AJUDA Crias Papagaios Cinzentos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Domine
Registado: sexta jun 08, 2012 1:37 pm

domingo jun 10, 2012 9:32 pm

Boa noite a todos, primeiro que tudo queria deixar claro que estou aqui com o intuito de querer ajudar uma pessoa minha conhecida, logo não estou à vontade em relação a termos tecnicos do mundo dos psitacideos, se bem que conheço os animais em questão, tendo mesmo ja "educado" alguns à mão, dessa mesma pessoa.

O que venho aqui fazer é pedir ajuda a voces que estao por dentro do assunto e provavelmente nos poderão ajudar nesta fase complicada.

Agradeço a ajuda de todos.

Ora bem, a questão é a seguinte.
Esse meu conhecido começou por comprar 1 papagaio cinzento para oferecer à mulher. Entretanto como é um amante dos animais, quando digo animais é mesmo de todo tipo, so para se aperceberem é capaz de estar horas a ver o National Geographic, decidiu comprar 2 casais de papagaios para tentar fazer criaçao, porque ja teve criaçao de quase todo tipo, vitelos, patos etv ... ( estou a mencionar isto para chegarem ao ponto de saberem que é uma pessoa que adora os animais e ja tem experiencia em relaçao a certas situaçoes ) .
Entretanto depois de comprar os 2 casais e passado uns tempos ( 4\5 meses ) não fazerem nada, decidiu investir em mais, chegando ao ponto de ter uns 8\9 casais . Posso dizer para já que está registado nos sitios que sao precisos, que nao sei os nomes, mas ja vi registos se nao me engano INC ? qualquer coisa assim ...
Esses casais passado uns tempos começaram a dar crias, alguns deles, posso dizer assim por alto uns 12\15 em 2\3 anos, se bem que alguns casais nao deram nada até à pouco tempo , mas ja vamos la ...
Essas crias foram tratadas à mao e nao houve problemas com elas, passaros com anilhas, registados e com vacinas etc ... ( menciono que isto se passou perto de Sintra que era onde vivia, este pormenor pode ser importante na vossa ajuda ), as crias estavam em gaiolas com a lampada vermelha que costuma usar, comprou papa para papagaios pequenos etc, etc ... até à coisa de ano e meio se passou isto .
À coisa de ano e meio, depois de se reformar, decidiu com a mulher ir viver para a zona centro, perto de Santarem +\-, onde o calor se nota um pouco mais, comprou uma casa onde tem espaço e fez no terreno, tipo um anexo para poder la por a "passarada" toda, gastou ainda uns bons € para fazer aquilo como deve ser, até que ... começou a ter alguns problemas e é aqui que peço a vossa ajuda.
Ja teve criaçao desde que la esta, qualquer coisa como 4\5 papagaios, os metodos usados sao os mesmos que usava lá em baixo, até com mais tempo agora se calhar, mas as crias que ja teve passado uns 2 meses morrem, e de uma forma um pouco estranha.
Andam bem comem, parecem bem de saude, meu colega olha para elas e ve logo se estao doentes ou nao (deve ser normal para voces), mas de um momento para o outro, quando lhe da por exemplo uma refeiçao sao capazes de vomitar o que comem e de seguida começao a espernear-se e a torcer o pescoço (tou a escrever isto e se querem que vos diga, mt emocionado, porque tanto a mim como a eles custa tanto ver isto, e nao é por questoes monetarias, é mesmo por nos sentirmos impotentes para os ajudar e nao saber o que fazer), ja levamos os animais depois de mortos a veterinarios ao qual fizeram autopsias e nao detectam doença alguma neles, o que torna as coisas mais estranhas ainda.
Eu ja pus em questao a possibilidade de ser algum mosquito que possa fazer isto aos animais, tendo em conta que é uma zona perto do rio +\- uns 1000mts. Nao sei, tudo tem sido estranho de a uns tempos para cá ... Ele vai comprar uma criadeira, para os colocar la dentro sem estarem em contacto com possiveis insectos que possam afectar os animais ao picarem-nos. Se é que seja isso, porque isto é teoria minha que ele diz que nao é disso concerteza, e ele sabe muito mais que eu .
Esta quase para tirar mais uns papagaios verdes, nao sei a "raça" deles, mas pronto, ja estamos com receio que possa acontecer alguma coisa a eles tambem.

Peço desculpa pelo texto extenso que aqui coloquei, mas é para perceberem que a questão em si é muito forte e a ajuda é mesmo necessaria.

Já agora gostaria de saber se existe algum "guia" de como criar papagaios cinzentos, a sua alimentaçao, as temperaturas ideias para eles naquela idade etc ... coisas do genero, ja agora estando a gastar dinheiro, ou a perder neste caso, queria-se tentar minimizar os estragos, e podera estar algum pormenor a faltar também.

Cumps
LT
Domine

terça jun 12, 2012 8:35 pm

Ninguem ? Não acredito ... :(
Domine

sábado jun 23, 2012 9:31 pm

up
ROYT
Membro
Registado: terça dez 16, 2008 3:46 pm

domingo jun 24, 2012 9:46 pm

Eu acho que o pessoal dos papagaios já não andam por estes lados, mas eu ainda aqui estou, e vou lhe dar umas informações, primeiro, se o seu amigo está na zona de Santarem, não podia estar em melhor sitio, porque é para esses lados que eu conheço bons criadores de papagaios, e não só, segundo se esse seu amigo tem assim tantos papagaios, já deveria ter comprado umas boas criadeiras, e terceiro, ter sempre um bom Veterinario para pedir ajuda sempre que precise, eu aprendi muito com o meu, e estou sempre a aprender, por ultimo ter uma divisão separada, só para as crias de papagaio, e a igiene é o mais importante, de tudo, ter sempre tudo bem lavado e isterelizado, lembrese que são bébés, não tem defesas nenhumas, e au minimo descuido vai tudo por agua abaixo, espero que o seu amigo resolva o problema dele o mais rápido possivel.
lmgcardoso
Membro Veterano
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

segunda jul 02, 2012 9:01 pm

Caro forista
Realmente isso é muito estranho.
Isso provavelmente deve ser uma infecção que ao alimenta-los passa a infecção de uns para os outros.
O forista Royt é uma pessoa muito experiente em psitacideos e o que ele diz em respeito o cuidado com a higiene e ter um bom veterinário é muitoimpotrtante.
Deve ter muito cuidado ao alimenta-los, deve trocar constantemente as serigas, ver se o alimento que está a dar é proprio para papagaios cinzentos, embora os borrachos sejam resistentes, deve ter em atenção a temperatura da estufa, evitar correntes de ar, ver se a comida está à temperatura correta, etc...
Já criei muitos papagaios e agora, nesta fase, estou a fazer mais uma experiência para ter êxito em criação em comunidade, actualmente muito difícil e nunca perdi nenhum borracho criado à mão.
Espero que consiga rezolver este problema, muito importante será a higiene.
Vá mantendo o forum informado e atualizado sobre este assunto.
Boa sorte
Lmgcardoo
Responder

Voltar para “Aves”