domesticar passaros

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
joaotiagofg
Membro Veterano
Registado: terça jan 10, 2012 6:45 pm

sexta set 06, 2013 5:58 pm

Boa tarde a todos,

Já alguns anos faço criação de pássaros, desde mandarins, bengalins, goulds, até pássaros de bico curvo (caturras, ring necks).

Crio à mão sempre algumas caturras sempre que nascem, tenho uma dentro de casa que por vezes vêm à mão, mas gosta que de festinhas, sinceramente quero fazer mais com ela, mas não estou a conseguir.

Tenho dentro de um ring neck, que quando pequeno vinha para a minha mão, ombro. Agora só sabe assobiar, quando o deixo voar dentro de casa, mal para no meu ombro, mas agora tem medo da minha mão e dos seus movimentos (ainda não percebi o porque). Gostava de mudar isso, vejo até por vezes videos do BirdTricks.com, mas com ele assim, não tem piada.
Quero que ele goste mais de mim e da minha mão, sugestões ? Terei que fazer alguma dieta especial para ele poder vir à minha mão ?

Se ele ver a minha mão perto da gaiola fica agressivo e tenta me atingir com o bico, se ele tiver a voar e eu aproximar-me ele foge e se aproximar a mão ele tenta me bicar. Quero alterar isso

Recentemente adquiri um Lori, ainda é bébé e ainda dou papa à mão, não quero que aconteça o mesmo.

Que posso fazer para domesticar melhor os passaros ? O ring neck, qualquer caturra, e principalmente o meu papagaio Lori.
João Tiago Gonçalves
teru1992
Membro Veterano
Registado: segunda out 01, 2012 11:33 am

sexta set 06, 2013 6:19 pm

os animais nao sao humanos ,por muito domestico que fiquem nunca serao 100% domesticos
joaotiagofg
Membro Veterano

sexta set 06, 2013 6:57 pm

Provavelmente tem razão, mas poderia melhorar a relação entre nós
João Tiago Gonçalves
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sexta set 06, 2013 10:28 pm

Como se define que uma ave é 100% domesticada?
Conheço animais, tanto criados pelos pais ou à mão, que são tão mansos como gatos, que fazem cuddling e pedem festas. Conheço outros, também criados pelos pais ou à mão, que nos arrancariam um dedo se lhes fosse dada a oportunidade.

Quer melhorar a sua relação com a ave e com a sua mão, pense assim: O que é que a ave ganha em aproximar-se de si? O que é que ela ganha em ir à sua mão? Qual é a motivação dela, o reforço?
Existirá algum histórico da ave com a sua mão? Será que a sua mão não a assustou no passado? Será que não a agarrou por um qualquer motivo?

Se o animal não quer, não force. Descubra uma maneira do animal querer.
Condicionamento operante. Reforço positivo. ;)
joaotiagofg
Membro Veterano

sábado set 07, 2013 1:49 pm

A ave se aproximar de mim iria ter que dar alguma recompensa, para ela ver só ganha com isso.
Ao ir à minha mão, ganha como digo, recompensa. Só tem realmente um problema, a motivação. Este pássaro nunca consegui dar muitas motivações, ela vinha à minha mão e eu falava com ela, mas sempre que queria dar alguma coisa na minha mão como recompensa ela fugia.

Só vinha à mão quando eu ponha os dedos, pouco a pouco começou a vir quando bem lhe apetecia, não era mau, pois só faltava a recompensa por ter vindo ter comigo.

Houve talvez uma situação, pela ter receio de mim, um dia que quase fugia e eu a agarrei pelas costas. Sei que gosta de mim, assobia quando eu assobio. Mas se mexer com alguma mão perto da gaiola com ele dentro ele tenta se aproximar para atacar, qualquer movimento fica sempre em alerta. Se ele tiver fora da gaiola e me aproximar ele foge, só se eu não fizer caso dele, é que se aproxima depois de algum tempo, até se põe no meu ombro.

Adorava descobrir uma maneira de o fazer querer ir ter comigo, não sei é como. Já pensei cortar na alimentação para ele ter mais motivação em vir comer à minha mão, mas se ele já tem medo das mãos, mesmo com o comer ele foge.

:(
João Tiago Gonçalves
Zahn
Membro Veterano

sábado set 07, 2013 3:17 pm

Provavelmente a ave não encontra motivação nas suas recompensas porque se sente saciada e por isso a recompensa não vale o esforço.

A dieta das suas aves são mistura de sementes? Se sim, corte de imediato com isso. Primeiro porque a dieta base deve ser uma ração apropriada (eu sou fã da zupreem), complementada com fruta variada. E segundo, porque as sementes, nunca dadas em excesso, podem ser usadas como reforço e se estas não estiverem presentes na dieta, proporcionarão uma motivação e enriquecimento maiores.

De uma forma não prejudicial à ave, pode retirar toda a comida dela à noite e tentar dar algumas sementes à mão no dia seguinte de manhã. Primeiro através das grades e sempre que ela não demonstre agressividade. Depois desse treino matinal, reponha as taças com a comida.
Atenção que se ela não for comer à sua mão, não coloque de imediato a comida. Deixe passar uns 10 ou 20min até o fazer. Se ela comer algumas sementes, reponha imediatamente as taças.

;)
saltitao
Registado: sábado jan 10, 2009 4:15 pm

segunda set 09, 2013 6:39 pm

Boas meu amigo, tenho 6 casais de caturras, e tenho uma em casa que criei desde os 15 dias, é um espetáculo agora com 7 meses levo-a para um jardim ao pé de mim em cima do meu ombro, depois pego nela atiro-a ao ar
ela sobrevoa umas arvores que estão no jardim, poisa na arvore, começo a assobiar um assobio que lhe ensinei desde pequena, e ai está ela no meu ombro outra vez, dou-lhe á chegada girassol coisa que ela só come quando faz uma ou outra brincadeira.
E é assim todos os dias ao fim da tarde dá sempre um giro pelo jardim.

Um abraço
Zahn
Membro Veterano

segunda set 09, 2013 7:23 pm

"Atira-a" ao ar... Hum...

Voar no exterior uma ave dessas corre bem até ao dia em que apanha uma corrente de ar mais forte ou um predador como uma ave de rapina.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda set 09, 2013 10:46 pm

é muito lindo sim... até um dia.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

saltitao
Registado: sábado jan 10, 2009 4:15 pm

quarta set 11, 2013 7:43 am

dinodane Escreveu:é muito lindo sim... até um dia.
.

Bem até á data ainda não aconteceu, e já faço isto a 1 mês, espero que não me fuja , até já tenho pessoas que estão mais ou menos aquela hora só para ver o voo do meu "MEIRELES" é assim que eu lhe chamo.

Um abrçaço :D :D :D
dinodane
Membro Veterano

quarta set 11, 2013 12:36 pm

Joaotiago, as aves de bico curvo não são pássaros, são psitacídeos.

dinodane
Membro Veterano

quarta set 11, 2013 12:36 pm

saltitao Escreveu:
dinodane Escreveu:é muito lindo sim... até um dia.
.

Bem até á data ainda não aconteceu, e já faço isto a 1 mês, espero que não me fuja , até já tenho pessoas que estão mais ou menos aquela hora só para ver o voo do meu "MEIRELES" é assim que eu lhe chamo.

Um abrçaço :D :D :D
Certíssimo, depois não chore.

Responder

Voltar para “Aves”