Pessoal, ganhei 2 peroquitos dos meus primos, eles já "cuidam" (e muito mal) deles há algum tempo...
Quando eles cantavam muito meus primos os cobriam com um pano preto, as vz ficavam o dia todo comm esse pano, fiquei sabendo que há um bom tempo ñ eram trocados e ñ eram alimentados regularmente, fiquei muito p*to com meus primos quando soube...
O que acontece é que um deles é muito arisco muitas vz briga com o outro, que vira e mexe tenta fazer um carinho e vive cantando, mas quando alguem chega perto ele para de cantar na hr...
=(
Será que tem jeito deles voltarem ao normal?
Perikito traumatizado e arisco.... =(
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Ainda os tem consigo há pouco tempo - deduzo.
Paciência, a meu ver, é o melhor.
Eles têm de chegar à conclusão que agora é diferente - que ninguém os vai reprimir por fazerem barulho, que não lhes vai faltar comida nem água, que, quando você se chega a eles é para lhes dar um miminho.
O meu falcanito veio de um "criador" e era arisco como tudo.
Já lá vai um ano e só há poucos meses é que voa para cima de nós, deixa fazer festas, come do nosso prato e fica contente quando nos vê.
Ainda hoje não se deixa pegar - rais partam os "criadores".
Quanto a ser agressivo talvez seja melhor, para já, separá-los, para não se magoarem.
E depois voltar a juntá-los quando estiverem mais adaptados.
Certamente há foristas aqui que sabem mais que eu disto.
É só a minha opinião.
Paciência, a meu ver, é o melhor.
Eles têm de chegar à conclusão que agora é diferente - que ninguém os vai reprimir por fazerem barulho, que não lhes vai faltar comida nem água, que, quando você se chega a eles é para lhes dar um miminho.
O meu falcanito veio de um "criador" e era arisco como tudo.
Já lá vai um ano e só há poucos meses é que voa para cima de nós, deixa fazer festas, come do nosso prato e fica contente quando nos vê.
Ainda hoje não se deixa pegar - rais partam os "criadores".

Quanto a ser agressivo talvez seja melhor, para já, separá-los, para não se magoarem.
E depois voltar a juntá-los quando estiverem mais adaptados.
Certamente há foristas aqui que sabem mais que eu disto.
É só a minha opinião.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm
AISD então ???aisd Escreveu: Ainda hoje não se deixa pegar - rais partam os "criadores".![]()

Uma ave por natureza não gosta de ser agarrada e esse facto nada tem a ver com o criador.
Obviamente que, quando criada de muito nova e sendo solta com regularidade, acaba por criar laços com os donos, que lhes permite manter alguma proximidade com este.
Seria impensável eu criar esses laços com todas as minhas aves, afinal de contas são quase 150

No entanto a situação descrita pelo forista é bem diferente, além do instinto natural da ave, existe provavelmente uma questão de medo por tudo a que foram sujeitas, mas estou certo que com o tempo e alguma paciência, essas aves se tornarão mais dóceis.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Tem razão, Budgerigar.
São muitas aves.
Foi só um desabafo.
Aliás devia ter posto um smile em vez de uma zanga.
Para mim foi, de início, uma grande tristeza, pois só conhecia a Piu-piu que criei desde que saiu (foi posta fora pelos pais) do ninho.
Não esperava que levasse tanto tempo a adaptar-se.
Mas lá vai.
Apesar disso já me convenci que nunca vai ser a mesma coisa que a Piu-piu.
Se vier a ter mais, vou ver se conveço um criador a deixar-me levar o passarito assim que fôr posto fora do ninho.
É uma 3ª experiência que vai ser diferente das outras duas.
Como se dará com os outros dois, com menos - forçosamente - atenção do que teve a Piu-piu (era única) mas ainda assim com muita atenção e muito amor.
Aliás não já não a agarrramos, tanto ela como o Falcanito basta pôr o dedo para eles subireme levmo-los assim para onde queremos.
Agarrar foi no princípio que ela não queria ir para a gaiola dormir por nada deste mundo.
Levei montes de bicadas.
Têm mau feito a minha piri.
Eu cá gosto.Montes de personalidade.
São muitas aves.
Foi só um desabafo.
Aliás devia ter posto um smile em vez de uma zanga.
Para mim foi, de início, uma grande tristeza, pois só conhecia a Piu-piu que criei desde que saiu (foi posta fora pelos pais) do ninho.
Não esperava que levasse tanto tempo a adaptar-se.
Mas lá vai.
Apesar disso já me convenci que nunca vai ser a mesma coisa que a Piu-piu.
Se vier a ter mais, vou ver se conveço um criador a deixar-me levar o passarito assim que fôr posto fora do ninho.
É uma 3ª experiência que vai ser diferente das outras duas.
Como se dará com os outros dois, com menos - forçosamente - atenção do que teve a Piu-piu (era única) mas ainda assim com muita atenção e muito amor.
A Piu-piu também não gosta.Uma ave por natureza não gosta de ser agarrada
Aliás não já não a agarrramos, tanto ela como o Falcanito basta pôr o dedo para eles subireme levmo-los assim para onde queremos.
Agarrar foi no princípio que ela não queria ir para a gaiola dormir por nada deste mundo.
Levei montes de bicadas.
Têm mau feito a minha piri.
Eu cá gosto.Montes de personalidade.

