AJUDEM- AGARPONI DOENTE

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
andrixa
Membro Júnior
Registado: terça out 28, 2003 10:09 pm

segunda ago 23, 2004 2:22 pm

olá....
Já tenho participado algumas vezes no fórum, mas infelizmente as actividades diárias não me permitem estar presente tanta vezes como gostaria. O que me leva a pedir ajuda desta vez, é porque eu tenho um personata (o branco como podem verificar no álbum), o João, que sempre teve problemas em arrancar as pp penas e por vezes costumava sangrar muito...mas com um anti-stress que me recomendaram ele acalmou. Numa das minhas últimas tentativas de juntá-lo com os outros 2 agarponis que tenho, ele voltou a picar e rasgou-se no fundo da barriga...muito perto do anus. Tratei logo de desinfecta-lo e a ferida fechou...mas ele agora tem um alto enorme (parece um caroço) que com a apalpação nem é muito mole nem muito duro. O seu comportamento aparenta ser normal mas come menos e bebe muita água.
O que acham que pode ser...alguem conhece algum tipo de antibiótico para passáros?
Agradeço a vossa ajuda, pois embora goste muito de animais e embora os trate muito bem, confesso que não sou muito perita em certos assuntos.
Desde já o meu obrigada.
DoLL
Membro Veterano
Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india

segunda ago 23, 2004 2:32 pm

Boa Tarde,
O que me parece é que o seu passarito precisa de ir ao veterinario ...pelo sim pelo não mais vale prevenir,dar antibiotico ou alguma outra coisa pode nao adiantar ou até mesmo piorar a situação...
Um veterinário era o ideal ...
Boa sorte.
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

segunda ago 23, 2004 3:02 pm

Pois, sei como é, no meu caso adoro periquitos e fico frustrada por não conseguir perceber o q se passa com o meu, :| . No caso do teu, parece-me que era melhor leva-lo mesmo ao veterinário. O meum palpite é q o bicho tem stress, daí o comportamento dele. Esses nódulo poderá ser sangue seco resultante da hemorragia de qd ele se bicou no ventre?
Boa sorte, sim?
Vanadis
Membro Veterano

segunda ago 23, 2004 3:03 pm

Pois, sei como é, no meu caso adoro periquitos e fico frustrada por não conseguir perceber o q se passa com o meu, :| . No caso do teu, parece-me que era melhor leva-lo mesmo ao veterinário. O meu palpite é q o bicho tem stress, daí o comportamento dele. Esse nódulo poderá ser sangue seco resultante da hemorragia de qd ele se bicou no ventre?...é só um palpite.
Boa sorte, sim?
Vanadis
Membro Veterano

segunda ago 23, 2004 3:04 pm

Pois, sei como é, no meu caso adoro periquitos e fico frustrada por não conseguir perceber o q se passa com o meu, :| . No caso do teu, parece-me que era melhor leva-lo mesmo ao veterinário. O meu palpite é q o bicho tem stress, daí o comportamento dele. Esse nódulo poderá ser sangue seco resultante da hemorragia de qd ele se bicou no ventre?...é só um palpite.
Boa sorte, sim?
Vanadis
Membro Veterano

segunda ago 23, 2004 3:07 pm

Boa sorte, sim?
Vanadis
Membro Veterano

segunda ago 23, 2004 3:08 pm

Boa sorte, sim?
andrixa
Membro Júnior

segunda ago 23, 2004 3:14 pm

olá...mais uma vez obrigada por responderem. Mas já agora Vanadis, penso que não será bem um nódulo de sangue porque nessa zona ele não tem penas e a barriguinha não está escura (como se fosse sangue pisado) encontra-se no tom normal (rosado).
Vou dando notícias.... ;)
Vanadis
Membro Veterano

segunda ago 23, 2004 3:29 pm

Puxa, enviei uma data de posts... :oops: sorry...o meu PC não está lá muito bom da tola... :lol:

Pois, realmente tb já não me parece que seja sangue pisado. O melhor mesmo era ir ao veterinário então.
O teu agaponis é um roseicolli, certo? (não percebo muito de classificação de aves) Tb já tive uns, mas nunca domesticados. O teu é domesticado? Q tal é? Os que tive eram muito mauzinhos e divertiam-se a caçar e matar periquitos, pelo que a minha opinião por esses bichinhos nunca foi muito boa, lol. É q eu adoro periquitos, tenho dois, domesticaditos, em casa. Mas amor de dono é amor de dono!

Vai contando q tal está o bichinho!
Boa sorte!
andrixa
Membro Júnior

segunda ago 23, 2004 3:59 pm

olá....
como já foi dito várias vezes aqui no fórum, eu tive uma sorte dos diabos...pois todos eles apareceram lá em casa, inclusive um piriquito. Estes (agarponis) são muito endiabrados...O branco e a azul são dois personatas e a verde é fischeri. o Branco gosta muito de estar sózinho e entretem-se muito com os piriquitos...mas em gaiolas diferentes. Realmente os piriquitos são mais meiguinhos....tenho um casal que é o chico e a chica e já pela 2º vez que são pais....é tão engraçado fazer criação com eles...mas desta última vez os pequeninos eram mto preguiçosos e demoraram muito a sair do ninho e eu descuidei-me e já a chica estava a por novamente mais ovos. :oops: è uma malandra.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda ago 23, 2004 7:01 pm

Não tem ideia de qual a origem do stress do seu pássaro ?

A minha periquita também tirou muitas penas - eu pensei que era do calor do ano passado - mas não.
É que ela foi, durante muito tempo, a querida lá de casa, tinha toda a atenção dos donos e muitos miminhos.

Depois arranjei um cachorrinho e com o trabalho e tudo, deixei de lhe dar atenção (arranjamos um periquito macho para fazer companhia mas não resultou...).
Ela entrou em stress e nós sem percebermos o que se passava.
Até fomos a 2 vets diferentes...

Finalmente ocorreu-me que fosse da falta de atenção dos donos.
Passei a dedicar algum tempo diáriamente só para estar com ela, em exclusivo.
E tudo voltou ao normal.

As penas voltaram a nascer e ela deixou de arrancar.
Nunca mais voltou a ter a atenção exclusiva dos donos como de início, mas tem sempre atenção, todos os dias.
A coisa vai indo.
Responder

Voltar para “Aves”