Necessito ajuda ..Treinando papagaio Lori
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 10, 2012 6:45 pm
Boa noite pessoal,
É o seguinte, tenho um papagaio Lori que tem agora provalmente 3 meses.
Desde que começou a comer por si tenho o treinado para vir ter à minha mão, dar uma voltinha num poleiro.
Tenho dado desde sempre amendoim como recompensa. Quando ele faz algo certo, carrego no clicker e depois dou o amendoim.
Tem resultado e muito bem até à alguns dias, pois, ele agora só quer estar no meu ombro e brincar comigo. Quando tento o treinar ele pega no amendoim e joga fora, será que esta disenteressado pelo amendoim ou pelo treino ?
Terei que mudar alguma estrategia ou só a recompensa?
Quero que ele faça os treinos entusiasmado por faze-lo e por receber a recompensa.
Não me importo de brincar com ele, mas quando quero o treinar ele joga o amendoim ou voa para outro lugar da casa.
É o seguinte, tenho um papagaio Lori que tem agora provalmente 3 meses.
Desde que começou a comer por si tenho o treinado para vir ter à minha mão, dar uma voltinha num poleiro.
Tenho dado desde sempre amendoim como recompensa. Quando ele faz algo certo, carrego no clicker e depois dou o amendoim.
Tem resultado e muito bem até à alguns dias, pois, ele agora só quer estar no meu ombro e brincar comigo. Quando tento o treinar ele pega no amendoim e joga fora, será que esta disenteressado pelo amendoim ou pelo treino ?
Terei que mudar alguma estrategia ou só a recompensa?
Quero que ele faça os treinos entusiasmado por faze-lo e por receber a recompensa.
Não me importo de brincar com ele, mas quando quero o treinar ele joga o amendoim ou voa para outro lugar da casa.
João Tiago Gonçalves
Mostra-lhe e dá-lhe o amendoim exactamente quando? Antes, durante ou depois de observado o comportamento desejado?
E estamos a falar de que quantidade? Um amendoim inteiro, com casca e duas ou três sementes?
Primeiro tem de rever as quantidades. Um amendoim com casca é um exagero. Deve ser dado apenas como "jackpot" no final de uma sessão de treino com aproveitamento máximo.
Durante as sessões de treino deve variar o mais que puder, para que a ave nunca saiba o que vai receber e dar a menor recompensa possível. Dê uma semente de girassol, um quarto ou metade de semente de amendoim, um quarto de avelã, um oitavo de noz, uma metade ou quarto de amêndoa, por aí...
Segundo, separe por completo os momentos de brincadeira e de treino. A recompensa que ele recebe na brincadeira pode para ele ser maior que a do treino e alcançável com menor esforço. Essa recompensa pode ser tão simples como a atenção que lhe dá ou a "liberdade" que ele recebe no momento.
Por fim, ter atenção à dieta. Ele tem sempre comida à disposição? Pode alimentar-se a qualquer hora do dia e sempre que quiser?
Se a ave estiver saciada ou mesmo "gorda" pode quebrar-lhe por completo o interesse. Existe menor motivação e a recompensa não vale o esforço.

E estamos a falar de que quantidade? Um amendoim inteiro, com casca e duas ou três sementes?
Primeiro tem de rever as quantidades. Um amendoim com casca é um exagero. Deve ser dado apenas como "jackpot" no final de uma sessão de treino com aproveitamento máximo.
Durante as sessões de treino deve variar o mais que puder, para que a ave nunca saiba o que vai receber e dar a menor recompensa possível. Dê uma semente de girassol, um quarto ou metade de semente de amendoim, um quarto de avelã, um oitavo de noz, uma metade ou quarto de amêndoa, por aí...
Segundo, separe por completo os momentos de brincadeira e de treino. A recompensa que ele recebe na brincadeira pode para ele ser maior que a do treino e alcançável com menor esforço. Essa recompensa pode ser tão simples como a atenção que lhe dá ou a "liberdade" que ele recebe no momento.
Por fim, ter atenção à dieta. Ele tem sempre comida à disposição? Pode alimentar-se a qualquer hora do dia e sempre que quiser?
Se a ave estiver saciada ou mesmo "gorda" pode quebrar-lhe por completo o interesse. Existe menor motivação e a recompensa não vale o esforço.

