Luzes sempre acesas

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quinta abr 01, 2004 11:16 am

Olá

Não costumo participar muito neste forum, mas costumo lêr os tópicos e as respostas dadas pelos foristas. :)

Tenho uma duvida respeitante às luzes sempre acesas:

A minha vizinha e eu , cada uma de nós tem um casal de canários. As gaiolas não ficam de noite em casa, mas sim cada uma num abrigo que temos ao fundo do quintal. Ela deixa as luzes acesas de noite e eu deixo-as apagadas. :o

Ela faz isto, porque lhe disseram que se ela apagasse as luzes de noite, os pais iam dormir e não alimentavam as crias durante a noite e estas morriam de fome. Isto tudo começou o ano passado, quando a primeira cria dos canários dela nasceu. Desde então, deixa sempre as luzes acesas.

Os meus canários, tiveram a 1ª cria dia 18 de Março deste ano e durante o dia têm a luz do dia, mas quando escurece, tapo a gaiola com uma mantinha, porque o abrigo é frio, desligo as luzes e fecho a porta do abrigo. A cria está a ser super alimentada pois está enorme.

A minha pergunta é a seguinte: Farei eu mal em apagar a luz? Ou devo deixá-la acesa durante a noite?.... eu apago a luz, porque na natureza os passaros, como todos os animais, têm 12 h de luz e 12 h de escuro, mais ou menos... :roll:

A luz sempre acesa não irá interferir com o ciclos biológicos dos animais, neste caso os pássaros??... é como se fosse sempre dia... :?

Desde já agradeço a vossa ajuda :) ;)
Maharet
Membro
Registado: sexta dez 19, 2003 5:13 pm
Localização: 1 cão, 1 tartaruga, 2 caturra, 2 piriquitos, 1 canario, 1 roxinol do japão, 1 hamster anão russo

quinta abr 01, 2004 1:14 pm

Olá!
Eu acho que faz muito bem em apagar a luz.
Na minha opinião, quando a luz é deixada acesa os passaros "pensam" que é de dia e como é logico continuam a alimentar os filhotes, não descansando nem os país nem os filhotes. Não acho que isso seja muito saudavel para os passaros.
Já agora podia dizer-nos com estão as crias da sua vizinha?
Tchinho
Membro Veterano

sexta abr 02, 2004 11:37 am

OLá, obrigada pela tua resposta :)

As crias da minha vizinha este ano ainda não nasceram, a fêmea ainda está a chocar os ovinhos ;)

Mas a que nasceu o ano passado, cresceu bem e continua lá, mas noutra gaiola ;)

A minha cria, já quase se pôe em pé... já anda a tentar :)
raioxpantera
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2004 11:53 am
Contacto:

sexta abr 02, 2004 12:41 pm

o/a Maharet, tem razão.

devem-se apagar as luzes à noite.

Tchinho, uma coisa, deve-se sempre ter em atenção o local onde está a fêmea, ou seja não tapes a gaiola sem que ela esteja em cima da cria/ ou ovos. porque a noite é fatal para qualquer um deles.

já me aconteceu apagar a luz, a fêmea não deu com o ninho, o que deu, foi, naturalmente passarinhos mortos.

;) boa sorte.
Maharet
Membro
Registado: sexta dez 19, 2003 5:13 pm
Localização: 1 cão, 1 tartaruga, 2 caturra, 2 piriquitos, 1 canario, 1 roxinol do japão, 1 hamster anão russo

sexta abr 02, 2004 1:20 pm

Se até agora tem dado resultado, continue a apagar as luzes.
Lembre-se que na natureza não há luzes acessas de noite, só as estrelas.
Boa sorte para o filhote canario!

(raixopantera: sou a Maharet :lol: )
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

sexta abr 02, 2004 1:26 pm

Olás,

Fazes bem em apagar a luz e nesta altura do ano já nem se justifica ter luzes acesas porque os dias estão maiores.
O que poderá acabar por acontecer é que os pais podem andar toda a noite a pé e ficarem exaustos em conjunto com o desgaste da criação, podendo mm morrer de fraqueza.
No caso de os passaros estarem num sitio fechado sem janelas, existem sempre as luzes de presença, mas o ideal seria um relógio proprio para o canaril, q ligado a uma lampada florescente, simula um anoitecer, ou seja, se desligassemos a lampada normalmente, os pais iam ficar fora do ninho, e os pequeninos ficariam descobertos e morreriam de frio. O q esse aparelho tem de bom, é q desliga a lampada gradualmente simulando, como ja disse, o anoitecer, dando assim tempo ás aves de recolherem aos ninhos. O grande problema é q este relogio não é nada barato, infelizmente.
Tchinho
Membro Veterano

sexta abr 02, 2004 1:47 pm

Olá e muito obrigada a todos pelas vossas respostas :)

Pois eñtão, faço bem em desligar as luzes à noite... ainda bem :)

Isso que me disseram de verificar se a mãe está em cima dos passarinhos antes de desligar as luzes, nunca tinha pensado nisso..... :roll: :roll: :( :( .... mas pelos vistos a mãe deu sempre com o ninho e a cria lá está... deve faltar pouco para sair do ninho.... hoje faz 16 dias que nasceu, já tem o corpo coberto de penas, já se está a tentar pôr em pé nas patas.... a mãe já passa mais tempo fora do ninho que dentro dele :o , o pai nunca ajudou, só quer é vadiar :evil: , a mãe sempre lhe deu comida para canários... a papa para crias também lá está, mas ela não lhe pegou :? ...

Sac, esse relógio que falas, um amigo meu tem um, porque ele faz criação de canários e ele disse-me que lhe custou 60 contos!! 8) :p .... nem todos pudemos ter :|

Obrigada a todos, hoje vou falar com a minha vizinha ;)
Responder

Voltar para “Aves”