olhos Vermelhos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
smille
Membro
Registado: segunda jan 05, 2004 4:33 pm
Localização: Hamster's, Piriquitos, Caturras, Mandarins, Forpus, Rolas, 2 gatas e 1 cão, 1casal de Canários

segunda fev 23, 2004 11:23 am

Muito recentemente, “tirei” entre outros, 3 piriquitos brancos de olhos vermelhos e 2 amarelos de olhos vermelhos.
- Como posso identificar os sexos?
- posso juntar os brancos (macho/femia)? Que cor dá ? e os olhos?
- posso juntar os Amarelos (macho/femia)? Que cor dá ? e os olhos?
Visto os pais serem de outras cores

Obrigado

Carlos
jorgiti
Membro
Registado: domingo fev 01, 2004 8:19 pm

segunda fev 23, 2004 11:36 am

Esses periquitos que esta a dizer chamam-se os brancos albinos e os amarelos lutinos e para distinguir o macho da femea (apesar de por vezes nao ser assim a cera dos machos é roxa e a as fêmeas é mais clara.

Pode cruzá-los sem problema os filhos nasceram iguais aos pais

Abraços
Jorge Rodrigues
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda fev 23, 2004 8:17 pm

Faça um cruzamento teste, veja qual é o alelo dominante e elabore um lindo quadro de Mendel com os genótipos obtidos. Ficará a saber os genótipos/fenótipos das gerações vindouras. Infelizmente, terá de isolar duas linhas puras (no caso terá de cruzar os periquitos e voltar a cruzar os filhos e, por sua vez, os netos. Aqueles que, no final tiverem olhos vemelhos devem ser cruzados de novo. Os olhos vermelhos finais, com um pouco de sorte, serão homozigóticos, ou linhas puras) Mas isto dá um bocado de trabalho, não lhe parece? ;)
Anaisma
Membro
Registado: terça mar 04, 2003 12:29 am

terça fev 24, 2004 1:21 am

Olá...

Eu não precisei de tanto :) .

Comecei a criação com uma fêmea lutina de olhos vermelhos e um macho azul-celeste normal. Desde então tenho sempre perkitos com olhos vermelhos.

Fikei com 6 casais, descendentes desse casal e em cada postura nascem sempre:
:arrow: amarelo+branco com olhos vermelhos (fallows);
:arrow: brancos com olhos vermelhos (albinos);
:arrow: amarelos com olhos vermelhos (lutinos);

Tb tenho tido mts com o factor face amarela.

Axo q tudo se deve a q a minha fêmea lutina é dominante ou pura.

Até começar a criação só conhecia as cores normais e mais conhecidas e os albinos.
AnaM.
lamarosa
Membro Veterano
Registado: terça dez 31, 2002 1:03 am
Localização: periquitos, periquitos e periquitos, mandarins, pardais de java
Contacto:

terça fev 24, 2004 3:21 am

Olá smille!

Consulte o meu site em http://periquitos.pt.vu na secção cores/variedades onde tenho dois artigos dedicados à criação de albinos e lutinos. Na secção O periquito poderá encontrar tudo sobre sexagem e como identificar a idade de um periquito.
ladyxzeus
Membro Veterano
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça fev 24, 2004 12:47 pm

Anaisma Escreveu:Olá...

Eu não precisei de tanto .

Comecei a criação com uma fêmea lutina de olhos vermelhos e um macho azul-celeste normal. Desde então tenho sempre perkitos com olhos vermelhos.

Fikei com 6 casais, descendentes desse casal e em cada postura nascem sempre:
amarelo+branco com olhos vermelhos (fallows);
brancos com olhos vermelhos (albinos);
amarelos com olhos vermelhos (lutinos);

Tb tenho tido mts com o factor face amarela.

Axo q tudo se deve a q a minha fêmea lutina é dominante ou pura.

Até começar a criação só conhecia as cores normais e mais conhecidas e os albinos
A fêmea não é dominante. A cor dos olhos é que é. Não sabemos se ela é um progenitor homozigótico. Para isso, teríamos que a cruzar com um macho de olhos vermelhos. Se 1/4 dos descendentes não tivesse os olhos vermelhos nenhum deles seria homozigótico, por exemplo.
Já agora, quais as proporções entre o números de aves de uma cor e de outra?
jorgiti
Membro
Registado: domingo fev 01, 2004 8:19 pm

terça fev 24, 2004 1:18 pm

Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.................

Não podem deixar os pobres dios bichos simplesmente reproduzirem-se? :lol:

Estou a brincar.... mas também não existe tanta necessidade de se saber com precisão as crias que nascem.

