Boas,
Que suplementos aconselham para Diamantes Mandarim?
Suplementos para Diamante Mandarim
Como alimentação base devem ter uma mistura para exóticos de boa qualidade.
Suplementos, tem os seguintes:
- Fruta ( maçã, pêra, figo, tâmara, uva, banana, alperce, papaia, amora, etc. ). Nunca dar abacate, já que é venenoso.
- Vegetais ( alface, espinafres, funcho, couve, cenoura, salsa, tomate, brócolos, etc. ). Em relação à alface, nunca dar em demasia, já que pode provocar diarreia. E o funcho deve apenas ser dado em pequenas quantidades.
- Bagas e ervas. Também se podem dar algumas bagas e ervas, assim como sabugo, tasneirinha, azeda, morrião-dos-passarinhos, etc. No entanto, saiba a sua proveniência antes de dar às aves.
- Espigas de painço. São óptimas para afastar o tédio, além de serem muito nutritivas e imitarem a alimentação natural. Os meus mandarins têm sempre espigas de painço disponíveis.
- Papa ( de ovo, de mel, de fruta, etc. ). A papa não deve estar sempre disponível, já que engorda bastante.
- Sticks. Há sticks próprios para exóticos à venda na maior parte das lojas de animais, que facilmente se prendem às grades. Também não devem estar sempre disponíveis ( às minhas aves dou mensalmente ). Há em vários sabores, como iogurte, mel, ovo, sésamo, fruta, vegetais, etc.
- Alimento vivo. Eu apenas tentei fornecer aos meus larvas recém-nascidas de tenébrio e eles desprezaram, ao contrário de algumas das minhas outras aves ( canários, diamantes de Gould, codornizes da China, ... ). Mas não custa tentar, pode ser que os seus gostem. De qualquer maneira, se der, as larvas devem ser recém-nascidas e só se pode dar muito ocasionalmente, já que são muito gordas e têm muitas calorias.
- Sementes germinadas.
Faz bem suplementar a alimentação dos seus mandarins. Só vai melhorar a sua saúde.

Suplementos, tem os seguintes:
- Fruta ( maçã, pêra, figo, tâmara, uva, banana, alperce, papaia, amora, etc. ). Nunca dar abacate, já que é venenoso.
- Vegetais ( alface, espinafres, funcho, couve, cenoura, salsa, tomate, brócolos, etc. ). Em relação à alface, nunca dar em demasia, já que pode provocar diarreia. E o funcho deve apenas ser dado em pequenas quantidades.
- Bagas e ervas. Também se podem dar algumas bagas e ervas, assim como sabugo, tasneirinha, azeda, morrião-dos-passarinhos, etc. No entanto, saiba a sua proveniência antes de dar às aves.
- Espigas de painço. São óptimas para afastar o tédio, além de serem muito nutritivas e imitarem a alimentação natural. Os meus mandarins têm sempre espigas de painço disponíveis.
- Papa ( de ovo, de mel, de fruta, etc. ). A papa não deve estar sempre disponível, já que engorda bastante.
- Sticks. Há sticks próprios para exóticos à venda na maior parte das lojas de animais, que facilmente se prendem às grades. Também não devem estar sempre disponíveis ( às minhas aves dou mensalmente ). Há em vários sabores, como iogurte, mel, ovo, sésamo, fruta, vegetais, etc.
- Alimento vivo. Eu apenas tentei fornecer aos meus larvas recém-nascidas de tenébrio e eles desprezaram, ao contrário de algumas das minhas outras aves ( canários, diamantes de Gould, codornizes da China, ... ). Mas não custa tentar, pode ser que os seus gostem. De qualquer maneira, se der, as larvas devem ser recém-nascidas e só se pode dar muito ocasionalmente, já que são muito gordas e têm muitas calorias.
- Sementes germinadas.
Faz bem suplementar a alimentação dos seus mandarins. Só vai melhorar a sua saúde.

