observação de aves

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

quinta abr 15, 2004 12:15 am

Oi.

Eu estou perto do Estoril, numa zona calma. Tenho um quintal grande, com algumas árvores, e noto que nas minhas vides (mais quando têm folhas) passa uma variedade enorme de aves.
Ainda no outro dia vi um pássaro do tamanho de um padal, mas que era preto, com o peito de outra cor, não me recordo bem, mas era lindo!

Há uns tempos pus umas sementes num prato, junto com um pouco de ração do meu cão (já vi os pardais a comer ração húmida [quando chove a ração molha-se porque o Ruby tira o comer do sítio] e estavam todos satisfeitos). Não notei alteração nenhuma nas sementes, mas a ração desapareceu, pois a cadela da vizinha saltou o muro e comeu-a :oops:

Que sementes dar para que os pardais comam? Sementes de canário? Piriquito? Papa para insectívoros? As formigas levam quase tudo, e nem dá para saber se os pássaros foram lá ou não :(

Eu quero atrair a maior variedade de aves aqui da zona, pois quero tirar fotos e identificar a espécie :D Não pretendo capturar nenhum, apenas obervar e saber se estão bem de saúde.
Tenho é de arranjar uns binóculos (onde se vendem baratos?) porque anda por aqui uma ave um pouco maior que uma caturra, que fica a planar quieta a grande altura, a olhar para baixo e depois ou faz um mergulho espectacular, ou vai para o lado procurar algo. Acho que é um milhafre :oops: ou da família dos falcões.

Na vossa zona também há muitas aves? Ainda hoje, no Mac de cascais, tive a dar um pouco de pão a uns pombos e a um pardal atrevido que se aventurou para o pé de mim. Mereceu o pão, eles costumam ser muito fugidios :D
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta abr 15, 2004 8:49 pm

A comida para aves deve ser colocada em locais altos. Para isso, é por as sementes em caixas especiais que há à venda nas lojas ou então fazer uma à mão, com uma caixa de leite (daquelas caixas "finas", de leite do dia). Para chamar os pássaros também podes por um sítio para que tomem banho.
Se quiseres, podes fazer ou comprar os "ninhos-caixa" e observar a nidificação.
Quanto à ave de rapina, o melhor é não a incomodar e observá-la com binóculos (há em toda a parte, até na loja dos 300). Para distinguir se é um falcão, vê-se pelo tamanho, pela forma do bico, pelo formato das asas e pelo comportamento. Um falcão é menor que uma águia ou milhafre, tem o bico mais adunco (tipo gancho), as asas são "triangulares" (nas águias e outros podemos ver a silhueta das penas das asas, coisa que não acontece com os falcões) e, por último, repara se fica a planar durante muito tempo. Os falcões não estão preparados para planar, mas sim para mergulhar. Assim, não conseguem ficar horas a voar em círculos e "mergulham" mais rápido que as outras aves de rapina.
bitex
Membro
Registado: quarta abr 16, 2003 5:12 pm
Localização: uma cadela bichon maltês um rafeiro galinhas 3 canários 1 periquito 5 mandarins

quinta abr 15, 2004 9:01 pm

quando quero atrair aves basta por pao em cima do muro e esperar que logo aparecem muitos a "roubá-lo"

Eu moro numa zona urbana e também vejo aves um pouco maiores que pombos com esse comportamento, a planar no ar e a olhar para baixo, também gostava de saber que ave é. até já as vi por cima do ic-19 por isso presumo que não estejam a procura de comida.
Maharet
Membro
Registado: sexta dez 19, 2003 5:13 pm
Localização: 1 cão, 1 tartaruga, 2 caturra, 2 piriquitos, 1 canario, 1 roxinol do japão, 1 hamster anão russo

sexta abr 16, 2004 5:18 pm

A ave de que falam deve ser um milhafre.
Aqui na zona onde moro há muitos. Eles planam no ar a bater as assas a uma velocidade incrivel e depois mergulham. Costumam ser um pouco maiores que os pombos e castanhos escuros. Já os vi a apanhar pombos, rolas, uma caturra que a minha visinha deixou fugir :cry: , pintos...
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sábado abr 17, 2004 3:10 pm

bitex Escreveu:Eu moro numa zona urbana e também vejo aves um pouco maiores que pombos com esse comportamento, a planar no ar e a olhar para baixo, também gostava de saber que ave é. até já as vi por cima do ic-19 por isso presumo que não estejam a procura de comida.
São aves de rapina (milhafres são as mais comnuns em áreas urbanas) e estão à procura de comida.
Estas aves de rapina de menor envergadura alimentam-se quase exclusivamente de aves menores. Por isso, podem andar em cima do IC19, visto que, normalmente, a caça é comida em pleno vôo.
Miguel_Alambre
Membro
Registado: domingo jul 13, 2003 11:00 pm

sábado abr 17, 2004 10:05 pm

[quote=sportinguista]
porque anda por aqui uma ave um pouco maior que uma caturra, que fica a planar quieta a grande altura, a olhar para baixo e depois ou faz um mergulho espectacular, ou vai para o lado procurar algo. Acho que é um milhafre :oops: ou da família dos falcões.

[/quote]

se é pouco maior d q uma caturra é um peneireiro (da familia dos falcões), eles "peneiram" no ar para localizar a presa e de seguida "mergulham" p a capturar... ñ é provável q seja um milhafre pq os milhafres são maiores e ñ costumam fazer esse voo picado caracteristico dos falcões... trabalho c aambas as espécies e pelo q descreve a ave q falou pareçe-me um peneireiro...

nome cientifico: falco tinnunculus

[img]http://www.avesphoto.com/website/pictures/KESEUR-1.jpg[/img]
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

segunda abr 19, 2004 9:35 pm

Os pardais são muito atrevidos, não têm vergonha nenhuma e comem de tudo....mas sementes dos canários são um petisco para eles. Há comedouros para colocar no jardim com comida para os passaros......ponha umas sementes, uns granulados e vai ver que a pouco e pouco as aves se vão habituar a ir lá comer; instale-se, ponha a máquina fofografica a postos e zás.......rrrsss. Se é engenhocas, posso arranjar-lhe uma para fotografar automaticamente, quando uma ave se póem em movimento....um sistema electrónico acionado pela própria ave em movimento.
Binóculos? Aconselho uns de 50mm, com um zomm de 10X30 ou 10X40 ou mesmo 10x50. Há por aí no mercado bons binóculos, mas sugiro que consulte o site da SPEA....acho que é www.spea.pt, ou www.spea.com.pt, não me recordo bem; mas se fizer um pesquisa na internet e procurar por SPEA vai encontrar.
Responder

Voltar para “Aves”