Que companhia arranjar para um pardal?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

sexta ago 09, 2013 11:35 am

Boa tarde a todos, gostaria de pedir a v/ ajuda na seguinte situação:

Há cerca de um mês recolhi da rua um pardal bébé, bem pequenino que tive que criar á mão. Adquiri uma gaiola pequena e comecei a levar o pardalito comigo para o emprego todos os dias para o poder alimentar…. Tem sido um gozo com os colegas, que só visto :lol:

È uma femea, muito dócil mas cega de uma vista . Dá pequenos voos em casa mas penso que devido a não ter um olho, choca frequentemente com os objetos .

Penso que soltá-la neste caso estará fora de questão, pois estaria a condená-la.

Assim pensei em mantê-la comigo , arranjar uma gaiola grande e colocar uma companhia para ela não se sentir só.
A duvida é : Que pássaro poderei juntar com um pardal. Não seria é claro, com fins reprodutivos mas unicamente para ter companhia na gaiola…
Acham que poderia juntar um pardal de java e/ou um bengalim…. Ou será melhor um canário?
Deverei optar por um macho ou as femeas serão de mais fácil convivência ?

Agradeço desde já as v/ respostas…

Cristina
ghij
Membro Veterano
Registado: sexta abr 06, 2012 2:32 pm

sexta ago 09, 2013 11:52 am

Bem de um madarim a um canario. O meu canario a coisa de 2 anos ia uma pardal femea mts vezes la para comer sementes e ele punha se a cantar para ela.
Tb tive uma cria de pardal e quando via os canarios punha se a pedir comida.
koala3
Membro Júnior
Registado: quarta ago 28, 2013 9:31 am

quarta ago 28, 2013 9:47 am

Ola!

Também me aconteceu o mesmo: encontrei uma pardalita bebé e alimentei-a e andava com ela para todo o lado. Ela agora é dócil, embora tenha um pouco mau feitio e começa a resmungar quando as coisas não são como ela as quer. Mas voa pela casa e anda sempre atrás de nós, podendo mesmo aninhar para dormir no nosso ombro.

Também gostava de ter um companheiro para ela e pelo que vi (mas não tenho conhecimento - apenas andei à procura noutro site) há poucas espécies de pássaros que acasalam com pardais, sendo estes verdilhões, serzinos, negritos da bolivia e pintassilgos. No entanto, os híbridos são estéreis... :)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta ago 30, 2013 10:23 pm

Não seria é claro, com fins reprodutivos mas unicamente para ter companhia na gaiola

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

koala3
Membro Júnior
Registado: quarta ago 28, 2013 9:31 am

domingo set 01, 2013 10:00 pm

Certo, esqueci um pouco essa parte... Mas apenas estava a dar a informação que também recebi.

Não tenho mais conhecimentos sobre outros pássaros que pudessem conviver com os pardais (penso que qualquer um de bico não curvo não traria problemas), por isso foi nestes que falei, ao mesmo tempo que dou o resto da informação.

Além de que, mesmo não sendo com fins reprodutivos, tendo uma destas espécies poderia ocorrer reprodução, podendo criar assim outro problema.

Os mandarins são fantásticos, tenho vários e se a pardoca é "amistosa" penso que seria uma boa hipótese. Têm um canto muito bonito e dócil, e para mim são uma companhia. Adoro ouvi-los em casa! :)
"Try to leave this World a little better than you found it"
jujubele
Membro Veterano

quinta set 26, 2013 4:48 pm

Agradeço as v/ respostas.

Acabei por optar por um canário, e agora dão-se muito bem. :lol:
No inicio ela andava um pouco assustada mas já se habituou.

Comprei uma gaiola maior para estarem á vontade e poderem dar pequenos voos . É engraçado que a pardalita agora já se aninha ao canário e ele deixa . Quanto ao canário canta maravilhosamente bem , mesmo junto com o pardal, por isso ficámos todos a ganhar.

Obrigado a todos.
Cristina
jujubele
Membro Veterano

quinta set 26, 2013 4:53 pm

E no que diz respeito á reprodução, eu sei que é possivel canarios acasalarem com pardais e terem crias, mas isso não irá ocorrer no meu caso, porque mesmo que acasalem e ponham ovos eu irei substtuir estes por ovos de plastico.

Não há interesse em arranjar hibridos ainda mais com a possibilidade de virem deficientes porque a pardalita tem a cabecinha um pouco deformada e não tem um olho.
Por isso o meu interesse á que se deem sempre bem e sejam "felizes" :lol:
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

domingo out 13, 2013 10:13 pm

Boas,
Por isso o meu interesse á que se deem sempre bem e sejam "felizes"
Um final feliz.... :D

Gostei da história....Esta é das poucas situações em que ficar com uma ave silvestre não me parece mal.... :)

Boa sorte,

Cumps,
<p>Jo&atilde;o Marques,</p>
<p>Visitem:</p>
<p><a href="http://jmcanary.skyrock.com/">http://jm ... om/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

sábado nov 23, 2013 6:09 pm

jujubele Escreveu: Não há interesse em arranjar hibridos ainda mais com a possibilidade de virem deficientes porque a pardalita tem a cabecinha um pouco deformada e não tem um olho.
Por isso o meu interesse á que se deem sempre bem e sejam "felizes" :lol:
Sei que o tópico já é um pouco antigo mas gostava de esclarecer a questão dos híbridos. Em relação à descendência ser estéril, nem sempre esse é o caso. Há muitos casos de animais (e plantas) em que a descendência híbrida é fértil.
Quanto à deficiência do pardal, as lesões adquiridas não são susceptíveis de serem adquiridas pela descendência.

Boa sorte na recuperação da pardalita. Parabéns pelo esforço.
Responder

Voltar para “Aves”