Caça em Espanha de Especies Nativas

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Carduelis
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: segunda abr 26, 2004 10:13 pm
Localização: Canários, Pardais de Java e Bengalins

segunda abr 26, 2004 10:45 pm

Olá Amigos.
Sou recem chegado ao Forum, e adoro o nosso Carduelis Carduelis. Tenho trocado algumas mensagens com criadores Italianos que a meu vêr são especialistas na matéria. Numa destas trocas de msg fui informado que em espanha, ao Domingo, é permitido caçar o nosso Pintassilgo ( Carduelis Carduelis ). Será que me podem confirmar a veracidade desta informação ? Se assim for, e se a lei na U.E. é igual para todos, quem está errado ?
Eu gostaria de me dedicar á reprodução desta espécie em cativeiro, pois o cantar desta ave é qualquer coisa de muito belo, no entanto a legislação actual não o permite. Penso que deveria ser emitida uma licença de caça para determinado nº de elementos conforme as condições que cada um consegue dar ás aves. Só assim se poderia acabar com a caça ilegal de passarinheiros sem escrupulos, que em Agosto e Setembro caçam com rede centenas de pássaros, para chegarem ao inverso com 2 ou 3. Isto sim é crime. Gostava de formar uma associação que se dedicasse a esclarecer estas dúvidas e muitas outras.

José Ferreira
Avilandia
Membro Veterano
Mensagens: 488
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Aves - Mandarins, Exóticos africanos, Agapornis roseicollies
Contacto:

terça abr 27, 2004 5:53 pm

Caro José,

A informação que teve é verdadeira. Dentro da UE a legislação varia de pais para pais, nem todos permitem a captura ou manutenção em cativeiro, mas não somos o único a proibir totalmente. No caso de Espanha e Itália a captura é permitida embora com algumas regras e depende da zona administrativa e das espécies.

A alteração da lei seria sempre desejável e as associações ornitológicas nacionais já abordaram esse assunto com as autoridades competentes, contudo o processo encontra sempre muitas dificuldades e, sinceramente, não pode começar pelas espécies indigenas mas sim pela criação de um estatuto nacional de criador.

Certamente que todos percebemos que a situação não é a desejável, mas a captura livre também não é solução. É sempre saudável que se criem clubes especificos para estas e outras aves, o josé não é o primeiro com essa ideia, contudo criar um clube cujas espécies alvo não podem ser criadas legalmente é algo complicado...

Mas existem mesmo assim muitos criadores com estas aves a criarem... Mas volto a dizer que a criação responsável é sempre de apoiar, a captura para fazer dinheiro à custa de aves selvagens não.

Ricardo M.
ticoforpus
Membro Veterano
Mensagens: 324
Registado: quarta nov 05, 2003 11:28 am

terça abr 27, 2004 6:08 pm

Viva,

Ora aqui está um assunto que dá "pano para mangas" e na realidade é muito complicado ser desenvolvido aqui por escrito. Contudo gostaria apenas de frizar que se não temos por abito seguir os bons exemplos dos nossos vizinhos pq arranjar maneira de seguir os maus????

PJ
nunobird
Membro
Mensagens: 75
Registado: quinta out 16, 2003 1:30 pm
Localização: Cães, Canários, Periquitos e Ciclídeos

terça abr 27, 2004 8:25 pm

Pergunto o que é 'abito'??????? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
ticoforpus
Membro Veterano
Mensagens: 324
Registado: quarta nov 05, 2003 11:28 am

terça abr 27, 2004 8:45 pm

Oi,

nunobird, tens razão na verdade ABITO é uma palavra mal escrita, contudo podias ser mais condescendente porque no tópico dos verdilhões que cairam do ninho tu próprio escreveste RESESTIR...

Se tens telhados de vidro não atires pedras corres o risco de os ter que isolar com roofmate, que além de isolar do calor também isola dos impactos.

PJ
drlpfae
Membro Veterano
Mensagens: 330
Registado: sábado set 07, 2002 12:28 pm
Localização: papagaia

quarta abr 28, 2004 12:11 am

ticoforpus Escreveu: Oi,

nunobird, tens razão na verdade ABITO é uma palavra mal escrita, contudo podias ser mais condescendente porque no tópico dos verdilhões que cairam do ninho tu próprio escreveste RESESTIR...

Se tens telhados de vidro não atires pedras corres o risco de os ter que isolar com roofmate, que além de isolar do calor também isola dos impactos.