-
- Membro Veterano
Costumo dar pedacitos de amendoim, parto um por inteiro e parto mesmo por 1/4, 1/3, etc..
Sempre que posso tento mostrar que tenho amendoim antes do treino, mas quase sempre o que faço é peço para ele fazer algo, depois ao fazer o que quero, clicker e antes de dar a recompensa digo "toma" e dou o amendoim.
É uma boa ideia dar coisas diferentes
vou experimentar, pode ser mesmo que esteja farto de amendoim.
É um papagaio Lori, logo ele não come sementes, come papa própria para loris e frutas que vou lhe dando de vez em quando. Mal dou sementes e as que dou é da Nutribird, mas mal toca, gosta mais de brincar com elas.
Tenho também um Ring Neck que antes fazia treino mas agora sempre que vê minha mão foge de mim, tem medo e nunca percebi o porque. Terei que descobrir o porque e resolver a situação.
Obrigado
Sempre que posso tento mostrar que tenho amendoim antes do treino, mas quase sempre o que faço é peço para ele fazer algo, depois ao fazer o que quero, clicker e antes de dar a recompensa digo "toma" e dou o amendoim.
É uma boa ideia dar coisas diferentes

É um papagaio Lori, logo ele não come sementes, come papa própria para loris e frutas que vou lhe dando de vez em quando. Mal dou sementes e as que dou é da Nutribird, mas mal toca, gosta mais de brincar com elas.
Tenho também um Ring Neck que antes fazia treino mas agora sempre que vê minha mão foge de mim, tem medo e nunca percebi o porque. Terei que descobrir o porque e resolver a situação.
Obrigado
João Tiago Gonçalves
Não mostre o que tem na mão até ao momento em que lhe dá. A ave não deve nunca saber a quantidade e variedade que tem escondida na mão.
Imagine que lhe mostra uma mão cheia de recompensas, ele faz o comportamento com sucesso e recebe apenas uma "migalha". A ave percebe isso, porém não percebe porque apenas recebeu aquilo, criando rapidamente frustração. Com o tempo ele acaba por perceber que faça o que fizer, nunca vai receber aquela mão cheia de uma vez, aquele "jackpot". Isso pode ser uma causa de desmotivação.
Tratando-se da ave que é, pode também tentar recompensar com pequenos pedaços das frutas que ele mais gosta.
Quanto ao ring neck, é dar-lhe a perceber que a mão não lhe faz mal em situação alguma e leva-lo a ver que pelo contrário, é fonte de recompensas e coisas que ele mais gosta. Fazer aproximações com muito tempo e paciência.
Imagine que lhe mostra uma mão cheia de recompensas, ele faz o comportamento com sucesso e recebe apenas uma "migalha". A ave percebe isso, porém não percebe porque apenas recebeu aquilo, criando rapidamente frustração. Com o tempo ele acaba por perceber que faça o que fizer, nunca vai receber aquela mão cheia de uma vez, aquele "jackpot". Isso pode ser uma causa de desmotivação.
Tratando-se da ave que é, pode também tentar recompensar com pequenos pedaços das frutas que ele mais gosta.
Quanto ao ring neck, é dar-lhe a perceber que a mão não lhe faz mal em situação alguma e leva-lo a ver que pelo contrário, é fonte de recompensas e coisas que ele mais gosta. Fazer aproximações com muito tempo e paciência.

