Canário ou periquito?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
maxbana
Registado: domingo mar 09, 2014 11:55 am

domingo mar 09, 2014 12:42 pm

boas.

Estou para me dedicar a um novo animal de estimação. Antes de ir a uma loja de animais pedir informações, lembrei-me de vir aqui à net pedir sugestões.

O que é mais fácil de cuidar, em termos de passarinhos? Só conheço os canários e os periquitos. Mas nunca criei. Nestas duas raças há exemplares diferentes ou são todos iguais, basta escolher pela cor?

Algum conselho quando for comprar? Qualquer gaiola serve? Dá para ver quais os exemplares mais saudáveis?

Gracias.
Tyger5
Membro Júnior
Registado: domingo fev 16, 2014 11:37 am

domingo mar 09, 2014 1:19 pm

Olá!
De canários e periquitos, não sei muito, por isso, dou a minha opinião quanto a espécies.
Da minha (pouca) experiência a lidar com aves, aconselho vivamente os mandarins ( http://arcadenoe.sapo.pt/raca/diamante_mandarim/97 ).
São muito coloridos, bonitos, e acima de tudo, fáceis de criar.

Quanto aos passaritos mais saudáveis: não devem ter falhas na penugem, olhos semicerrados ou inchados, não deve estar aninhado no chão, nem apresentar as penas em volta do anus sujas.
Penso serem estes os aspectos mais significativos.

Espero ter ajudado!
maxbana

domingo mar 09, 2014 2:22 pm

Hey, obrigado.

Já agora: Fazem barulho? Isto é, cantam? Eu sei que os periquitos não cantam, mas os canários sim.

Devo arranjar um casal? Ou dois machos?

Gracias
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo mar 09, 2014 3:05 pm

Os periquitos não cantam mas fazem cá uma barulheira...
Os mandarins também passam o dia a chilrear mas é um trinado mais agradável.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Tyger5
Membro Júnior

segunda mar 10, 2014 8:33 pm

Olá.
Eu sempre tive casais, penso que dois machos por vezes podem andar um bocado à bicada... Mas depende dos passaritos, já tive casais que não se davam e machos que eram "bons amigos" e vice-versa.

Cumprimentos :)
maxbana

terça mar 11, 2014 1:16 pm

Tyger5 Escreveu:Olá.
Eu sempre tive casais, penso que dois machos por vezes podem andar um bocado à bicada... Mas depende dos passaritos, já tive casais que não se davam e machos que eram "bons amigos" e vice-versa.

Cumprimentos :)
Boas

Acho que vou comprar um casal, até porque quero entrar no mundo da criação de pássaros. Quero que ponham ovos e quero passar por isso tudo da criação.

Quanto à raça, já fiquei super baralhado. Não conhecia esses mandarins. Só tinha a ideia de canários e periquitos.

Quanto a preços? Já vi de tudo.. desde 5 a 25 euros... Em que ficamos?

Se puderes dar aí algumas sugestões, para não ir já a uma loja, já sei que quando lá for vão-me tentar convencer a trazer o que lé têm.

Gracias

Já agora, a gaiola deve ser de que tamanho? Para um casal e respectivos passarinhos, quando for a época do acasalamento.Será quando?
Skined
Membro Veterano
Registado: quarta jul 07, 2010 2:47 pm

terça mar 11, 2014 5:46 pm

Se vai ser o seu primeiro passaro nao faça criaçao...
Adquira experiencia...
maxbana

quarta mar 12, 2014 12:41 pm

Skined Escreveu:Se vai ser o seu primeiro passaro nao faça criaçao...
Adquira experiencia...
Boas

Sim vou adquirir experiência. Mas estou mesmo a pensar num casal. Acha mal um casal? Quais são as vantagens dos mandarins?

Tenho recebido pouco feedback aqui...