PJ
:lol: :lol: :lol:
Carduelis
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: segunda abr 26, 2004 10:13 pm
Localização: Canários, Pardais de Java e Bengalins

quarta abr 28, 2004 8:59 am

Viva a todos

Fico contente por a ideia colocada por mim no forum ter alguns apoiantes, mas aceito que haja outros membros com ideias contrárias. Aí está o bom de podermos discutir e defender os nossos pontos de vista. Queria só explicar ao nosso amigo "Ticoforpus" que a minha ideia era definir de uma vez por todas leis comuns para a U.E., pois no caso dos pintassilgos, elas são aves que de Outubro a Dezembro fazem o seu movimento migratório para junto do mediterrâneo, e norte de Africa. Ou seja, os Espnhois e Italianos podem capturar aves que não pertencem aos paises em questão, mas sim a toda a Europa. Porquê alguns serem previligiados. Tenho dúvidas se o exemplo deles é mau... Porque como defendeu o membro Avilândia ( e bem ) se fosse criado o estatuto do criador, onde lhe fosse exigido algum grau de qualidade e condições, poderiamos ter tal como os Italianos aves devidamente anilhadas e referenciadas, que poderiam ser colocadas no mercado a preços baixos, que tornasse a caça ilegal algo desajustado, pois a multa não compensaria. Tal como estão as coisas tambem me parece que não estão bem. Subscrevo por baixo as opiniões do Avilandia. Penso também que as organizações ambientalistas em vez de proibir deveriam seguir o exemplo de as suas congeres Brasileiras que defendem agora a criação de algumas espécies nativas, pois correm o risco de se perderem em consequencia da devastação de floresta e mata. Por outro lado gostaria de lembrar que a caça com armas de fogo é permitida no nosso país, matando-se por puro prazer !!!! Isto não é muito mais grave ???


Cumprimentos a todos

José Ferreira

P.S. . Não façam troca de criticas em relação ás palavras, pois acontece que todos nós erramos. Se não têm algo de positivo a acrescentar ao forum, limitem-se a ler.
raioxpantera
Membro Veterano
Mensagens: 309
Registado: quinta fev 19, 2004 11:53 am
Localização: Canários
Contacto:

quarta abr 28, 2004 11:24 am

boas,

não haja dúvidas que o carduelis, é um pássaro muito bonito.

e tenho que confessar que tenho um.

tal como tu "Carduelis", também gostaria de fazer criação desta espécie.

mas até hoje ainda não vi, nem lojas com esses pássaros (e que estivessem devidamente anilhados) ou criadores portugueses.

tenho nos meus Favoritos várias páginas de criadores franceses, italianos e até australianos.

já por aqui vi no forúm tópicos em que falavam de lojas com pintassilgos anilhados.
onde ficam essas lojas??

a solução de eu os importar tb é viável mas tem certamente custos elevados.......

por isso pra já vou adirando o meu, e aqueles que vejo por ai....
;)
noite
Membro
Mensagens: 179
Registado: quinta mar 27, 2003 4:17 pm

quarta abr 28, 2004 12:23 pm

Olá,


É muito complicado ter um controle de tudo o que é vendido.
Mesmo indo para a hipótese de eles serem vendidos a preços muito baixos, nunca ficariam tão baixos do que aqueles provenientes de montar uma rede e apagar. E se ha compra é lógico que vai surgir as ofertas menos escrupulosas à procura de dinheiro fácil.

Mas também estou de acordo com a ideia de ter criadores especializados, porque assim estes sabem como captura-los ( as primeiras matrizes), e deixava-se de ter um numero enormes de pássaros capturados por inexperientes que acabam por falecer, por estes não saberem tratar deles. Quantas histórias já ouvimos de que já tive x mas nunca consegui criar nenhum.

Não nos esqueçamos que todos os nosso pássaros começarão assim.

E nas espécies em vias de extinção, esta ideia ainda devia ser mais forte. Por vezes só se liga aos grandes pisticidios e esquecesse estas espécies mais pequenas.

Cumpirmentos,

Nuno.
ticoforpus
Membro Veterano
Mensagens: 324
Registado: quarta nov 05, 2003 11:28 am

quarta abr 28, 2004 12:44 pm

Olá a todos,
Carduelis

quando eu referi mais acima que não deviamos seguir maus exemplos referia-me á caça do pintassilgo aos domingos e não à captura que são coisas diferentes, mas uma coisa é verdade a Italia é dos paises europeus que mais sofreu e que continua a sofrer as consequencias de uma má gestão dos seus recursos naturais tanto no que diz respeito á fauna como á flora indigenas.
No caso de Portugal, se se conseguisse criar um organismo como o ibama brazileiro, estou plenamente de acordo, mas teria de ser uma instituição séria e que conseguisse controlar as capturas, criação e comercialização das especies, coisa que avaliando pela competencia da DGF e Guarda Florestal não me acredito.

PJ
Carduelis
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: segunda abr 26, 2004 10:13 pm
Localização: Canários, Pardais de Java e Bengalins

quarta abr 28, 2004 1:44 pm

Viva a todos

Ticoforpus, peço desculpa se interpretei mal o teu comentário. Alegro-me por verificar que afinal há muitos companheiros que gostam realmente de aves, e que se preocupam com este problema, e já que sozinhos não conseguimos nada, pelo menos vamos escrevendo nestes forum´s para fazer sentir a outros como nós que não estamos sozinhos, e quem sabe, talvez um dia alguem responsável nos queira ouvir.


"Carduelis cumprimentus"

José Ferreira
Responder

Voltar para “Aves”