Dúvidas sobre canários (É importante para mim...)

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
birdy_lover
Membro
Registado: domingo set 19, 2004 11:16 am

quarta set 22, 2004 3:30 pm

Olá a todos os membros e outros deste maravilhoso clube! :)
Queria saber umas coisinhas sobre canários, se me pudessem responder... :oops:

1- É normal eles comerem penas, daquelas que caem na muda da pena?

2- O meu canário é laranja no peito, tens uns lindos olhinhos pretos e é malhado cinzento... mas não sei de que raça é! Help...

3- As papas de cor dão a sua cor ao canário? (parece absurdo)

4- Quais os frutos venenosos para canários? É que gosto de lhe dar fruta, mas não sei se é a melhor... OK, sei que o abacate é venenoso, mas se houver mais alguma digam, please... :?

Terei o maior prazer em responder ás perguntas que souber de canários, estou disponível! Metam as dúvidas aqui! :lol:
Um abraço aos amantes de animais da Birdy_Lover
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

quarta set 22, 2004 3:38 pm

Olá, bem vinda :)

Então cá vai a minha opinião ;) :

1. Eu desconheço que eles comam as penas, no entanto gostam de ficar com elas no bico para brincar.

2. A raça do seu deve ser igual aos meus três rafeiros lindos, ou seja um purissimo Sem Raça Definida ;)

3. A papa que costumo dar aos meus varia, mas normalmente é a de ovo (amarela)

4. Para além do abacate não conheço mais nenhum.
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quinta set 23, 2004 9:59 am

Eu no início dei aos meus canários amarelos, papa vermelha.... ficaram laranjas... mais o macho do que a fêmea... agora só dou amarela, mas não voltaram a ficar amarelitos. Agora são amarelos e cor-de-laranja. ;)
birdy_lover
Membro

quinta set 23, 2004 11:03 am

Olá outra vez! Obrigada pela sua resposta imediata, sac, e espero que os seus bichinhos estejam bons :) . A papa que eu dou ao meu Pigo é laranja e ele tb é laranja, por isso é capaz de haver alguma relação.

Mas ultimamente tem andado mais branquinho!!! Será da idade?! (só tem 3 anos, não é muito velhinho :) , mas isso preocupa-me se alguém souber ou tiver o mesmo problema, diga por favor.

Estou ansiosa por pôr a fotografia do meu canário ao lado da mensagem mas vou precisar de alguma ajuda porque não sou nenhuma expert :oops: mas acho que está alguma coisa no fórum dos novos membros...
Cumprimentos da Birdy_Lover ;)
sac
Membro Veterano

quinta set 23, 2004 11:31 am

Olá,

Penso que a papa laranja tem a ver com a composição da mesma e que a relação da cor da papa não tem nada a ver com a cor do canário ;)
O mesmo já não se passa com a papa vermelha que serve para dar coloração às penas do canário.
birdy_lover
Membro

quinta set 23, 2004 11:40 am

Talvez, talvez... não sei isso muito bem, mas parece-me que é realmente a cor vermelha que dá a cor :? Hum...

Vou experimentar comprar e depois digo mais alguma coisa!!! Obrigada! ;)

A ver se ele recupera a cor que tinha dantes, mais vivaça...

P.S- O meu canário é muito semelhante aos seus, tinha razão! ;)
sac
Membro Veterano

quinta set 23, 2004 11:46 am

Então é um rafeirinho lindo ;)

Quando for comprar a papa vermelha informe-se bem antes de a comprar, em primeiro lugar porque em excesso pode provocar lesões no fígado do pássaro, em segundo, veja se vale mesmo a pena, porque segundo sei, é necessário a ave possuir o factor vermelho para assimilar bem a cor, caso contrário não serve muito (penso q é mais ou menos isto :oops: ) ;)
birdy_lover
Membro

quinta set 23, 2004 3:47 pm

Olá novamente! Muito obrigada pelo precioso conselho, sac, não estava ao currente dessa situação das papas :oops:

Ok, prometo que é só mais esta, que diz respeito ao banho dos canários: os seus canários tomam banho com que frequência?

É que o meu, lá de vez em quando, põe a patinha no suporte do bebedouro e enfia lá a cabeça, mas nunca toma banho. Tentei habituá-lo à banheira, mas não consegui! :oops: Alguém tem uma sugestão!?