Bjos da pasarada
lobosentado
Membro
Registado: quinta out 24, 2002 11:46 am
Localização: 2 papagaios cinzas,caturras,tartarugas,peixes e cães

terça fev 24, 2004 3:53 pm

bem, jorgiti, há aqui profissionais sabes?
Apesar de eu não saber nada disto, estou a adorar aprender, ladyxzeus, continua, :lol:
ladyxzeus
Membro Veterano

terça fev 24, 2004 5:58 pm

lobosentado Escreveu:bem, jorgiti, há aqui profissionais sabes?
Apesar de eu não saber nada disto, estou a adorar aprender, ladyxzeus, continua,
Tão profissional, tão profissional que me enganei a dizer o cruzamento teste. Este é feito para descobrir quais os alelos, isto é, do animal. Tratando-se ainda de um caso de monohibridismo (visto que só estamos a analisar um factor morfológico, a cor dos olhos) basta cruzar a fêmea lutina com um macho com a cor dos olhos diferente (menos vulgar). Se nascerem aves com olhos vermelhos a fêmea tem dois alelos dominantes. Se nascerem 3/4 com olhos vermelhos e !/4 com olhos de outra cor, a fêmea tem o alelo dominante aliado ao alelo recessivo. O mesmo se faz para avaliar os alelos do macho.
Se queremos obter uma linha com o fenótipo dominante há-que cruzar a fêmea com os dois alelos dominantes e o macho co os dois alelos dominantes. As crias terão todas o mesmo genótipo.
Anaisma
Membro

terça fev 24, 2004 11:53 pm

Afinal tenho razão.

O macho tinha olhos escuros e a fêmea tem olhos vermelhos.

Em cada postura tem sempre maior nº de crias com olhos vermelhos (tipo em 5, 4 são de olhos vermelhos), às vezes todos mesmo.

Na última postura teve 6 perikitos, 4 dos quais tinham olhos vermelhos.
AnaM.
ladyxzeus
Membro Veterano

quarta fev 25, 2004 2:34 pm

Anaisma Escreveu:Afinal tenho razão.

O macho tinha olhos escuros e a fêmea tem olhos vermelhos.

Em cada postura tem sempre maior nº de crias com olhos vermelhos (tipo em 5, 4 são de olhos vermelhos), às vezes todos mesmo.

Na última postura teve 6 perikitos, 4 dos quais tinham olhos vermelhos.
Isso significa que a fêmea tem o alelo dominante e o recessivo (Vv). Como o macho tinha os dois alelos recessivos (vv) 1/4 das crias (mais ou menos, aproximadamente, assim-assim...) tem o genótipo vv, igual ao do macho.
Para obter sempre crias com olhos vermelhos tem de cruzar a sua fêmea com um macho que tenha os dois alelos dominantes (VV). Só vai demorar pra descobrir... :p
Ainda estou à espera da cor das penas, para ver qual delas é a dominante...
Anaisma
Membro

quinta fev 26, 2004 1:01 am

Já tinha dito a cor das penas... mas repito:

Fêmea: Lutina com olhos vermelhos (claro)
Macho: Azul-celeste de face amarela com olhos escuros.

Ninhadas:
:arrow: Amarelos e brancos de olhos vermelhos
:arrow: Lutinos
:arrow: Albinos

Na última ninhada, além dos amarelo+branco com olhos vermelhos sairam tb azul bebé de face amarela com olhos escuros.
AnaM.
ladyxzeus
Membro Veterano

sábado fev 28, 2004 3:53 pm

:p Não me devo ter expressado bem... A cor das penas vocÊ j+á disse (e é por isso que eu quero saber), mas aquilo que eu gostaria de saber á quantos há de cada cor. Quantos amarelos e brancos, quantos lutinos e quantos albinos. é só por curiosidade, para saber qual é a cor dominante e usar isso num trabalho sobre genética. :p
Anaisma
Membro

domingo fev 29, 2004 3:25 am

:oops:

Sorry... num tinha percebido...

A cor dominante em todas as posturas é amarelo+branco.
AnaM.
Galendil
Membro Veterano
Registado: terça jul 29, 2003 7:58 pm
Localização: Pitchi (forpus), casal de mandarins, casal de rolas diamantes e muitos peixes de agua quente

domingo fev 29, 2004 3:38 pm

Posso estar a dizer uma grande asneira, mas parece-me que os factores "ino" (albino, lutino, rubino[este ultimo não ha em piriquitos :oops: ]), que dão os olkhos vermelhos, são recessivos. Se for verdade, a fêmea deve ser homozigótica recessiva para essa caracteristica e o macho deve ser heterozigótico. Mas assim sendo, apenas metade das crias devia ter olhos vermelhos.. :? mas não estou bem a ver "inos" dominantes... :?
Responder

Voltar para “Aves”