Quando eu ponho uma "banheira" com agua, os meus periquitos n lhe ligam.
Eu quero que eles tomem banho porque apanham mt polen, pó, etc...
Alguem me pode dizer o que posso fazer para que els tomem banho?
Pode tentar borrifar com um borrifador de plantas.
A água deve estar à temperatura ambiente ( morna ) e nunca demasiado fria ou quente.
Depois do banho, é importante que as aves não apanhem corrente de ar ou vento ( especialmente com o frio que está ).
Isso será uma enorme punição positiva a aves que não estejam habituadas e descensibilizadas aos borrifos de água.
Eu não faria nada. É inverno, elas sentem menos necessidade em se banhar. Depois também há aves que por várias razões podem nunca se habituar. Tente daqui a meses, nos dias quentes e de sol.
Há aves que tomam banho mesmo que só haja um raio de sol, depois há outras que só para se refrescarem e lá de lés-a-lés. Vai de animal para animal. Atenção que disse aves, não espécies.
Mas se insiste nos banhos no inverno depois não se espante se lhe surgir uma ou outra ave com pneumonia.
Algumas espécies criam elas mesmas um pó natural, para protecção das penas, assim como um óleo. Excesso de banhos acaba por se tornar prejudicial.
Agora se as aves estão expostas a uma série de pós "não naturais", eu preocupar-me-ia antes com problemas respiratórios.