Morreu o meu canário, embora faça criação de canários e tenha muitos, este é especial comprei-o a um criador amigo à cerca de 13 anos, na altura eu queria um canário que cantasse bem ele vendeu-me este com cinco/seis anos. Era um canário lindo todo amarelo, reconhecia o meu assobio, quando o tratava atirava-se à minha mão, era um Amigo.
Durante anos cantou, e encantou-me deixou de ser um simples canário para ser um amigo, deu-me horas de canto e de alegria em troca de um simples punhado de comida, o seu canto ainda hoje se ouve cá em casa.
De há dois anos para cá, as asinhas do meu Amigo deixaram de se mexer, começou a deixar de voar, a evitar os saltos para os poleiros do cimo da gaiola, coloquei-os mais abaixo, mas mesmo assim insistia em viver e a cantar.
Ultimamente já nem nos poleiros junto ao chão utilizava, comecei-lhe a colocar a água e a comida em vários comedouros no fundo da gaiola, mas mesmo assim insistia em viver e a cantar.
Muitas vezes encontrava-o a dormitar no fundo da gaiola, as patinhas começavam a dar sinal da sua longa vida, já não se colocava em pé, mas mesmo assim ao ver aproximar vinha na minha direcção, e tentava-se atirar para a minha mão. Havia dias em que estava mais parado, mas no dia seguinte arrebitava.
Ontem ele estava mais parado do que nunca, mal abria os olhos, tinha uma respiração ofegante, estive durante um bom bocado a falar com o meu Amigo, a dar-lhe força.
Hoje, dia 26/09/2004, de manhã cedo fui vê-lo, e estava

Esta mensagem é o meu tributo para com o meu Amigo, um Obrigado por tudo o que me deste meu querido Amigo. O teu canto jamais será apagado cá de casa. Descansa em paz Amigo....