Morte cria Roseicollis com 8 dias

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
susanarosa
Registado: sábado ago 09, 2014 10:13 pm

sábado ago 09, 2014 10:40 pm

Boa noite a todos.

Pela primeira vez o meu casal de roseicollis acasalaram. Ele tem perto de 2 anos ela +/- 1 ano. Foi amor á primeira vista...daí assim que coloquei o ninho ela começou logo a carregar as coisas pro ninho e a tirar o que não queria. Tudo correu bem e com 4 ovos postados.

Nasceram 2 mas os outros 2 não vingaram. Passada uma semana tirei os outros 2 ovos um deles estava claro o que me pareceu não galado e o outro acho que estava meio escuro mas ao fim de uma semana não deu em nada.

Hoje foi dia de limpar a gaiola...e os pais foram pro ninho com os filhotes e antes vi o ninho e estavam as duas crias vivas. Após a limpeza não olhei mais o ninho mas passadas umas horas fui dar uma espreitadela e uma das crias estava morta...os dois pais estavam no ninho.

Não sei se é normal o macho estar no ninho ao lado da fêmea e nem sei o porque de essa cria ter morrido passado 8 dias de ter nascido.

Tenho tantas dúvidas sobre os meus pássaros...mas por agora gostava que comentassem a morta da cria e ter limpo a gaiola sem mexer no ninho só mesmo espreitado.

Já agora gostava de saber se devo espreitar o ninho assim devagar.
agapor2102
Membro Júnior
Registado: quinta ago 09, 2012 4:45 pm

quarta ago 13, 2014 6:08 pm

Não sei ao certo a razão da morte do pequenino mas sei que qualquer interferência nossa durante o período de criação pode abalar o equilibrio e a maneira como os bebés são tratados. Uma das razões pode ser sido por tirar os restantes ovos e ter alterado o cheiro dos filhotes, ou pelo menos do que morreu, muitas vezes quando isso acontece o filhote pode ser renegado e negligenciado.
agapor2102
Membro Júnior
Registado: quinta ago 09, 2012 4:45 pm

quarta ago 13, 2014 6:09 pm

se quiser espreitar o ninho tente não o fazer regularmente e tente faze-lo de modo discreto e cuidadoso :)
Responder

Voltar para “Aves”