Se calhar o melhor é mesmo perguntar numa loja.

gracias
Skined
Membro Veterano

quarta mar 12, 2014 6:46 pm

As lojas so querem é vender,e muito provavelmente nao vai aprender nada...
Os mandarins sao super engraçados e sao optimos de observar, sendo tambem os mais baratos dos 3...
Se optar por um casal nao coloque ninho na gaiola, assim evita surpresas indesejadas.
Como sao relativamente pequenos nao presisam de muito espaço, aconselho uma gaiola de 50centimetros de cumprimento, 30cm de largura e 40cm de altura, serve perfeitamente para um casal.
Os canarios tambem sao interessantes mas aconselho ter apenas 1 macho, vai cantar o dia todo :)
Periquitos adquiri um casal a semana passada adoro-os, o unico inconviniente é mesmo o barulho...
Agora aconselho para alem da agua e comida sempre disponiveis, um osso de choco, uma tijela com grit e outra com papa de fruta ou withe mollen.
Mais alguma duvida é so dizer. ;)
maxbana

quarta mar 12, 2014 8:54 pm

Skined Escreveu:As lojas so querem é vender,e muito provavelmente nao vai aprender nada...
Os mandarins sao super engraçados e sao optimos de observar, sendo tambem os mais baratos dos 3...
Se optar por um casal nao coloque ninho na gaiola, assim evita surpresas indesejadas.
Como sao relativamente pequenos nao presisam de muito espaço, aconselho uma gaiola de 50centimetros de cumprimento, 30cm de largura e 40cm de altura, serve perfeitamente para um casal.
Os canarios tambem sao interessantes mas aconselho ter apenas 1 macho, vai cantar o dia todo :)
Periquitos adquiri um casal a semana passada adoro-os, o unico inconviniente é mesmo o barulho...
Agora aconselho para alem da agua e comida sempre disponiveis, um osso de choco, uma tijela com grit e outra com papa de fruta ou withe mollen.
Boas.

Tenho 2 dúvidas, para já :)

Só tenho surpresas se puser ninho? Os ninhos compram-se? A papa de fruta e o withe mollen compram-se? Não é só dar aqueles cereais que estão à venda?

Gracias

Já agora, se soltar os mandarins eles fogem? Ou os periquitos?
princessa
Membro Veterano
Registado: sábado mar 13, 2010 11:46 pm

quarta mar 12, 2014 9:34 pm

Skined Escreveu:As lojas so querem é vender,e muito provavelmente nao vai aprender nada...
A papa de fruta/para amarela é indespensável? Achava que era só quando estão em reprodução.
Skined
Membro Veterano

quarta mar 12, 2014 11:39 pm

Nao é indespensavel, mas aconselho...
Tudo o que eu referi compra-se em lojas de animais, dar apenas sementes pode causar um defice de vitaminas...
Eu pessoalmente uso tudo o que referi... Quando nao usava tive alguns problemas com ovos moles e etc
maxbana

sábado mar 15, 2014 3:09 am

Skined Escreveu:Nao é indespensavel, mas aconselho...
Tudo o que eu referi compra-se em lojas de animais, dar apenas sementes pode causar um defice de vitaminas...
Eu pessoalmente uso tudo o que referi... Quando nao usava tive alguns problemas com ovos moles e etc
Amanhã vou a uma loja ver os mandarins.... :) Está-me a fazer alguma confusão o tamanho da gaiola. Os passarinhos conseguirão voar numa gaiola tão pequena?
Tyger5
Membro Júnior

sábado mar 15, 2014 11:16 am

A minha gaiola também tem essas medidas, maxbana, penso serem as mais indicadas. Eu também tenho um casal.

Quanto à criação, aconselho a ir com calma. O meu casal teve 2 posturas e sempre cuidou bem dos filhotes, mas é preciso estar atento, e pensar onde colocará os filhotes se estes, ao crescerem, se tornarem territoriais em relação aos pais.

Mas é um espectáculo único ver os pais a alimentar os bebés :) .

Quanto aos suplementos, eu utilizo os já indicados.
Skined
Membro Veterano

sábado mar 15, 2014 2:52 pm

É claro que quanto maior for a gaiola melhor, eu referi medidas minimas...
Faz bem em apostar nos mandarins, eles têm um chilrear muito engraçado e sao super divertidos de observar!
Nao se esqueça de ver as patinhas, se conseguem voar bem, se têm a zona anal suja, se nao têm os olhos remelosos e se nao têm fungos no bico.
Responder

Voltar para “Aves”