Manter casal de canários junto?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
poupasecarolina
Membro Júnior
Registado: domingo jan 18, 2004 3:29 am

sexta abr 23, 2004 5:00 am

Olá a todos ,

Tenho um casal de canários que desde Fevereiro está a tentar fazer criação, mas sem sucesso. Nasceu uma cria, mas acabou por morrer com 8 dias.
Sabem se devo continuar a mantê-los juntos ou tenho que os separar :?:
raioxpantera
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2004 11:53 am
Contacto:

sexta abr 23, 2004 10:23 am

olá,
é assim, se quiseres tentar novamente a criação deves deixá-los juntos. eu retiro o ninho durante um espaço de 3/5 dias entre criações. neste periodo dou (e tu tb deves dar - se quiseres) ad3 - complemento vitaminico

sobre a morte do passarinho vê este tópico:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=14311

boa sorte ;)
poupasecarolina
Membro Júnior

sexta abr 23, 2004 8:57 pm

OK, raioxpantera, obrigado pela dica.
poupasecarolina
Membro Júnior

sexta abr 23, 2004 10:05 pm

Já li o que me sugeriste raioxpantera.

Na verdade pode ter sido salmonelose, mas a cria nasceu só ao 16º dia, com um pescoço demasiado longo e cada vez que era alimentada fazia um grande papo. Nunca chegou a ter penugem, pelo que eu já adivinhava.

Depois o canário começou com sintomas de salmonelose (fechava os olhos e ficava parado), mas consultei uma veterinária que me aconselhou um antibiótico e ele ficou melhor.

No entanto, li num site que mesmo que se consiga curá-los desta doença eles continuam a transmitir o germe. Confirmas?
Galendil
Membro Veterano
Registado: terça jul 29, 2003 7:58 pm
Localização: Pitchi (forpus), casal de mandarins, casal de rolas diamantes e muitos peixes de agua quente

sexta abr 23, 2004 10:12 pm

Boas

Isso das salmonelas podes reduzir o risco de contágio a um mínimo através da utilização de probióticos. São bactérias benéficas que se alojam nos intestinos da ave e além de a ajudarem na digestão de alguns alimentos e de produzirem certas vitaminas, não deixam espaço para que bactérias invasoras potencialmente perigosas, entre as quais as salmonelas, se desenvolverem e entrarem no organismo.
raioxpantera
Membro Veterano
Contacto:

domingo abr 25, 2004 6:07 pm

bem, isso do pescoço longo é normal nas crias, parece que são filhos de girafas ) e o papo grande tb é normal

quanto a salmonelas e colibasiloses são os pais que contagiam as crias e penso que mesmo que se quando tratadas o efeito do medicamento esgota-se em 3 semanas (+/-). pelo que de três e três semanas temos que tratar os pais....
;)
boa sorte

já agora que sintomas apresentava a cria? tinha alguma inflação na lingua / garganta ( tipo inflamação das amigladas)?
poupasecarolina
Membro Júnior

sexta abr 30, 2004 1:42 pm

Olá raioxpantera,

No início parecia normal (pode ver a foto no meu album), mas depois o corpo ficou cada vez mais escuro, com uma mancha cinzenta e não tinha penas, nem penugem.
Não me parece que tivesse alguma coisa na língua, mas como não sou nada entendida no assunto, não posso afirmar com certeza.
Já agora posso colocar outra questão: eles têm um ninho normal, daqueles de compra, mas querem sempre enchê-lo com cascas e tenho fornecido algodão. A canária adora fazer o ninho com o algodão. Será que isso lhes faz mal?
raioxpantera
Membro Veterano
Contacto:

domingo mai 02, 2004 6:12 pm

esse algodão concerteza és tu que colocas na gaiola. assim só tens que dossear a quantidade. quando verificares que ela já tem o ninho bem composto retiras o excedente.

quanto às cascas, são cascas da comida não é?
enquanto não houverem ovos, podes sempre retirar o ninho e sacudi-las.

;)

boa sorte
Responder

Voltar para “Aves”