-
- Membro Veterano
Obrigado 

João Tiago Gonçalves
-
- Membro Veterano
Obrigado 

João Tiago Gonçalves
-
- Membro Veterano
Estou a continuar a ter um pouco de dificuldade em por o Lori com antenção ao treino, entre ontem e hoje mesmo que dê variedades de semente durante o treino (nozes, amendoim, sementes de abobera, etc...) só quer dar uma trinca e jogar fora. Penso que terei que ter outra estratégia para ele gostar do treino e das recompensas que dou, talvez frutas seja o mais indicado realmente e talvez alguma que não costuma comer sempre.
Sei que tenho que ter paciencia e tenho, mas hoje sempre que jogava sementes fora irritava-me, não com ele mas com a situação.
Não irei desistir dele nem dos treinos, sei que ele gosta de mim e já é optimo, mas ultimamente só quer meus dedos, meus ombros, minhas orelhas, voar onde tem toalhas e bica-las.
Sei que tenho que ter paciencia e tenho, mas hoje sempre que jogava sementes fora irritava-me, não com ele mas com a situação.
Não irei desistir dele nem dos treinos, sei que ele gosta de mim e já é optimo, mas ultimamente só quer meus dedos, meus ombros, minhas orelhas, voar onde tem toalhas e bica-las.
João Tiago Gonçalves
Quando dizes papagaio lori, referes-te a loris arco iris?
Sobre as recompensas de treino, estas a dar-lhe demasiadas escolhas. Se estás no inicio de uma rotina/treino com ele, oferece-lhe apenas sementes de girassol como recompensa, amendoim mesmo que pequenas quantidade são uma recompensa muita a frente.
Importa também saber o que lhe ofereces como alimento base diario.
Sobre as recompensas de treino, estas a dar-lhe demasiadas escolhas. Se estás no inicio de uma rotina/treino com ele, oferece-lhe apenas sementes de girassol como recompensa, amendoim mesmo que pequenas quantidade são uma recompensa muita a frente.
Importa também saber o que lhe ofereces como alimento base diario.
-
- Membro Veterano
Sim, ele é lori arco iris.
Dou pedacitos tipo 1/3 ou 1/4 de amendoim sempre que ele faz algo certo
Dou a papa normal que se compra nas lojas de animais e por vezes dou perâ, maça, kiwi, vou dando certas frutas.
Já me disseram que para ele é melhor maças ou uvas para treino.
Dou a papa normal que se compra nas lojas de animais e por vezes dou perâ, maça, kiwi, vou dando certas frutas.
João Tiago Gonçalves
Então boa sorte, porque são dificeis de treinar. De qualquer forma, tenta oferecer uma alimentação diaria de mistura de sementes para grandres piriquitos e fruta, e dar papa de fruta como uma simples recompensa vindo comer da taça. Essa especie não é muito adepta de frutos secos...
Nenhum psitacideo deve ser alimentado a dieta base de sementes e os loris ao contrário dos restantes (que têm dieta base de fruta) têm uma dieta distinta de néctar, flores e frutos.epicrates Escreveu:Então boa sorte, porque são dificeis de treinar. De qualquer forma, tenta oferecer uma alimentação diaria de mistura de sementes para grandres piriquitos e fruta, e dar papa de fruta como uma simples recompensa vindo comer da taça. Essa especie não é muito adepta de frutos secos...
--
A dieta base dele deve ser essa papa/néctar que compra em lojas, reforçada com fruta variada ao longo do dia.joaotiagofg Escreveu:Sim, ele é lori arco iris.
A nível de treino, sei que estas aves aceitam pequenas sementes como recompensa, assim como fruta, flores e até mel. Se quiser tentar também com fruta, deve faze-lo com pedaços bem pequenos com as frutas que ele mais gosta, mas não tem acesso a não ser nas sessões de treino.
Mas pelo que me parece pelos seus comentários, o problema dele não será a recompensa em si, mas o valor que ela tem para ele.
Tente treina-lo de manhã, antes dele se alimentar e ao final do dia. São também estes os momentos em que as aves estão mais activas. Além disso não se devem fazer mais que duas ou três sessões de treino diárias.
Boa sorte.

-
- Membro Veterano
Flores ?
Que tipo de flores ?
Mel de abelha ?
Que tipo de flores ?
Mel de abelha ?
João Tiago Gonçalves
Sim, flores. Várias flores. É de lá que vem o néctar e o pólen de que eles se alimentam na natureza.
E sim, mel de abelha. Não conheço outro. Pasme-se, é feito de pólen e néctar.
A ave é sua, devia saber estar coisas. Pesquise. Pesquise muito.
E sim, mel de abelha. Não conheço outro. Pasme-se, é feito de pólen e néctar.

A ave é sua, devia saber estar coisas. Pesquise. Pesquise muito.

-
- Membro Veterano
realmente terei mesmo que pesquisar muito mais 

João Tiago Gonçalves