Tenho um periquito, macho, que há cerca de um mês começou com vómitos e fezes estranhas (quer a matéria fecal "em si" -mais líquida- quer os uratos -mais amarelados); mostrava-se com as penas um bocado fofas, com sono muitas vezes durante o dia, perdeu o canto e começou a emagrecer (aparentemente). Na altura aconselharam-me a separá-lo dos companheiros e a dar-lhe só sementes "de marca", no caso de ser uma intoxicação alimentar. Entretanto também lhe dei o antibiótico Milagrex (enrofloxacina), pelo tempo adequado, e ele melhorou gradualmente.
Durante este período (e também depois de o ter juntado de novo com os companheiros), as suas fezes foram melhorando: estão mais normais, mas nem sempre têm o formato tubular comum; muitas vezes são mais espessas e curtas (mas com a textura +/- normal) e os uratos estão brancos. Porém, frequentemente, observo uma fina camada quase transparente (mas meio branca) em torno de uma parte da matéria fecal (não sei se deriva dos uratos ou se será muco intestinal...?). Porém, ele está mais magro, raramente canta (como era normal) e continua muito tempo a dormir com as penas fofas (mesmo quando acordado, só que menos). De vez em quando, ele dorme só numa patinha (quando estava bom também não o fazia muito...) Ah, agora ele também está na muda das penas; suponho que por isso, cada vez que desperta mesmo, põe-se a alisar bastante as penas e a coçar-se um tanto.
No entanto, anteontem, voltou a vomitar um pouco, e ontem reparei que (enquanto dorme) a sua cauda mexe um pouco para cima e para baixo, mais do que o que era normal (mas nem sempre isto acontece).
Por outro lado, ele mantém-se (como sempre) reactivo (foge quando ponho a mão perto dele, por exemplo, e reage aos companheiros...) e continua com muito apetite (passa até bastante tempo a comer...).
O que acham que se passa com o meu amigo, e como é que eu o poderei ajudar??? Ajudem por favor!

Muito obrigado