Por isso, quando o calor aperta, tenho de o borrifar com uma daquelas coisas que deitam jactos finos, mas o pobre do Pigo tem um medo danado do objecto! Gostava de fazer alguma coisa para o habituar pelo menos ao borrifador, mas o quê, não sei! :?

Cumprimentos a todos da Birdy_Lover ;)
jrffernandes
Membro
Registado: terça dez 18, 2001 9:09 pm

sexta set 24, 2004 10:46 am

Bom Dia

Em relação às questões colocadas inicialmente, vou dar a minha opinião.

1- As aves não comem penas, mas se estiverem mais uma ave juntas podem arrancar penas uma à outra, e ai na maior parte das vezes significa que existem deficiencias alimentares, que aves compensão atrvés da picagem fazendo sangue.
Se o seu canário está sozinho parto do principo que brinca com as penas.

2-Em relação à raça pelo que descreveu é atipica, pois não se enquadra em nehum standar oficial de raças de canários, poderá eventualmento ser um canário Arlequim Português, mas para ter a certeza teria que ver a ave.

3- Sim é a alimentação que influencia a côr dos canários, toda a alimentação influencia, pois na sua composição encontra-se uma substancia "carotenos" que altera a côr, no caso das papas dado que têm uma percentagem grande de carotenos (cataxantina ou carofil), vai influenciar e de que maneira a côr dos canários.
Para que os canários fiquem com uma còr vermelha, genéticamente tem que conseguir absorver os carotenos na sua máxima expressão, caso genéticamente não tenham o factor vermelho só ficarão alaranjados.

4- Podemos dar praticamente todos os tipos de frutos, tendo em atenção o referido , também os frutos e até legumes podem alterar a côr das aves principalmente, o tomate e cenoura.

5- Quanto ao banho todas as aves gostam de banho, e ao contrario do que se possa pensar é na altura do dia em que está mais fresco que os canários tomam banho, por isso recomendo que deixe a banheira na gaiola mais tempo e o canário vai acabar por se abituar e tomar banho.
O banho é importante pois vai limpar a plumagem, deixá-la brilhante e sedosa e até facilitar a muda.

Cumprimentos
Fernandes
birdy_lover
Membro

sexta set 24, 2004 1:09 pm

Obrigada pela sua opinião. Vou tentar colocar a banheira num lugar da gaiola e deixar ficar algum tempo, para ver se ele se habitua. ;)

Quanto às papas, acho que experimentarei a papa vermelha, mas haverá alguma espécie de teste para eu ver se ele assimila a cor?

Ou basta ele ser vermelho?

Quanto às penas é muito esquisito porque ele remói e remói as penas, não parece que brinca com elas. Remói e remói até elas ficarem muito fininhas e aí larga (acho que nunca o vi comer). Será que é por diversão? :p

Luizmacedo
Membro Júnior
Registado: sábado out 23, 2004 6:17 pm

sábado out 30, 2004 2:30 am

Se o seu canário tem fator vermelho, ou seja, geneticamente é veremelho, quando se alimentar de papas que cotenham caroteno durante a muda de penas, vai se colorir de vermelho. As partes lipocromicas de vermelho e as partes melanicas de avermelhado. Se nao tem fator vermelho, vai se colorir de laranja.
Quanto a ele ficar bicando penas, experimente por na gaiola um pedaço de osso de Ciba ou algum preparado sólido que contenha cálcio. Ambos sao vendidos em lojas especializadas em aves.
Luizmacedo
Membro Júnior

sábado out 30, 2004 2:31 am

Se o seu canário tem fator vermelho, ou seja, geneticamente é veremelho, quando se alimentar de papas que cotenham caroteno durante a muda de penas, vai se colorir de vermelho. As partes lipocromicas de vermelho e as partes melanicas de avermelhado. Se nao tem fator vermelho, vai se colorir de laranja.
Quanto a ele ficar bicando penas, experimente por na gaiola um pedaço de osso de Ciba ou algum preparado sólido que contenha cálcio. Ambos sao vendidos em lojas especializadas em aves.
Luizmacedo
Membro Júnior

sábado out 30, 2004 2:33 am

sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

quarta nov 10, 2004 3:36 pm

Ciba=choco, ou seja o osso do choco

sim, parece-me q é necessário dar papa vermelha aos canários factor vermelho, durante a muda ( Agosto_ Outubro)

E já agora, alguém me pode dizer se os canários fazem o ninho sozinhos ou se é necessário colocar lá qq coisa dentro?
Dão-se gerbos da Mongólia. lilases, siameses...
Responder

Voltar para “Aves”