eu estou a pensar em adquirir um periquito
Em relação às medidas da gaiola, como mínimo aconselho, aproximadamente, 60 cm de comprimento, 45 cm de largura e 70 cm de altura.
O comprimento justifica-se pelo facto dos periquitos serem aves que apreciam voar e a altura porque também apreciam trepar.
Ter em atenção o gradeamento da gaiola, visto os periquitos terem bico curvo. Eu uso gaiolas com grade reforçada.
Se não quiser domesticar o periquito, convém comprar dois. As medidas mantêm-se, mas quanto maior melhor.
Sendo psitacídeos, é fundamental a gaiola ter alguns brinquedos, assim como bolas ( com e sem guizo ), escadas, baloiços, sinos, cordas, sticks de sementes, espigas, etc.
Sem brinquedos, um periquito não recebe estímulo mental suficiente, podendo desenvolver comportamentos como auto-mutilação ou stress devido à falta de entretenimento e ao tédio.
Relativamente à alimentação, como alimentação base pode dar mistura para periquitos. Como suplementos aconselho fruta ( maçã, pêra, manga, tâmara, etc. ), vegetais ( couve, espinafres, cenoura, tomate, etc. ), papa ( embora os psitacídeos não costumam apreciar, pode tentar administrar ), sticks de sementes ( existem em vários sabores, mas em excesso podem engordar com facilidade ) e espigas ( as espigas de painço, por exemplo, são um óptimo '' brinquedo '', muito nutritivas e afastam bastante o tédio ).
Deve haver sempre uma fonte de cálcio disponível para o periquito. Esta pode ser um osso de choco, grit ou uma pedra. Os meus periquitos ( bem como as minhas outras aves ) nunca ligaram a pedras, por isso, dou preferência a grit e osso de choco.
Também é necessária uma banheira. Esta pode ser de interior ou de exterior, mas eu sempre usei de exterior.
Quanto à limpeza, manter comedouros e bebedouros sempre limpos ( estes últimos sempre com água fresca ) e substituir o revestimento do chão na gaiola frequentemente. Para o chão sempre usei ostra e areia de rio limpa.
Isto é o básico, mas pesquise bem sobre o periquito que, embora seja uma ave fácil de manter, tem as suas próprias necessidades
.
O comprimento justifica-se pelo facto dos periquitos serem aves que apreciam voar e a altura porque também apreciam trepar.
Ter em atenção o gradeamento da gaiola, visto os periquitos terem bico curvo. Eu uso gaiolas com grade reforçada.
Se não quiser domesticar o periquito, convém comprar dois. As medidas mantêm-se, mas quanto maior melhor.
Sendo psitacídeos, é fundamental a gaiola ter alguns brinquedos, assim como bolas ( com e sem guizo ), escadas, baloiços, sinos, cordas, sticks de sementes, espigas, etc.
Sem brinquedos, um periquito não recebe estímulo mental suficiente, podendo desenvolver comportamentos como auto-mutilação ou stress devido à falta de entretenimento e ao tédio.
Relativamente à alimentação, como alimentação base pode dar mistura para periquitos. Como suplementos aconselho fruta ( maçã, pêra, manga, tâmara, etc. ), vegetais ( couve, espinafres, cenoura, tomate, etc. ), papa ( embora os psitacídeos não costumam apreciar, pode tentar administrar ), sticks de sementes ( existem em vários sabores, mas em excesso podem engordar com facilidade ) e espigas ( as espigas de painço, por exemplo, são um óptimo '' brinquedo '', muito nutritivas e afastam bastante o tédio ).
Deve haver sempre uma fonte de cálcio disponível para o periquito. Esta pode ser um osso de choco, grit ou uma pedra. Os meus periquitos ( bem como as minhas outras aves ) nunca ligaram a pedras, por isso, dou preferência a grit e osso de choco.
Também é necessária uma banheira. Esta pode ser de interior ou de exterior, mas eu sempre usei de exterior.
Quanto à limpeza, manter comedouros e bebedouros sempre limpos ( estes últimos sempre com água fresca ) e substituir o revestimento do chão na gaiola frequentemente. Para o chão sempre usei ostra e areia de rio limpa.
Isto é o básico, mas pesquise bem sobre o periquito que, embora seja uma ave fácil de manter, tem as suas próprias necessidades

Além dos cuidados é preciso ter gosto e paciencia,pois tem de dar papa de 3 em 3h, como eu fiz quando a mãe picava a cria que tive de a tira do ninho e alimentar. Acredite que é a mesma coisa que ter um bébé em casa,acordar de noite para lhe dar papa se não berra. Mas para quem tenha tempo e goste de animais é gratificante.
Boa sorte e pense bem se consegue fazer esta tarefa.
Boa sorte e pense bem se consegue fazer esta tarefa.
Se é a primeira vez que vai manusear um periquito bébé, não se meta nisso. A ave vai provavelmente acabar por morrer. Nem todos os periquitos aprendem a aceitar a comida da seringa pelo que poderá ter que forçar o animal a comer. Se não tem ninguém experiente para o ajudar vai acabar por matar o animal ou feri-lo no bico. A papa tem que ser suficientemente líquida para que a ave não asfixie ao engolir, não deve ser fornecida fria mas também não pode estar demasiadamente quente para não queimar o aparelho digestivo. Se adormecer durante 8 horas e se esquecer de alimentar a ave poderá acordar e encontrar o animal morto. Quando não estiver em casa para alimentar a ave tem alguém que o substitua? E essa pessoa sabe fazê-lo convenientemente? Tem que manter a ave quente 24h por dia. Um periquito alimentado com papa produz fezes líquidas em abundância. Tem que limpar as fezes constantemente.nuno1298 Escreveu:cria ou conhece alguém que crie periquitos porque eu estou a pensar em adquirir um periquito bebe.
Se acha que consegue ultrapassar todas as exigências de alimentar um periquito bébé, então boa sorte e coloque aqui as fotos/vídeos

<p>O meu blog:</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=mkB6Vnp- ... > </p>
E já agora, aqui fica um vídeo do último periquito que alimentei à mão. Estava sempre esfomeado. Dormia no meu quarto e começava a piar quando tinha fome. Mas atenção que nem todos os periquitos aprendem a comer como este. Nem sempre é assim tão fácil como aparenta no vídeo. Alguns têm que ser forçados a comer.
http://www.youtube.com/watch?v=6cPiQDS37ZY&feature=plcp
http://www.youtube.com/watch?v=6cPiQDS37ZY&feature=plcp
<p>O meu blog:</p>