Há que evitá-las a todo o custo.
Se vir que é impossível ter a caturra num local fixo sempre, então é melhor não ter ...

60 x 60 acho pouco. Para uma aconselho 1,50m de comprimento, 1m de largura e 1m de altura. Para duas, aconselho à volta de 2m de comprimento, 1,20m de largura e 1,50m de altura.
A maior parte das pessoas tem caturras em gaiolas muito mais pequenas, mas a ave não consegue voar, nem nada.

Coloque a foto da caturra, talvez possa dizer se é ou não nova, a mutação e o sexo.

Faz bem reconsiderar em dar uma ave à sua namorada se vê que não consegue dar as condições necessárias ao seu bem-estar. Se muitos fossem como o tugz as aves estariam mais felizes. Há quem queira uma ave e, apesar de não ter condições, decida comprá-la a todo o custo.
tugz
Membro

sexta jun 22, 2012 8:45 pm

Se calhar não vou conseguir comprar uma gaiola tão grande, e as viagens são inevitáveis, bem como a existência da caturra . A única hipótese é ela ficar em casa dos meus pais, mas deixaria de ser realmente " Minha" .

O que costuma acontecer geralmente nas viagens?

Elas ficam como ?
Nitara
Membro Veterano

sexta jun 22, 2012 8:51 pm

Durante as viagens, todos os animais, mas agora falando especificamante das aves, stressam muito.

Repare, a ave tem de ser apanhada para ir para uma gaiola de transporte, depois terá de sair do seu ambiente normal dentro de um objecto estranho ( com o qual ela não está familiarizada ), depois as viagens de carro ( mudança de temperatura, existência de humanos demsiado perto, ambiente estranho, movimentação do carro ), depois o ir outra vez para a gaiola e por aí fora ...

Com todo este stress, é muito provável que a caturra adoeça ( podendo levar à queda das penas, falta de apetite, alteração temporária da pigmentação, apatia, entre outros ) e pode até morrer.

As aves não se habituam facilmente a mudanças de ambiente e são para ter numa gaiola fixa.

Posso dar-lhe o exemplo de um dos meus periquitos, que chegou a casa extrememente stressado por causa da viagem. Depois recuperou, mas não pude fazer movimentos bruscos perto da gaiola nem lá mexer durante quase uma semana, para o passarinho se adaptar.
tugz
Membro

sexta jun 22, 2012 9:05 pm

e se ela viajasse na gaiola dela?
Nitara
Membro Veterano

sexta jun 22, 2012 9:15 pm

Iria ser praticamente a mesma coisa. Mas como iria transportar uma gaiola de 1,50m ?

Para a caturra estar bem, como já disse e volto a repetir, a gaiola tem de estar fixa a as viagens têm de ser evitadas a todo o custo, sob pena do animal adoecer ou até morrer.
Nitara
Membro Veterano

domingo jun 24, 2012 11:42 am

sarina Escreveu:Só por curiosidade, e retomando um aspecto focado anteriormente, uma catatua (que eu pessoalmente adoro em absoluto, mas que nunca me passou pela cabeça ter, pelo enormíssimo compromisso que significa) pode viver 80 anos!! Apesar de parecerem robustos (até pelo tamanho), são animais extremamente sensíveis e acusam facilmente mudanças de ambiente e até na disposição dos donos. É comum afeiçoarem-se a uma só pessoa da família, embora possam interagir com as restantes e ficam muito deprimidas quando há alguma alteração no seu quotidiano, podendo mesmo vir a arrancar as próprias penas, o que por vezes é difícil de reverter. Exigem uma atenção constante por parte do dono. São muito dedicadas ao seu dono, mas representam um compromisso que excede o nosso próprio tempo de vida, pelo que se deve ponderar muitíssimo antes de se decidir pela aquisição de um destes animais, que, para além de caríssimos, tb têm uma manutenção bastante dispendiosa.

A caturra, para mim, é como uma catatua em miniatura e, embora nunca tenha tido nenhuma, sempre gostei muito destes animaizinhos. Tb precisam de atenção, alimentação adequada e distracção. São bichinhos adoráveis e muitas vezes afectuosos se tiverem uma relação estreita com os donos. Não se esqueça de lhe variar bastante a comida, mas NUNCA lhe dê abacate, que é mortal para as aves! Quanto a viagens, aconselho que a ponha numa gaiola pequena, mas em que se possa mexer sem bater com a cauda e a "crista" nas grades. Uma caixa pode ser destruída por psitacídeos, a meu ver. Mas, como a Nitara referiu, viagens não são muito aconselháveis, sobretudo se forem regulares.

A minha rosela fica inicialmente stressada quando tem de ir ao vet precisamente por causa de eu ter de a agarrar (e é dócil), mas tem-se portado bem nas viagens (no tempo do calor, borrifo-a com um pouco de água, por vezes), que nunca são longas e apenas muito ocasionais. Já viajou por cerca de três horas uma vez e aguentou-se, mas eu gosto de evitar estes stresses às aves. De qualquer modo, quando ela tiver mesmo de viajar, nem que seja para ir ao vet, leve umas guloseimas para lhe ir dando durante esse tempo - painço, pedacinho de noz, bolacha sem sal, pão integral, cenoura, mas não desses sticks açucarados que se vendem por todo o lado e que só prejudicam as aves.

Espero que tenha uma óptima convivência com a sua caturra, desenvolvendo uma relação de confiança e proximidade, e nunca se esqueça de lhe dar uma atenção regular (é mau demasiada atenção de início se depois não puder continuar nesse nível).
Já existem caixas feitas de cartão mais forte para psitacídeos de pequeno e médio porte.
E há umas gaiolas que já se compram revestidas de cartão.

O ambiente escuro é fundamental para as aves se manterem calmas durante uma viagem.

:wink:
Responder

Voltar para “Aves”