Rola diamante - Penas

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda set 03, 2012 10:07 am

Olá a todos!

Venho aqui com um problema em relação a uma das minhas rolas diamante.

Uma das minhas rolas diamante tem qualquer coisa nas penas. É aqui que necessito da vossa ajuda.
Passo a descrever a situação: uma das minhas rolas não tem penas nem nas costas nem na zona da barriga e circundante do ânus. Os canudinhos das penas crescem, mas simplesmente não passam disso mesmo, de canudinhos. Depois acabam por cair.
Não sei porque acontece isto. Nunca tive nenhuma ave numa situação idêntica.

A rola não apresenta nenhum sinal de doença e já está assim à cerca de um mês e qualquer coisa. Não tem feridas, tumores, falta de apetite, nada mesmo. Faz a sua vida normalmente como se não tivesse absolutamente nada.

Convém também referir que tem tudo à sua disposição ( alojamento adequado, alimentação de boa qualidade e variada, muitos suplementos, boa higiene, cálcio, etc., etc. ). Não lhe falta nada.

Ela ficou assim de um momento para o outro. As penas começaram a cair e simplesmente não nasceram mais, ficando em canudos e caindo antes de '' desabrocharem ''.

Gostaria que me dessem uma ajuda relativamente a isto. Não pedi ajuda antes, porque como já disse, nunca foi relevante, visto que a rola está perfeita de saúde e tudo o mais.

Obrigado desde já :wink: .
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

segunda set 03, 2012 12:59 pm

Ela está sozinha? Tem a certeza de que os canudos não estão a ser arrancados por ela ou por outra ave?
Nitara
Membro Veterano

segunda set 03, 2012 1:08 pm

Zahn Escreveu:Ela está sozinha? Tem a certeza de que os canudos não estão a ser arrancados por ela ou por outra ave?
Não está sozinha. Está com outra rola, canários, mandarins e uma codorniz da China.

Nunca vi nenhuma ave a arrancar as penas à rola. A codorniz já foi agressiva somente com os canários durante a Primavera ( não os deixava ir ao chão ), mas com a rola nunca foi. Aliás, elas são inseparáveis. Dormem juntas no chão e a codorniz pia frenéticamente quando ela dorme nos poleiros e não ao pé dela. A outra rolinha até fica sozinha ...

E nunca a vi a arrancar as penas.

Vou ficar mais atenta.

Mas no caso de alguma ave arrancar as penas à rola, acha de que devo separar ? Neste momento, a única gaiola que tenho disponível tem cerca de 35 cm de comprimento, 25 cm de largura e 50 cm de altura e considero-a extremamente apertada para uma rola diamante, além de não querer separá-la da codorniz nem das restantes aves.

Há algum problema se alguma ave arrancar as penas além da parte estética ? Poderá fazer mal à rola nalgum aspecto relacionado com a saúde ? É óbvio que sei que não é bom, mas que problemas pode acarretar ?

Obrigado :wink: .
Zahn
Membro Veterano

segunda set 03, 2012 3:42 pm

Conheço casos de psitacideos que deixam e "pedem" aos companheiros para lhes arrancar penas. Provavelmente acontece com outras aves também.

Eu para já isolava a rola para saber se é ela que arranca ou outra ave. Entretanto esperava se os canudos cresciam e abriam.
Mais tarde voltaria a juntar. Se for outra ave, pode ser que entretanto se esqueça desse comportamento.

Que eu saiba essa falta de penas não traz complicações de saúde. Com o tempo os canudos deixam de crescer e a ave fica com a pele nua nesses locais, implicando algum cuidado maior nos meses mais frios se a ave estiver exposta às temperaturas exteriores.
Nitara
Membro Veterano

segunda set 03, 2012 3:58 pm

Zahn Escreveu:Que eu saiba essa falta de penas não traz complicações de saúde. Com o tempo os canudos deixam de crescer e a ave fica com a pele nua nesses locais, implicando algum cuidado maior nos meses mais frios se a ave estiver exposta às temperaturas exteriores.
Sim, ela já está com a pele completamente nua nalguns locais.

Nenhuma das minhas aves está exposta ao exterior, estão dentro de casa ( e a casa é bastante quente, até no Inverno ). Não consigo colocá-las simplesmente à frente da janela. Sou demsiado protectora e tenho medo de tudo. O pessoal cá de casa às vezes até me diz: '' Tu às vezes parece que não crias aves, crias flores de estufa. Qualquer coisinha .. puff!. Mete mas é os pássaros na janela para apanharem ar! :roll: ''. Mas eu sou assim ... acho que é normal, por gostar tanto deles :wink: .
Zahn
Membro Veterano

segunda set 03, 2012 5:26 pm

Hehehe. :lol:

Mas atenção que também lhes faz bem apanhar sol directo de vez em quando. ;)
Nitara
Membro Veterano

segunda set 03, 2012 5:45 pm

Zahn Escreveu:Hehehe. :lol:

Mas atenção que também lhes faz bem apanhar sol directo de vez em quando. ;)
:wink:

Sim, eu sei. Eles apanham os primeiros raios da manhã e os últimos da tarde ( às vezes com os vidros da janela à frente e outras vezes sem vidro ).
Zahn
Membro Veterano

segunda set 03, 2012 6:46 pm

;)
Responder

Voltar para “Aves”