Penas a caír. O que será? AJUDA por favor!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Mariazinha50
Registado: sábado jun 08, 2013 2:51 pm

sábado jun 08, 2013 2:59 pm

Encontraram um passarinho bebé alimentaram-no 2 dias mas como exigia tempo e dedicação deram-mo 2 dias depois para cuidar visto gostar de animais. Acho que ele está-se a dar bem comigo, está mais espevitado, pede comida e alimenta-se bem com a papinha para bebés e água, bate as asas e tenta voar, etc. Mas reparei que ele trazia uma espécie de "crosta" por baixo do bico. Pensei ser comida seca que a outra pessoa lhe tivesse deixado no bico por não o ter limpado como deve ser mas será que é mesmo isso? Pode ser alguma pele seca? Aquilo está duro e pegado às penas, se for mesmo comida nem sei como lhe tirar, tenho medo de o magoar. O que dizem?
Já agora, de que passarinho se trata? Pardal de rua? Pintassilgo? Eu disso não percebo muito.

Agradeço muito desde já a vossa disponibilidade.

Actualização

Entretanto a tal "pele" caiu por ela, só que agora de há uns dias para trás noto que ele está a perder a penugem no pescoço e cabeça. Sabem do que se poedrá tratar? E como resolver? Estou preocupada. Ele continua bem espevitado, não pára quieto, já está na gaiola, come ainda a papa para crias húmida (umas vezes come sozinho, outras ainda pede para ser eu a dar-lhe) e bebe água sozinho. Tenho-o desde há 4 semanas atrás, quando é que acham que devo começar a introduzir a alpista na sua alimentação? Continuo na dúvida de que espécie de passarinho se trata, se verdilhão, se chamariz...

Aqui fica uma foto dele antes de começar a cair a penugem:

Imagem

E esta de como ele está agora:

Imagem

Mais uma vez agradeço a vossa disponibilidade. Muito obrigada!
Última edição por Mariazinha50 em quarta jun 26, 2013 5:12 pm, editado 5 vezes no total.
Katy500
Membro Veterano
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm

sábado jun 08, 2013 3:01 pm

Pode fazer uma descrição do passarinho? Ou se possível por uma foto? Sem informação e sem o ver, duvido que alguém lhe consiga dizer que espécie é.
Amam-me: sim
Respeitam-me: sim
São fiéis: sim
Existem: sim
Quem são: os meus animais
---------------------------

Odeia-me? Então junte-se à fila. Mas aviso já, a fila é ENORME!!!!! :D
---------------------------

Nos anos 70 culparam o Doberman
Nos anos 80 culparam o Pastor Alemão
Nos anos 90 culparam o Rottweiler
Agora culpam o Pit Bull
Quando irão culpar o Homem?
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

domingo jun 09, 2013 12:58 pm

Se só estiver preso as penas é comida seca.
ghij
Membro Veterano
Registado: sexta abr 06, 2012 2:32 pm

domingo jun 09, 2013 1:19 pm

parece um verdilhao ou uma melheirinha
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

domingo jun 09, 2013 2:05 pm

Também me parece ser uma milheirinha (serinus serinus)...
ghij
Membro Veterano

domingo jun 09, 2013 3:09 pm

em pequenos podem ser parecidos mas em adultos sao fáceis de destinguir pelo tamanho e pelas cores.
voce que o tem na mao e que pode fazer essa destinçao
BrunoRL
Membro Júnior
Registado: domingo jun 09, 2013 3:45 pm

domingo jun 09, 2013 4:55 pm

Não se consegue perceber bem nas fotosmas parece um quisto ou até mesmo uma deficiencia genética que pode ter feito com que crescesse uma espécie de outro ``bico`` por baixo do bico.
Espero que tenha percebido.
Mariazinha50
Registado: sábado jun 08, 2013 2:51 pm

domingo jun 09, 2013 8:24 pm

Muito obrigada pelas vossas respostas amigos.

Pois eu de facto de raças de pássaros não percebo, vou então aguardar que o pequenote cresça para com mais certeza saber de que passarinho se trata. Mas estive a pesquisar na net e de facto o pequeno tem parecenças com as crias de verdilhão e milheirinha, mais com esta última, julgo.

Em relação à tal "pele" consegui através da pessoa que o teve primeiro, estas fotos de quando o passarinho foi encontrado, 2 dias depois veio para mim como vos mostrei. Daí a minha dúvida se não poderá tratar-se de comida, mas está tão agarrado às penas ou sei lá que não consigo perceber se é mesmo papa e tenho receio de magoá-lo. Ele próprio já começa a sentir-se desconfortável com aquilo.

O passarinho continua bem e já faz pequenos voos, estou deliciada em poder acompanhar o crescimento dele. Nunca tinha criado um pássaro à mão.

Mais uma vez agradeço a vossa disponibilidade. Bem hajam.

Imagem

Imagem
ghij
Membro Veterano

sábado jun 29, 2013 10:55 pm

Eu arriscaria a muda das penas, mas tao intensa...
Responder

Voltar para “Aves”