olá pratol!
vou tentar responder-te com o que sei.
eu tenho um papagaio do senegal, ao qual chamei nina, não fiz os testes por isso não sei se é femea ou não, mas há segundo os criadores certas marcas no corpo que podem indicar que estamos perante um macho ou uma femea, no caso da minha nina as "marcas" indicam que é uma femea, mas só através de um teste clinico é que se pode saber qual é na verdade o sexo.
quanto a falar os papagaios do senegal podem falar, embora não tenham tanta aptência como um papagaio cinzento ou um papagaio da amazónia, a minha nina diz olá e nina, mas no que ela é mesmo craque é a imitar sons, sobretudo de telemóvel é um espectáculo de se ouvir!
relativamente á gaiola convem que seja espaçosa, prática para limpar, que tenha o espaço entre as grades não demasiadamente grande e que tenha uma porta segura, porque os papagaios aprendem muito facilmente a abrir portas de gaiolas, eu fartei-me de procurar nas lojas do porto e não encontrei nenhuma gaiola que preenchesse todos os requisitos, por isso pesquisei na internet e encontrei um site espanhol através do qual encomendei a actual gaiola da minha nina
relativamente a preços, um papagaio do senegal numa loja custará cerca de 50 euros, mas estes geralmente são importados e muito dificeis de domesticar, a minha papagaia foi criada á mão é custou 150 euros, o que não é nada caro a meu ver tendo em conta que ela é um amor, por isso aconselho-o a comprar a um criador
é importante também não esquecer que uma boa gaiola é mais cara que o papagaio em si, a gaiola que comprei custou cerca de 300 euros mais portes de envio, mas eu considero-o uma gaiola para toda a vida, tendo sido por isso um óptimo investimento.
se está a pensar mesmo em adquirir um papagaio do senegal aconselho-o a ler o máximo possível sobre eles e sobre o comportamento e necessidades dos papagaios em geral, aqui ficam dois sites:
-
http://www.terravista.pt/enseada/1664/poiceph.htm (este site fala das tais possiveis diferenças entre macho e femea)
-
http://www.terravista.pt/enseada/1664/psitapet.htm
-