<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Bom parece q eles estão melhorando, agora jah estão cantando, já ficam juntos, as vz até fazem carinho um no outro...
As vz o verde que é mais bravinho ainda espulsa o amarelo do puleiro ai cada um fica no seu puleiro, mas a maior parte do tempo estão juntos!
Muito obrigado a todos...
Agora...
Será q tem jeito de acostuma-los comigo??? Tipo fazer eles subirem na mão...

As vz o verde que é mais bravinho ainda espulsa o amarelo do puleiro ai cada um fica no seu puleiro, mas a maior parte do tempo estão juntos!
Muito obrigado a todos...
Agora...
Será q tem jeito de acostuma-los comigo??? Tipo fazer eles subirem na mão...

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm
Olá! Bem vindo!
Fico contente por ver a atitude que tomou, de resgatar os periquitos!
Pelo que descreveu, eram mesmo maltratados...
. Uma coisa...são ambos machos, fêmeas ou é um casal?
Para saber mais um pouco sobre como domesticar piris, leia os tópicos deste fórum "episódios caricatos com aves" e "qtos anos dura um periquito", lá tem várias dicas,
.
Eu tenho um piri domesticado, o Gadjot, e comecei a domesticação quando ele já era adulto. Muita paciência, amor, carinho e bicadas depois, é um lindo bichinho que anda atrás de nós para todo o lado, vem quando o chamamos, anda pelas nossas mãos, braços, cabeças e tenta comer do nosso prato (é um chato com a comida),
. O segredo é mesmo paciência e persistencia. Nunca se irrite com eles, fale-lhes sempre suavemente.
Também tive um que era um docinho, foi domesticado desde que saiu do ninho, esse deixava que lhe fizessemos festas. Mas faleceu há pouco tempo.
Os piris detestam ser agarrados. Há os que protestam muito (como o gadjot) e há os que dão só a entender que não gostam mas que toleram (o Flokito era assim)
O Gadjot também é muito palrador, farta-se de falar (diz algumas palavras), assobiar e trautear. Ás vezes falo com ele e ele depois repete ao meu ouvido,
.
Muita sorte com os seus amiguinhos, e vá contando que tal estão eles, sim?

Fico contente por ver a atitude que tomou, de resgatar os periquitos!

Para saber mais um pouco sobre como domesticar piris, leia os tópicos deste fórum "episódios caricatos com aves" e "qtos anos dura um periquito", lá tem várias dicas,

Eu tenho um piri domesticado, o Gadjot, e comecei a domesticação quando ele já era adulto. Muita paciência, amor, carinho e bicadas depois, é um lindo bichinho que anda atrás de nós para todo o lado, vem quando o chamamos, anda pelas nossas mãos, braços, cabeças e tenta comer do nosso prato (é um chato com a comida),

Também tive um que era um docinho, foi domesticado desde que saiu do ninho, esse deixava que lhe fizessemos festas. Mas faleceu há pouco tempo.
Os piris detestam ser agarrados. Há os que protestam muito (como o gadjot) e há os que dão só a entender que não gostam mas que toleram (o Flokito era assim)

O Gadjot também é muito palrador, farta-se de falar (diz algumas palavras), assobiar e trautear. Ás vezes falo com ele e ele depois repete ao meu ouvido,

Muita sorte com os seus amiguinhos, e vá contando que tal estão eles, sim?

