Filmar interior de ninho

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
RuiC
Membro Júnior
Registado: quinta fev 05, 2004 9:53 am

quinta fev 05, 2004 10:17 am

Bom Dia

:D

É a minha primeira mensagem neste forum.

Assunto: Vídeo em caixa-ninho

Sou de Lisboa, tenho 37 anos e costumo passa os fins-de-semana na margem sul, (zona de pinheiros bravos), a 4 km da praia da Fonte da Telha.

Já tenho alguma experiência no assunto desde 1994, altura em que eu próprio, construí as primeiras caixas-ninho. Através de um esquema de um livro. Este ano já construí 3 novas caixas-ninho, ainda não colocadas, sendo uma delas, pelas características da abertura, dedicada a pardais. Só pelo simples prazer que estes dão, ao efectuarem várias posturas desde a primavera até Setembro.

Espécies que observo:

Chapim-azul

Chapim-real

Chapim-poupa

Venho por este meio solicitar informação para futura aquisição de uma camera de vídeo a colocar numa caixa-ninho a ser construída para a camera.

Para construir como este site:

http://www.jamesreserve.edu/bluebirdsit ... ation.html

Pergunta:

Uma camera que regista imagens de 0,5 lux é suficiente?

É só com estas caracteristicas que encontro no mercado Português !

Agradeço desde já a vossa atenção,

RC
lobosentado
Membro
Registado: quinta out 24, 2002 11:46 am
Localização: 2 papagaios cinzas,caturras,tartarugas,peixes e cães

quinta fev 05, 2004 1:23 pm

isso é uma óptima ideia!!eu própria gostava de colocar uma câmara nas caixas de ninho dos meus papagaios , para não os perturbar tanto e para ver se eles dão conta do recado,esse tipo de equipamento é muito caro?
Já visitei alguns sites estrangeiros que t~eem imagens dos papagaios no ninho,devem ser dessas máquinas!!O problema é que os papagaios são uns destruidores,roem tudo,acho que se virem algo diferente,toca a roer!!Mas gostava de saber mais coisas acerca desse equipamento .
RuiC
Membro Júnior

quinta fev 05, 2004 2:55 pm

Olá Silvia

Encotrei (ainda não a comprei) sem microfone por 51 euros, numa loja de eletronica de Lisboa. A cores é um pouco mais cara.

Quanto à possivel destruição pelos papagaios, não é problema. Basta colocares um vidro entre a camera e a caixa-ninho. Tipo separador como os Taxistas ;)

:arrow: http://www.parrotsociety.org.au/breeders/eyespy/

Podes pesquisar no Google, pelas imagens assim:

nestbox e nest-box

micro video e micro-camera

Em português, duvido :cry:

Um abraço
lobosentado
Membro

quinta fev 05, 2004 4:07 pm

boa ideia isso do vidro separador!!já estive a ver umas coisas, secalhar é necessário daquelas infravermelhas, para se ver no escuro,devem ser mais caras...
Tu se comprares, pensas em comprar através da net ou nalgum sítio especial?
RuiC
Membro Júnior

quinta fev 05, 2004 4:18 pm

Compro na loja que vi em lisboa.
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

domingo fev 08, 2004 2:11 pm

Interessante o tema.....tb tenho pensado nisso, mas nunca dediquei tempo a explorar o assunto. Vejo com satisfação que já alguém o desenvolveu e quero aproveitar a vossa experiencia.
Já agora, sobre o vidro separador....há vidros que são próprios para esta função, para que a imagem não saia com distorções; sei que esses vidros estão a ser aplicados em video-vigilancia em zonas que por razões de segurança têm que ser filmadas....vou tentar saber onde se podem obter vidros desses.
Um abraço
Fernando Pedro
lobosentado
Membro

segunda fev 09, 2004 12:19 am

porreiro, tenta saber sobre esses vidros,já encontrei uma micro câmera com infra-vermelhos,!!!!Tenho um familiar que percebe muito de electrónica, tem um negócio... e disse que me arranjava disso, e que ficava mais barato comprar os sistemas em separado pois uma camera montada com infra fica mais cara.Também falamos das web cam's,mas chegamos á conclusão que não dá.Ele agora vai investigar, preços, marcas, sistemas,e logo se vê.
RuiC
Membro Júnior

segunda fev 09, 2004 6:13 pm

Fernando Pedro escreveu

«...Já agora, sobre o vidro separador....há vidros que são próprios para esta função, para que a imagem não saia com distorções;...»

Penso que o vidro pode ser normal

Aqui vai mais uma ajuda

:arrow: http//www.geocities.com/RainForest/Vines/8660/index.htm

Em relação à Webcam, Eu não tenho PC no local. Casa de férias.

Mas sublinho

A camera tem de ser própria para Infra Vermelhos cry

ATENÇÃO !

O ninho é uma caixa de 15 cm de largura, 20 de altura e apenas com uma entrada de luz que é o burado com + ou - 3 cm de diâmetro.

«Aguardo por alguém» com conhecimentos na área de videos; vigilância etc. Para eu saber se uma camera de 0,5 lux, é suficiente ! Digo isto porque sei de projectos identicos com cameras de 0,02 e 0,03 lux :o

Um abraço

RC
lobosentado
Membro

segunda fev 09, 2004 7:05 pm

sim o vidro pode ser normal, no meu caso,pois eu só quero ver se está tudo bem com os ovos/filhotes,mas penso que será melhor um vidro acrilico,não vá o diabo tecê-las, papagaios, sabem como é.... :D
lobosentado
Membro

quarta fev 11, 2004 1:41 pm

vai a http://www.psitta.com/

á parte das cameras
RuiC
Membro Júnior

quinta fev 12, 2004 9:59 am

Olá a todos

Obrigado Silvia, mas não encontei as caracteristicas técnicas :(

Mas não há problema. Vou arriscar com a que encontrei na loja com 0,5 lux.

Esta dificuldade em colher informação em português, deve-se ao facto de Portugal não ter tradição na protecção da vida selvagem. :(

Aqui vai uma página com um modelo de ninho, para filmagem lateral

http://www.ajharrison.dsl.pipex.com/blu ... o/info.htm

Boa sorte
lobosentado
Membro

quinta fev 12, 2004 2:16 pm

Site muito interessante, mas não necessitas de fazer uma caixa tão grande sabes? Estive a falar com um profissional, que me disse que basta um buraquinho e obtem-se o mesmo tipo de imagem, só que no caso do site, ele ia lá mexer de vez em quando e os pássaros não davam conta, o espaço de recuo também faz com que se tenha uma imagem digna de um documentário, e gostei das imagens a cores, pena ser mais caro, este fim de semana, vou dizer o orçamento que arranjei.até lá vou fazendo umas investigações de caixas com tv, até pode ser que apareça uma num site especial para papagaios!!!
RuiC
Membro Júnior

quinta fev 12, 2004 2:40 pm

Ok

Eu já fiz a caixa ninho, com camara por cima. Mas não é para psitacidios. É para chapins.

:D
lobosentado
Membro

quinta fev 12, 2004 2:56 pm

sério?,não te esqueças de mandar fotografias para vermos, e como a montaste? sempre fizeste como este site?
RuiC
Membro Júnior

quinta fev 12, 2004 5:06 pm

+ ou - como no site

:arrow: http://birds.cornell.edu/birdhouse/gett ... index.html
Quando ás fotografias é um pouco mais complicado porque não tenho maquina digital. :|
Responder

Voltar para “Aves”