Desde o início desta semana, tenho notado que o meu canário fecha o olho direito com muita frequência. Quando começo a brincar com ele, ele abre-o normalmente, mas parece-me não ter tanto brilho e parece também ter alguma dificuldade em mantê-lo aberto. Isto só se passa com o olho direito, o olho esquerdo está normal. Será uma infecção? Será algo que possa tratar em casa ou será necessário levá-lo ao veterinário?
Agradecia qualquer ajuda que me pudessem dar.
Canário com infecção no olho?
Pode ser uma conjuntivite.
Infelizmente já tive bastantes canários com conjuntivite.
Os sintomas são, frequentemente, dificuldade em manter o olho aberto, inchaço, vermelhidão nas zonas circundantes do olho, queda de pena nas zonas circundantes do olho, libertação de lágrimas frequentes e por vezes com pus ( quando já está avançado ), entre outros.
O que eu costumo fazer é limpar o olho da ave todos os dias com soro fisiológico e água.
Todos os meus canários que tiveram conjuntivite curaram, apenas um ficou cego, pois a doença já estava avançada.
Eu não sei se é ou não conjuntivite, mas se vir que os sintomas são semelhantes, pode tentar fazer o que eu fiz, pois é apenas lavagem, uma vez que eu nunca administrei qualquer medicamento.
Boa sorte e espero que não seja nada
.
Infelizmente já tive bastantes canários com conjuntivite.
Os sintomas são, frequentemente, dificuldade em manter o olho aberto, inchaço, vermelhidão nas zonas circundantes do olho, queda de pena nas zonas circundantes do olho, libertação de lágrimas frequentes e por vezes com pus ( quando já está avançado ), entre outros.
O que eu costumo fazer é limpar o olho da ave todos os dias com soro fisiológico e água.
Todos os meus canários que tiveram conjuntivite curaram, apenas um ficou cego, pois a doença já estava avançada.
Eu não sei se é ou não conjuntivite, mas se vir que os sintomas são semelhantes, pode tentar fazer o que eu fiz, pois é apenas lavagem, uma vez que eu nunca administrei qualquer medicamento.
Boa sorte e espero que não seja nada

As minhas aves fazem isso às vezes, quando dormem mal de noite.nocas82 Escreveu:Só outra pergunta: hoje ele começou a enrolar-se como se estivesse a dormir, e isto durante o dia. É normal ele fazer isso?
Mas estar grande parte do dia enrolado, embolado e com as penas eriçadas não é normal. É um dos primeiros sintomas que as aves apresentam para quase todas as doenças.
Se ele estiver assim muito tempo, alguma coisa está errada.
Depois de lhe colocar soro fisiológico, ele começou a abrir mais o olho e já não o fecha.
Hoje levei-o ao veterinário. A médica viu-lhe os olhos e disse que não havia nada de anormal. Disse que talvez tivesse sido areia ou uma semente a entrar-lhe para os olhos e que o soro pode ter ajudado. Também lhe viu a pele, o pêlo e a barriga e disse que ele estava bem. A única coisa que notou foi alguma perda de peso. Disse-me para comprar uma papa fortificante e altamente calórica e para voltar lá daqui a um mês para ver se o peso foi recuperado. Se não tiver sido, terá que se procurar a causa.
De qualquer forma, o canário parece estar mais activo e já não se enrola todo durante o dia.
Obrigada por todos os conselhos e sugestões.
Hoje levei-o ao veterinário. A médica viu-lhe os olhos e disse que não havia nada de anormal. Disse que talvez tivesse sido areia ou uma semente a entrar-lhe para os olhos e que o soro pode ter ajudado. Também lhe viu a pele, o pêlo e a barriga e disse que ele estava bem. A única coisa que notou foi alguma perda de peso. Disse-me para comprar uma papa fortificante e altamente calórica e para voltar lá daqui a um mês para ver se o peso foi recuperado. Se não tiver sido, terá que se procurar a causa.
De qualquer forma, o canário parece estar mais activo e já não se enrola todo durante o dia.
Obrigada por todos os conselhos e sugestões.