Periquito adoentado, help!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

sexta ago 20, 2004 8:18 pm

Olá! ;)
Chamo-me Ana e ADORO periquitos. Tenho dois bichinhos domesticados e não podia adorá-los mais! :lol:
Precisava de umas ajudas/opinões! :| O meu Flokito, um lindo arlequim, anda a ter uns trecos estranhíssimos, parece que vai desmaiar, perde forças nas patas, desequilibra-se, cambaleia para um lado, cansa-se num ápice e farta-se de dormir. Isto não é NADA normal, visto que o bicho costuma ser super-activo e super-brincalhão! :? Acontece algumas vezes por dia, hoje por acaso ele andou mais energético; depois passa, mas ele não tem tido a mesma energia do costume. :?
Sugeriram-me que podiam ser probelams nos intestinos, pois com efeito ele até tem resíduos de excrementos à volta do rabito, mas não tem diarreia...tem toda a vasta gama de boa comidinha à disposição, embora eu desconfie que não se anda a alimentar como deve ser, parece mesmo não ter apetite por aí além (o que tb não é nada normal).
O que será isto??? O que devo fazer para que a desgraça não bata à porta da gaiolita dos meus pikenitos??? Help! :cry: :?: :(

Gracias por toda e qq ajuda que me dê mais alguma luz sobre o assunto. ;)

Vanadis
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta ago 20, 2004 8:22 pm

Que comida lhe dá ?
Vanadis
Membro Veterano

sexta ago 20, 2004 8:31 pm

Dou-lhe uma mistura de sementes própria, alpista, fruta, verdura de vez em qd (e alface só mto de x em qd, eu sei q provoca diarreia). Estou desconfiada q poderá ter q ver com uma de duas coisas, ou é por ele andar numa de comer do chão da gaiola ou é a barrita de cereal com ovo que lhe dei que não está garnde coisa...o outro periquito está optimo e não come do chão da gaiola nem da barrita de cereais...
The_dog
Registado: quarta ago 11, 2004 3:07 pm
Contacto:

segunda ago 30, 2004 3:42 pm

Poix, isso dos legumes é lixado, por acaso das-lhe alguma coisa para ele engerir para ajudar a triturar os alimentos?Pois........ é que tal como os pombos eles também presisam de engerir um certa quantidade de Grit que se compra nas lojas... tenta isso, ou então é falta de calcio que podes dar-lhe na forma de osso de choco, sim isso, é uma boa fonte de calcio... pode ser po esse motivo que ele não se aguenta, por o seu eskeleto ñ aguentar... pode ainda ser por stress....bom espero que tenha podido ajudar.. aconselho-te a fazeres o que te disse sobre o Grit e o osso de choco, se ñ funcionar é melhor ires ao veterinário!
Kles
Membro Veterano
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

segunda ago 30, 2004 7:26 pm

Ois,

Com esses sintomas todos o melhor seria mesmo ir já ao veterinário.

Por enquanto é melhor separa-lo do outro periquito e parar de lhe dar verduras e outras coisas que possam agravar a situação caso seja um problema dos intestinos.

Quanto ao grit, ao contrário dos pombos os periquitos NÃO precisam de grit e este pode até ser-lhes prejudicial ao causar uma obstrução no tubo digestivo. Sei que existem vários livros(geralmetne os menos recentes e desactualizados) e até alguns sites que o recomendam, mas isto foi provado errado.

As melhoras para o seu periquito ;)
drlpfae
Membro Veterano
Registado: sábado set 07, 2002 12:28 pm

segunda ago 30, 2004 7:34 pm

como a Kles disse o melhor é mesmo levares o periquito a um vet porque com esses sintomas todos ele deve estar com algum problema grave.

se não conheceres nenhum vet que perceba de aves diz onde moras que pode ser que alguém aqui do forum te ajude

se não tiveres mesmo hipoteses de o levar a um vet deves separá-lo do outro periquito e por a gaiola num sitio sossegado e abrigado, deves ainda dar-lhe papa e agua para ele não desidratar.
Vanadis
Membro Veterano

segunda ago 30, 2004 9:30 pm

Olá ;)

Obrigado a todos!! ;)

O Flokito esteve em vias de ir ao vet, só q entretanto melhorou! :D Deve ter sido um desarranjo intestinal momentaneo, que conjugado com o calor não funcionou lá muito bem para o bichinho. Mas ele já está bem! :D
Nõa lhes dou osso de choco, dou-lhes um bloquinho de cálcio que eles bicam de qd a qd; assim mantêm o bico afiado e cálcio não lhes faltará. Também ponho areia no fundo da gaiola, para a higiene e para eles engolirem, de modo a facilitar a digestão.

