Tópico Informativo -» Mandarim

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

domingo fev 10, 2013 6:50 pm

Olá a todos! :D
Trago mais um tópico informativo, desta vez apenas dedicado a uma ave que mantenho há muito tempo, o mandarim.
Muitas das informações que se encontram neste tópico são segundo a minha experiência, portanto pode haver opiniões contrárias que não têm necessariamente de estar erradas :wink: .

Mandarim

Informações Gerais
Nome comum: mandarim, tentilhão-zebra, zebra finch, diamante mandarim, etc.
Nome científico: Taeniopygia guttata
Tamanho: cerca de 10 cm
Esperança média de vida: a rondar os 7-8 anos
Distribuição: Austrália
Ordem: Passeriformes
Família: Estrildídeos

Alimentação
Os mandarins devem ter uma alimentação rica em nutrientes e o mais completa possível.

Alimentação base
Os mandarins devem ter como alimentação base uma boa mistura de sementes de exóticos.

Suplementos alimentares
É uma óptima opção fornecer suplementos alimentares, para as aves terem acesso a uma variedade considerável de nutrientes importantes e também para terem uma alimentação variada e equilibrada.
Entre os suplementos alimentares adequados para os mandarins encontra-se:

- Fruta. Existem muitas frutas que podem ser dadas, assim como maçã, figo, papaia, pêra, banana, uva, tâmara, etc. A fruta deve ser dada ocasionalmente. Deve estar em boas condições, não devendo apresentar-se podre, murcha, com bolor ou com bichos. É conveniente retirar os restos que as aves não comam pouco tempo depois, para evitar a propagação de fungos, bactérias, entre outros. Não é uma boa ideia colocar a fruta nas grades, pois a maior parte das pessoas não remove os restos que ficam nas grades, dando oportunidade aos fungos e bactérias. O ideal será fornecer num comedouro próprio.

- Vegetais. Vegetais como espinafres, tomate, cenoura, agrião, funcho ( em pequenas quantidades ), salsa, alface ( não dar muito regularmente, pois pode causar diarreia ) e couve são muito apreciados. Devem, tal como a fruta, ser dados frescos e em boas condições.

- Bagas e ervas. Existem algumas bagas e ervas que podem ser dadas aos mandarins, assim como morrião-dos-passarinhos, tasneirinha, sabugos, serralha, …

- Espigas de painço. Os meus mandarins têm sempre espigas de painço disponíveis, pois estas são muito nutritivas, imitam a alimentação natural das aves e afastam o tédio. São facilmente encontradas nas lojas de animais.

- Sticks. Os sticks ( também chamados barritas ) são muito saborosos e a maior parte das aves aprecia comê-los. Porém, podem facilmente engordar as aves, pelo que convém não administrar constantemente. Eu dou um por mês.
A maior parte tem uma mola ou gancho que facilita imenso a sua colocação nas grades das gaiolas.
Podem ser encontrados em muitos sabores, assim como ovo, mel, fruta, vegetais, semente de sésamo, iogurte, etc.

- Papa. As papas são também bons suplementos, apesar de engordarem as aves se estiverem sempre disponíveis.
São, a meu ver, indispensáveis caso queiramos fazer criação, já que têm muitos nutrientes que são preciosos no desenvolvimento das crias. Está disponível em vários sabores, assim como ovo e fruta. Deve também ser administrada num comedouro à parte, pois é húmida.

- Sementes germinadas. É uma boa opção dar sementes germinadas.

- Alimento vivo. Geralmente, os mandarins não apreciam muitas variedades de alimento vivo. Larvas bebés de tenébrio podem ser fornecidas muito ocasionalmente ( pois são muito calóricas e têm muita gordura ).

Alojamento
É um erro frequente alojar estas aves em gaiolas pequenas. No entanto, podem ter alguma tendência para engordar se não tiverem estímulo físico.

Na minha opinião, uma gaiola com cerca de 90cm/1m de comprimento, 40 cm de largura e 40/50 cm de altura é bastante boa para um casal.

Se forem mantidos em aviários exteriores devem ter um abrigo que as proteja nos dias mais frios ou ventosos. Este abrigo pode ser um ninho-caixa de grandes dimensões para, por exemplo, papagaios.
Não há problema em colocar plantas no aviários, uma vez que os mandarins gostam bastante de passar tempo no meio da vegetação. No entanto, é necessário ter cuidado com as espécies, pois algumas podem ser venenosas.

Convivência / Características sociais
Os mandarins são, regra geral, aves pacíficas. Mas tudo depende muito da personalidade das aves.

Costumam dar-se bem com congéneres e outras aves calmas ( como bengalins, outros diamantes, canários, rolas, etc. ).

Apreciam viver em grupo em vez de casal. É mau alojar só um, uma vez que são aves muito sociáveis.

Distinção entre os sexos
É extremamente fácil distinguir os sexos.

Os machos apresentam sempre máscara na cara, excepto quando são albinos. As fêmeas apenas apresentam a característica lágrima negra.
Os mandarins machos também apresentam marcas coloridas na ponta das asas, rabo e abdómen e cantam. As fêmeas não apresentam qualquer tipo de coloração exuberante em nenhuma parte do corpo e não cantam.

Mandarim macho

Imagem
Imagem

Mandarim fêmea
Imagem
Imagem

Casal
Imagem


Criação
Estas aves procriam muito a uma rapidez incrível, por isso não atingem preços elevados.

Para reproduzirem basta adquirir um ninho em forma de túnel ou uma caixa de ninho fechada para exóticos. O casal escolhido para a criação encarrega-se do forro do ninho. Para isso, deve ser fornecida corda de sisal desfiada, corda de cânhamo, fibra de côco e feno. Também irão, muito provavelmente recolher penas.

A postura é variável mas o normal é entre 3 a 6 ovos.
Os ovos serão chocados por ambos os progenitores, mas nem sempre isso se sucede. Por vezes apenas a fêmea cuida dos ovos.

Após o nascimento das crias, os progenitores alimentam-nas e quando estas tiverem as penas todas formadas deixarão o ninho.
Por vezes, quando as crias deixam o ninho ainda não voam, mas isso deverá prolongar-se apenas por um ou dois dias.

Após uma ninhada têm tendência a prepararem-se de imediato para outra, mas não devem fazer mais de duas/três ninhadas por época ( embora eu só deixe criar uma vez por ano quando faço criação ).

Os mandarins têm uma muito característica tendência para criar em todo o sítio! Já dei com os meus a chocarem ovos em bebedouros, comedouros, chão, etc.

Colorações diferentes
Há inúmeras mutações cromáticas diferentes no mandarim.




Este tópico é pouco abrangente porque estou com pouco tempo :lol: . Mas fiquem à vontade para completá-lo aos poucos, assim como para corrigir qualquer erro que encontrem!

:wink:
Responder

Voltar para “Aves”