Em que altura do ano se devem tirar os ninhos?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quarta jun 09, 2004 10:35 am

Olá,

Gostava de saber em que altura do ano se devem ou podem tirar os ninhos das gaiolas. :)

Eu tenho mandarins, bengalins e canários. Os canários não param de fazer criação, já vão na 3ª este ano :)

Obrigada pela vossa ajuda ;)
nova
Membro Júnior
Registado: segunda jan 12, 2004 11:01 am

quarta jun 09, 2004 11:32 am

bom dia !

vi o teu comentario,e deixa-me pedir-te que me digas como conseguem os teus canarios fazer tanta ninhada,é que os meus fazem o ninho ,e já poseram dois ovos uma vez mas não nascem .

podias dizer-me como se faz para ter sucesso com as ninhadas,e cuidados a ter?

obrigado.
Bruxinha1981
Membro Veterano
Registado: quinta mai 20, 2004 8:46 am

quarta jun 09, 2004 11:40 am

Olá,

De canários não percebo nada, mas nos periquitos, deve-se limitar a 3 criações por ano, para não esgotar as aves... por uma questão de lógica, acho que não devias deixar os teus canários criar mais este ano...

O processo de criação, como deves saber, requer muita energia e vai desgastando o organismo das aves que se criarem continuamente, acaba por não ter tempo de se recuperar...

Espero ter ajudado...

Jinhos
Tchinho
Membro Veterano

quarta jun 09, 2004 2:41 pm

Olá Nova :D

Olha, também não sei o que é que os meus canários têm... pois os da minha vizinha, é só pôr ovos e nada de nascer nenhum passarinho.

A minha canária ainda está no ninho com um dos filhotes pequeno debaixo dela e já está o macho a galá-la por cima :roll: :oops: :oops: .... não sei que faça.... ele é maluco :lol: :lol: :lol: :lol:

Da 1ª ninhada, ela pôs 2 ovos, só nasceu 1 cria. Da 2ª ninhada, ela pôs 3 ovos e só nasceu 1 pássaro, os outros ela picou-os antes do tempo de incubação e atiro-os borda fora. Desta ninhada, ela tem lá 3 ovos e o tempo de incubação termina amanhã, vamos lá ver quantos nascem :D , eles estão bem escurinhos ;)

Este casal de canários comprei-os o ano passado ainda novinhos. Nunca os separei e este ano comprei um ninho, pus lá os fiozinhos para eles fazerem o ninho e desde aí nunca mais pararam :roll:

Todas as semanas tenho de encher o cestinho onde estão os fiozinhos, pois eles estão sempre a utiliza-los.
jrffernandes
Membro
Registado: terça dez 18, 2001 9:09 pm

quarta jun 09, 2004 3:09 pm

Olá

Em relação ao retirar dos ninhos, também me parece que não devemos deixar as nossas aves fazer mais de três criações por ano.
Mesmo que elas continuem a pôr não devemos deixr que elas criem, pois o maior esforço é durante a criação (alimetação dos jovens) e não na postura.

Quanto à outra questão atrás exposta em relação ao macho importunar a fêmea, tente retirar o macho da gaiola pois a fêmea cria perfeitamente bem sozinha, salvo algum imponderável.Por experiencia própria eu tenho 35 casais e só 5 é que criam com macho junto todas as outras criam sozinhas.

Quanto aos ovos não estarem galados pode ter a ver com inumeros factores:
Reprodutores estéreis
Má preparação dos reprodutores
Falta de complementos ou suplementos alimentares
Poleiros deficientes, o que não vai permitei a cópola correctamente
Reprodutores demasiado jovens
Etc
Flight
Membro Júnior
Registado: quinta abr 29, 2004 2:06 pm

quarta jun 09, 2004 10:05 pm

jrffernandes Escreveu:Poleiros deficientes, o que não vai permitei a cópola correctamente
Podia explicar melhor que não percebi, sff?
jrffernandes
Membro
Registado: terça dez 18, 2001 9:09 pm

sexta jun 11, 2004 7:58 am

Olá

Quando me referi a poleiros deficientes queria dizer de que os poleiros não seriam os mais correctos.
Pois se os poleiros não estiverem bem fixos e oscilarem demasiado, se forem demasiado finos ou demasiado grossos, pode ser uma factor de má sustentação das aves e poderá influir na cópola.
Flight
Membro Júnior
Registado: quinta abr 29, 2004 2:06 pm

sexta jun 11, 2004 5:58 pm

Sempre a aprender ;)
Tchinho
Membro Veterano

segunda jun 14, 2004 9:54 am

Obrigada pelas vossas respostas ;)
Responder

Voltar para “Aves”