Ajudem-me a perceber o que aconteceu com o meu agapornis e o que posso fazer. Passo a explicar:
Ontem, por volta das 22h, estava eu no computador quando ouvi os agapornis a piarem e a voarem histéricamente. Fui de imediato ver o que se passava e encontrei um deles no chão, ofegante e sem qualquer força nas duas patas.
Tenho a minha avó muito doente em casa e não pude ir ao veterinário. Se pudesse, já tinha corrido todos os que conhecesse, como fiz com as minhas outras aves doentes. Também não tenho familiares disponíveis para o levar, infelizmente.
Ele também tem asma ( como diagnosticou o veterinário depois de ele ter vindo para a minha casa; segundo ele já estava assim na loja, mas não mostrou sinais disso ) e por isso fico ainda mais preocupada.
Pelos sintomas que demonstra, pensei logo num entorse, mas não há nada na gaiola que seja perigoso e descartei porque ambas as patinhas estão afectadas. Pensei logo em trombose, ainda mais visto que há uns anos tive um periquito que ficou sem voar e andar devido a uma trombose.
Como alguns sabem tenho os quatro agapornis, mas separados por casais ( embora as gaiolas estejam mesmo lado a lado, com as grades juntinhas ). O companheiro do agapornis doente quase não sai do chão, coça-lhe muito a cabeça e parou de brincar desde ontem.
E um dos agapornis ( a fêmea ) da outra gaiola tenta a todo o custo roer as grades para vir ter com o doentinho.
Não sei o que hei-de fazer. Já coloquei dois pratinhos pequenos rasos no chão, um com água e outro com comida, mas ele ainda não foi lá.
Como me levantei várias vezes esta noite para o vir ver, reparei que dormia descançado, com a cabeça debaixo das asas, com os olhos fechados e menos ofegante.
Com ele tem asma, nunca consegui limpar a gaiola ou trocar a comida sem ele ficar ofegante. Naturalmente que mexo na gaiola só o necessário, porque ele entra logo num estado de '' pânico ''.
Por favor ajudem-me, não quero perder o meu pequenino


