eu estou a pensar em adquirir um periquito

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
nuno1298
Membro Júnior
Registado: quarta dez 21, 2011 12:34 pm

domingo jun 24, 2012 8:58 pm

eu estou a pensar em adquirir um periquito jovem mas queria saber o que é necessário incluindo as dimensões mínimas da gaiola.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

domingo jun 24, 2012 9:47 pm

Em relação às medidas da gaiola, como mínimo aconselho, aproximadamente, 60 cm de comprimento, 45 cm de largura e 70 cm de altura.
O comprimento justifica-se pelo facto dos periquitos serem aves que apreciam voar e a altura porque também apreciam trepar.
Ter em atenção o gradeamento da gaiola, visto os periquitos terem bico curvo. Eu uso gaiolas com grade reforçada.

Se não quiser domesticar o periquito, convém comprar dois. As medidas mantêm-se, mas quanto maior melhor.

Sendo psitacídeos, é fundamental a gaiola ter alguns brinquedos, assim como bolas ( com e sem guizo ), escadas, baloiços, sinos, cordas, sticks de sementes, espigas, etc.
Sem brinquedos, um periquito não recebe estímulo mental suficiente, podendo desenvolver comportamentos como auto-mutilação ou stress devido à falta de entretenimento e ao tédio.

Relativamente à alimentação, como alimentação base pode dar mistura para periquitos. Como suplementos aconselho fruta ( maçã, pêra, manga, tâmara, etc. ), vegetais ( couve, espinafres, cenoura, tomate, etc. ), papa ( embora os psitacídeos não costumam apreciar, pode tentar administrar ), sticks de sementes ( existem em vários sabores, mas em excesso podem engordar com facilidade ) e espigas ( as espigas de painço, por exemplo, são um óptimo '' brinquedo '', muito nutritivas e afastam bastante o tédio ).

Deve haver sempre uma fonte de cálcio disponível para o periquito. Esta pode ser um osso de choco, grit ou uma pedra. Os meus periquitos ( bem como as minhas outras aves ) nunca ligaram a pedras, por isso, dou preferência a grit e osso de choco.

Também é necessária uma banheira. Esta pode ser de interior ou de exterior, mas eu sempre usei de exterior.

Quanto à limpeza, manter comedouros e bebedouros sempre limpos ( estes últimos sempre com água fresca ) e substituir o revestimento do chão na gaiola frequentemente. Para o chão sempre usei ostra e areia de rio limpa.

Isto é o básico, mas pesquise bem sobre o periquito que, embora seja uma ave fácil de manter, tem as suas próprias necessidades :wink: .
nuno1298
Membro Júnior

terça jun 26, 2012 12:59 pm

cria ou conhece alguém que crie periquitos porque eu estou a pensar em adquirir um periquito bebe.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

terça jun 26, 2012 1:28 pm

E já sabe como alimentar um periquito bébé à mão ?
Os cuidados que deve ter com ele ?
nuno1298
Membro Júnior

terça jun 26, 2012 2:07 pm

alimentar é com uma papa que se compra nas lojas de animais e trazem uma seringa para dar de comer
Pekeka
Membro Veterano
Registado: sexta out 12, 2007 11:28 am

terça jun 26, 2012 2:58 pm

criar um periquito à mão não é só pegar numa seringa e na papa.. :|
é preciso bastantes cuidados :wink:
vbat
Membro
Registado: quarta abr 27, 2011 10:35 pm

terça ago 28, 2012 2:54 am

Além dos cuidados é preciso ter gosto e paciencia,pois tem de dar papa de 3 em 3h, como eu fiz quando a mãe picava a cria que tive de a tira do ninho e alimentar. Acredite que é a mesma coisa que ter um bébé em casa,acordar de noite para lhe dar papa se não berra. Mas para quem tenha tempo e goste de animais é gratificante.
Boa sorte e pense bem se consegue fazer esta tarefa.
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

quarta ago 29, 2012 2:50 am

nuno1298 Escreveu:cria ou conhece alguém que crie periquitos porque eu estou a pensar em adquirir um periquito bebe.
Se é a primeira vez que vai manusear um periquito bébé, não se meta nisso. A ave vai provavelmente acabar por morrer. Nem todos os periquitos aprendem a aceitar a comida da seringa pelo que poderá ter que forçar o animal a comer. Se não tem ninguém experiente para o ajudar vai acabar por matar o animal ou feri-lo no bico. A papa tem que ser suficientemente líquida para que a ave não asfixie ao engolir, não deve ser fornecida fria mas também não pode estar demasiadamente quente para não queimar o aparelho digestivo. Se adormecer durante 8 horas e se esquecer de alimentar a ave poderá acordar e encontrar o animal morto. Quando não estiver em casa para alimentar a ave tem alguém que o substitua? E essa pessoa sabe fazê-lo convenientemente? Tem que manter a ave quente 24h por dia. Um periquito alimentado com papa produz fezes líquidas em abundância. Tem que limpar as fezes constantemente.

Se acha que consegue ultrapassar todas as exigências de alimentar um periquito bébé, então boa sorte e coloque aqui as fotos/vídeos :)
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

quarta ago 29, 2012 2:57 am

E já agora, aqui fica um vídeo do último periquito que alimentei à mão. Estava sempre esfomeado. Dormia no meu quarto e começava a piar quando tinha fome. Mas atenção que nem todos os periquitos aprendem a comer como este. Nem sempre é assim tão fácil como aparenta no vídeo. Alguns têm que ser forçados a comer.

http://www.youtube.com/watch?v=6cPiQDS37ZY&feature=plcp
Responder

Voltar para “Aves”