preciso de saber o sexo destas 2 caturras

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
joaotiagofg
Membro Veterano
Registado: terça jan 10, 2012 6:45 pm

sábado set 01, 2012 9:43 pm

Estas 2 caturras já vivem juntas a quase um ano e nunca as vi em ninhos nenhum e a por ovos, só os vejo juntos e fazer festas um ao outro e sei bem que não é preciso ser de sexo diferente para o fazer.

Acho que é mesmo um casal m/f, o que acham ?

Imagem

Imagem
João Tiago Gonçalves
Catih
Membro Veterano
Registado: terça mai 13, 2008 8:30 pm
Localização: Duas caturras, um bico-de-lacre e um coelhinho anão! :)

domingo set 02, 2012 2:44 pm

A mim parecem-me um casal, mas tbm nao sou mt entendida no assunto, e essa "mutação" é mt dificil de ver, pelo que leio.

Eles são domesticados?
É que os meus tbm sao um casal mas nao criam pq foram criados "à mão", foram tirados dos pais desde mt pequeninos.
<strong>Encontrou um animal ferido/selvagem?</strong> Ligue para a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520.
<p>
Pensamento positivo :)
<p>
<strong>Como criar Pardais Bebés: </strong>http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/4928 ... nomobile=1
<p>
Boa Sorte! :D
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

domingo set 02, 2012 3:36 pm

É um pouco complicado distinguir o sexo nas lutinas. Não quer dizer que é impossível, mas pode ser pouco fiável.

O ideal seria recorrer à sexagem por ADN. Numa loja da especialidade ou num veterinário de aves fazem a sexagem sem problemas e os preços não costumam ser muito caros.
joaotiagofg
Membro Veterano

domingo set 02, 2012 9:45 pm

se é mesmo um casal, será que os separando e daqui a algum tempo voltar a juntar aí põem ovos ? Por ou nao por para mim é indefirente, mas acho estranho eles não porem ovos, só os vejo no ninho do outro casal quando estes estão lá com ovos ou com as suas crias
Jo&atilde;o Tiago Gon&ccedil;alves
Katy500
Membro Veterano
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm

segunda set 03, 2012 4:11 am

Eu diria que são dois machos, devido às manchas laranja serem tão visíveis.
Outra maneira de poder saber é através do comportamento. Diga-me, as suas caturras são muitos vocais, assobiam muito e imitam sons? Elas costumam abanar a cabeça? Porque estes são comportamentos mais comuns em machos. As fêmeas não têm tanta capacidade para assobiar e imitar sons, são mais calmas, e geralmente não sacodem a cabeça, uma vez que isto se trata de um comportamento típico dos machos.

Pode saber mais sobre isto aqui, foi de onde eu tirei a informação: http://universodascalopsitas.blogspot.p ... f%C3%AAmea

Isto porque eu acabei de adquirir uma caturra, e queria ter a certeza se era macho ou fêmea :)
joaotiagofg
Membro Veterano

segunda set 03, 2012 12:18 pm

Pois, já há uma ano e tal que vivo neste mundo de caturras e sinceramente não consegui destinguir muito bem este casal, Para mim é macho e fêmea, um tem mais comportamentos de macho que a outra, assobia e tudo.

Brevemente vou ter um kit da stab vida para poder tirar adn e ai será mais fácil.
Jo&atilde;o Tiago Gon&ccedil;alves
Pekeka
Membro Veterano
Registado: sexta out 12, 2007 11:28 am

domingo set 09, 2012 5:52 pm

Não tenho certeza mas nas caturras lutinas acho que as femeas possuem umas listras escuras debaixo das asas e o macho nao ..
Responder

Voltar para “Aves”