Eu referia-me mais a papas que a frutos/verduras. Ao meu custumo dar maçã e pão. Evito dar verduras porque as fezes dele contém já muita água (não me parece ser diarreia, mas não queria piorar a situação). Já experimentei dar cenoura, mas ele não me pareceu interessado.
Papas é como já disse, há em vários sabores. Mas não devem estar sempre à disposição dos mandarins, pois engordam bastante.
Varie mais nas frutas e não dê sempre maçã.
O pão é de evitar. Deve dar muito ocasionalmente, pois pode causar obstipação.
Eu considero as verduras essenciais. São muito saudáveis e nutritivas. Em excesso, podem causar diarreia. Mas dadas de vez em quando não devem constituir um problema. Pode haver qualquer coisa errada com os intestinos do mandarim e não perdia nada em consultar um veterinário.
É normal a rejeição de certos ingredientes. Tal como as pessoas, as aves também têm gostos. Experimente várias coisas e veja os gostos do seu passarito.
Veja todas as opções que eu referi. O seu passaroco irá gostar de muitas com certeza
.
Desculpe estar a intrometer-me, o mandarim está sozinho ? É que apenas se refere a um ...
Varie mais nas frutas e não dê sempre maçã.
O pão é de evitar. Deve dar muito ocasionalmente, pois pode causar obstipação.
Eu considero as verduras essenciais. São muito saudáveis e nutritivas. Em excesso, podem causar diarreia. Mas dadas de vez em quando não devem constituir um problema. Pode haver qualquer coisa errada com os intestinos do mandarim e não perdia nada em consultar um veterinário.
É normal a rejeição de certos ingredientes. Tal como as pessoas, as aves também têm gostos. Experimente várias coisas e veja os gostos do seu passarito.
Veja todas as opções que eu referi. O seu passaroco irá gostar de muitas com certeza

Desculpe estar a intrometer-me, o mandarim está sozinho ? É que apenas se refere a um ...
Sim, eu sei disso. Mas há alguma em especial que me aconselhe ou ache necessária?Nitara Escreveu:Papas é como já disse, há em vários sabores. Mas não devem estar sempre à disposição dos mandarins, pois engordam bastante.
Se calhar expressei-me mal, mas eu quando dou (que não é sempre) alimentos frescos, costumam ser à base de maçã e pão, mas já dei outras frutas como pêras e banana (esta última em pequenas quantidades). Também lhe dou painço fresco que costumo plantar.Nitara Escreveu:Varie mais nas frutas e não dê sempre maçã.
Eu não dei muita importância por achar que seja um efeito de ele beber muita água (apesar de ser muito energético).Nitara Escreveu:Eu considero as verduras essenciais. São muito saudáveis e nutritivas. Em excesso, podem causar diarreia. Mas dadas de vez em quando não devem constituir um problema. Pode haver qualquer coisa errada com os intestinos do mandarim e não perdia nada em consultar um veterinário.
Obrigado pela ajuda.Nitara Escreveu:Veja todas as opções que eu referi. O seu passaroco irá gostar de muitas com certeza.
Sim, nos últimos meses tem estado. Antes estava na companhia de um canário que infelizmente morreu de idade (já tinha 15 anos). Agora em Outubro/Novembro irei receber outro de um conhecido. Só o terei nessa altura porque só aí terá aprendido a cantar. Se não houver nenhum conflito entre eles, será a sua companhia para os próximos tempos.Nitara Escreveu:Desculpe estar a intrometer-me, o mandarim está sozinho ? É que apenas se refere a um ...
Cumprimentos
Os mandarins são aves que apreciam companhia, especialmente da mesma espécie. Ter um mandarim sozinho é mau, já que são aves muito sociáveis e a sua qualidade de vida pode mesmo ser comprometida pelo facto de estar sozinho.AlexRD Escreveu:Sim, nos últimos meses tem estado. Antes estava na companhia de um canário que infelizmente morreu de idade (já tinha 15 anos). Agora em Outubro/Novembro irei receber outro de um conhecido. Só o terei nessa altura porque só aí terá aprendido a cantar. Se não houver nenhum conflito entre eles, será a sua companhia para os próximos tempos.
Compre outro mandarim, é o melhor a fazer

Eu sei que apreciam companhia, daí juntá-lo ao canário. Quanto a outro mandarim, está fora de questão nos próximos tempos com a vinda do canário.Nitara Escreveu:Os mandarins são aves que apreciam companhia, especialmente da mesma espécie. Ter um mandarim sozinho é mau, já que são aves muito sociáveis e a sua qualidade de vida pode mesmo ser comprometida pelo facto de estar sozinho.
Compre outro mandarim, é o melhor a fazer.
Tudo bem, mas não há nada como a companhia de uma ave da mesma espécie.AlexRD Escreveu:Eu sei que apreciam companhia, daí juntá-lo ao canário. Quanto a outro mandarim, está fora de questão nos próximos tempos com a vinda do canário.
Eu também tenho mandarins com canários e eles dão-se que é uma maravilha, mas a interacção não se compara. Os mandarins interagem muito mais entre si do que interagem com os canários e vice-versa. São espécies diferentes, lembre-se disso.
Posso dar ainda outro exemplo. Tenho diamantes de Gould com bengalins. Embora todos se deem bem, não se '' misturam ''. Os bengalins dormem numa ponta de um poleiro todos juntos e os Goulds na outra ponta, também todos juntos.
Eu sei que estou a ser chata, mas compreenda que é para o bem dos passarinhos