O saldo positivo é que o Flokito agora está mais meiguinho e adepto de festas. Basta ver um dedo a aproximar~se e eriça logo as penas do pescocito, virando a cabecita p o lado e deliciando-se com as festas! Incrível. ;)

Obrigada a todos!!!
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

terça ago 31, 2004 11:13 pm

O alpista é dado a piriquitos??? (desculpem a ignorância mas nunca dei alpista aos meus piriquitos, só aquelas sementes redondas parecem bolinhas)
stuff
Registado: terça ago 31, 2004 9:52 pm

terça ago 31, 2004 11:35 pm

Pelo o ke li tb podera ter apanhado alguma corrente de ar.
Kles
Membro Veterano
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

terça ago 31, 2004 11:50 pm

Ois,

Leoa_nova, as "bolinhas" são o milho alvo(maiores), ou o painço(mais pequenas). As boas misturas para periquitos têm milho alvo, painço, aveia , umas sementes brancas(estas na minha opinião desnecessárias porque são demasiado grandes para os periquitos partirem a casca) e uns pedaços coloridos de pão. Os periquitos também comem alpista, por isso eu misturo a mistura para periquitos com mistura para mandarins ou canários, para dar mais variedade(têm mais algumas sementes diferentes).
Nõa lhes dou osso de choco, dou-lhes um bloquinho de cálcio que eles bicam de qd a qd; assim mantêm o bico afiado e cálcio não lhes faltará. Também ponho areia no fundo da gaiola, para a higiene e para eles engolirem, de modo a facilitar a digestão
Os ossos de choco não têm problema. Pessoalmente prefiro ossos de choco a blocos de cálcio por que são mais naturais, mas isso depende das preferências de cada um. Quanto a engolir a areia, como já referi isso não ajuda a digestão. Já vi a Tola(periquita) a "comer" areia, mas como tinha residuos de conchas, etc suponho que o fazia pelo cálcio, até porque a parecia triturar no bico. De outro modo podia ser prejudicial.
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

quarta set 01, 2004 9:45 am

Acho que devias dar osso de choco à mesma. E quanto ao grit, toda a informação que tenho é que se deve dar, inclusivé fui com dois piris ao vet já esta semana e foi fortemente recomendada a areia com minerais eo grit.
Mais o próbiótico! importante nessas questões intestinais.
Dão-se gerbos da Mongólia. lilases, siameses...
Vanadis
Membro Veterano

quarta set 01, 2004 5:23 pm

Ok, vou lá pôr um osso de choco também!

Também sempre me foi dito que a areia os ajuda na digestão. Mas areia triturada, com minerais, específica para periquitos.

Também lhes dou alpista. Misturo o cocktail que normalmente é para periquitos com alpista e uma papa á base de frutas. Também lhes dou fruta fresca e legumes, em especial cenoura, que os meus bichos adoram.

Desculpem a ignorância, mas o que são probióticos??
Kles
Membro Veterano

quinta set 02, 2004 11:05 am

Os probióticos estimulam a flora natural ao nivel do papo e sistema intestinal, atacam as bactérias patogénicas e contêm enzimas que ajudam na digestão. São muito bons para prevenção, e suponho que também podiam ajudar o seu periquito(ajudar, não devem funcionar por si só como cura). Aconcelho o Probizime da Versele-Laga.
TYPHOON
Membro
Registado: sábado jul 31, 2004 6:34 pm

segunda set 06, 2004 12:42 pm

O que é isso de Grit? É areia? É que a senhora que me deu um periquito disse-me para eu por areia no fundo da jaula.
Agradecia que alguem me informe que eu não percebo nada de aves e quero começar a aprender a tratar o meu novo amiguinho.
Obrigado,
TF
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

terça set 07, 2004 2:51 pm

Antes de mais vais à secção «Aves», clicas no periquito e daí vais para o fórum do periquito!
Coisas importantes: mistura de sementes própria para periquitos;
legumes frescos uma vez por semana ( não abusar dos verdes sobretudo alface, o abacate é venenoso para os piris );Não se pode dar nada tirado do frigorífico! e lava tudo muito bem.
osso de choco ou bloco de cálcio;
grit (pedrinhas) ou areia com extrato de ostra ( é barato vende-se nas lojas da especialidade); mudar a água diáriamente; podes pôr a areia no fundo, e de vez enquanto pôr uma folha de lixa para não crescerem as unhas em demasia ( isto é discutível...); convém q os poleiros sejam de madeira não envernizada.
As gaiolas redondas não são aconselhadas. Hum... parece-me q é tudo.
Responder

Voltar para “Aves”