Dúvida de periquito (urgente, por favor, quem souber responda...)

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
birdy_lover
Membro
Registado: domingo set 19, 2004 11:16 am

quarta nov 03, 2004 5:05 pm

Uma conhecida minha tem um periquito que é da raça personatta, acho eu. Ele já teve uma periquita (deviam fazer um lindo par!) mas ela morreu. A minha conhecida perguntou-me o que deve fazer com o periquito e eu não sei o que lhe dizer.

Ela diz que ele encolhe-se a um canto, tem as penas eriçadas, não canta, anda de bico aberto e ocasionalmente raspa-o no poleiro. Será trauma devido à morte da companheira?

E como fazer para ele ultrapassar essa situação?

Muito obrigado! ;)
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

quarta nov 03, 2004 5:14 pm

mmm...em principio, se ele se encolhe a um canto e está com a spenas eriçadas, é porque está doente...acho...

Ele respira como? Normalmente ou faz um barulho que não é comum nele?
Kles
Membro Veterano
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

quarta nov 03, 2004 6:57 pm

Com esses sintomas muito povavelmente está doente. A periquita morreu a pouco tempo? Se não a tinham separado quando ela ficou doente, é possivel que lhe tenha pegado a doença.

O mais indicado é ir ao veterinário(as doenças nos periquitos actuam muito depressa e se se hesitar pode ser fatal), mas se não puder e ele ainda comer e beber bem pode deitar um antibiótico (próprio para aves, obviamente) na água e mante-lo quente, isto se esses são todos os sintomas. As fezes são normais?
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

quinta nov 04, 2004 12:33 pm

É exactamente o que o Kles lhe diz, a periquita pode ter contagiado o bichinho, mto provavelmente. Penas eriçadas e estar encolhido a um canto são sintomas de doença. Há antibióticos próprios para os periquitos, que se compram no veterinário ou lojas de animais; e, como o Kles disse, as doenças nos piris actuam muito depressa e estes bichinhos são mto frágeis, a sua amiga tem de actuar depressa. Há quem aconselhe tb aquecer o ambiente onde o piri está, pq qd estão doentes têm tendência para perder calor corporal; uma lâmpada de infravermelhos costuma ser indicada, ou então, simplesmente um local mais aquecido, livre de correntes de ar.

Mesmo com estes cuidados, convém ir ao veterinário assim q for possível, o mais rápido que der. Falo por experiência própria, :( .

Boa sorte para a sua amiga, espero ter ajudado.
birdy_lover
Membro
Registado: domingo set 19, 2004 11:16 am

sexta nov 05, 2004 2:18 pm

Muito obrigada pelas vossas amáveis respostas, não estava à espera de tanto.

A minha conhecida foi à loja onde comprou o periquito e disseram que era asma :o achei esquisito quando soube, não fazia a minima ideia que um pássaro podia ter asma :oops:

Agora já está melhor, mas acho que agora tem uma bomba ou assim para o piri.

Obrigado! ;)
Responder

Voltar para “Aves”