Periquitos de Bourke e Gaiola

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda ago 20, 2012 4:32 pm

Olá a todos! :D

Aqui venho eu novamente para divulgar ( e tirar umas dúvidas :wink: ) sobre mais uns animaizinhos que vou comprar. É para aumentar a colecção ( como se fosse pequena :roll: ).

Bem, é o seguinte.
Pretendo adquirir brevemente dois periquitos de Bourke ( para quem não sabe, são estes: http://1.bp.blogspot.com/_emkSwUNfDr8/S ... i+rosa.jpg ).
Já tenho sítio onde os comprar e como é óbvio já me informei sobre tudo o que envolve a manutenção desta ave.

Como medidas mínimas para a gaiola, contactei uns criadores que me recomendaram 1 m de comprimento, 45 cm de largura e 45 cm de altura.
No entanto, vou optar por uma com 1 m de comprimento, 40 cm de largura e 1,20 m de altura.

O pior é que o pessoal que fornece gaiolas à loja onde eu vou está de férias e mesmo que não estivessem, não fabricam gaiolas com as medidas que referi nem semelhantes.

Sendo assim, penso aventurar-me pelas gaiolas '' artesanais '', feitas à mão em casa.

Gostaria que me dessem ideias para fazer uma gaiola com as medidas que referi. Que materiais usar, como colocá-los, um passo-a-passo por assim dizer.

Fiz uma lista dos materiais que penso usar ( não quer dizer que os utilize a todos ):
- Cantoneiras de madeira
- Rede galvanizada ( largura da malha 19 mm x 19 mm e espessura 1,5 mm )
- Alicates ( corte de arame, de pontas, ... )
- Madeira rígida ( se por acaso for necessário para alguma coisa )
- Barrote ( para fazer dobras na rede se for necessário )
- Grampos ( para unir rede se for necessário )
- Parafusos ( para madeira, roscados, ... )
- Berbequim
- Serra de recorte eléctrica
- Conectores
- Porcas sextavadas
- Puxadores ( para as portas )
- Fechos de segurança e cadeados ( para as portas )
- Anilhas normais e dentadas

Alguns de vocês podem desaconselhar madeira com periquitos, mas os periquitos de Bourke raramente roem, sendo que até se pode colocar vegetação no aviário. São dos poucos ( ou até mesmo os únicos ) psitacídeos que podem conviver com aves de bico direito sem problemas.

Quaisquer dicas para me ajudar com a minha gaiola fico muito agradecida!
Muito obrigado desde já :wink: .
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

segunda ago 20, 2012 6:19 pm

Olá Nitara

No link abaixo, do site Natureza Activa, encontra um artigo meu que dá uma dicas na construção de gaiolas em rede.

Este tipo de construção dispensa qualquer tipo de cantoneira, parafusos, pregos... etc...

Dê uma olhadela e qualquer dúvida é só avisar

http://www.naturezactiva.com/aves.php?page=redes
<strong>Paulo Santos</strong>
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda ago 20, 2012 6:32 pm

Obrigado PauloSantos1, o artigo está excelente :wink: .

Vou ver melhor e se tiver dúvidas, não exitarei em colocar.

No entanto, irei acrescentar umas coisas '' minhas '', mas sem dúvida que terei em conta o seu artigo.

Obrigada :wink: .
Responder

Voltar para “Aves”