Pois é, eles eram maltratados, mas também meus primos são crianças e acho que não consegue perceber que animal não eh brinquedo, ai deu no que deu...
Bom quanto ao sexo eu ñ sei bem ainda, tem um que tenho certeza que é femea pq tem o "nariz" (esqueci o nome

Eu perguntei a um dono de uma petshop e ele disse que talvez o sexo ainda não esteja bem aparente pq o periquito pode ser muito novo...
Bom com esperança de ser um casal eu comprei uma casinha com ninho, mas tive que mudar a posição dos puleiros para colocar a casinha e eles estranharam muito, nem sobem mais nos puleiros, acabei de botar, acho que daqui apoco eles se acostumam neh?
-
- Membro Veterano
Realmente as crianças não têm noção de como cuidar de um bichinho. Mas cabe aos pais ensiná-las...
.
O piriquito que diz ter a cera (o "nariz"´, é assim que se chama,
) meio bege clara, como é ele? De que côr é? E os olhos, têm íris? Só vejo duas hipótese, ou ainda é um bébé e ainda não dá para saber o sexo, ou é um daqueles piris cuja cera, nos machos, não fica azul.
Tem uma forma de saber se é macho ou fêmea, através da palpação da zona cervical. Num dos tópicos que lhe indiquei atrás (o "episódios caricatos c aves", provavelmente) está indicado como proceder.
Qto à questão dos poleiros, às vezes os piris estranham mudanças e podem levar algum tempo a habituarem-se. Espero uns tempitos, eles logo se acostumam,
.

O piriquito que diz ter a cera (o "nariz"´, é assim que se chama,

Tem uma forma de saber se é macho ou fêmea, através da palpação da zona cervical. Num dos tópicos que lhe indiquei atrás (o "episódios caricatos c aves", provavelmente) está indicado como proceder.
Qto à questão dos poleiros, às vezes os piris estranham mudanças e podem levar algum tempo a habituarem-se. Espero uns tempitos, eles logo se acostumam,

A fêmea é verde com asa preta e verde, há penas pretas tbm na parte de cima da cabeça, a cera dela é bem marrom, ela é meio agressiva as vezes faz carinho no outro outras vezes o bica, canta pouco, quando canta emite um assobio bem alto.
O outro que eu não sei o sexo é maior que a femea canta sem parar, vive tentando fazer carinho nela. É amarelo com algumas penas verdes. Não consegui ver a iris dele. Sempre vejo ele fazendo uns movimentos com a cabeça, balançando a cabeça como se estivesse dizendo "sim" enquanto canta.
Minha tia falo que eles devem ter menos de 1 ano ou 1 ano no maximo.
Quanto aos poleiros eles jah se acostumaram, mas ainda não entraram na casinha.
O outro que eu não sei o sexo é maior que a femea canta sem parar, vive tentando fazer carinho nela. É amarelo com algumas penas verdes. Não consegui ver a iris dele. Sempre vejo ele fazendo uns movimentos com a cabeça, balançando a cabeça como se estivesse dizendo "sim" enquanto canta.
Minha tia falo que eles devem ter menos de 1 ano ou 1 ano no maximo.
Quanto aos poleiros eles jah se acostumaram, mas ainda não entraram na casinha.
-
- Membro Veterano
Ok, pela descrição parece-me que tem aí um piri lutino, esses não ficam com a cera azul. Acho eu, se estiver enganada algum forista mais experiente corrige-me. Mas parece-me mesmo que tem aí um macho,
. As femeas costumam ser como descreve a sua, meio agressivas.
Quanto ao ninho, é normal que eles não liguem de início. Pode levar algum tempo até sentirem curiosidade e tentarem explorá-lo.

Quanto ao ninho, é normal que eles não liguem de início. Pode levar algum tempo até sentirem curiosidade e tentarem explorá-lo.

Bom, tem uma foto deles no meu album, é do dia em que eles chegaram a minha casa.
Eles já estão começando a ficar curiosos quanto ao ninho, põe a cabeça dentro, mas não cheagam a entrar nele...
Esou pensando em cpmprar um viveiro, mas estou com medo que eles fiquem estressados com a mudança, pelo que li a gaiola deles é meio pequena...
Eles já estão começando a ficar curiosos quanto ao ninho, põe a cabeça dentro, mas não cheagam a entrar nele...
Esou pensando em cpmprar um viveiro, mas estou com medo que eles fiquem estressados com a mudança, pelo que li a gaiola deles é meio pequena...
-
- Membro Veterano
A gaiola não é muito grande, não. Mas também não é pequena!
Tem-me sido dito que os piris preferem gaiolas rectangulares, e não redondas. Qur as gaiolas redondas os deixam "meio malucos". Não sei bem se é verdade...
Eu aconselhava uma gaiola rectangular maior, para eles poderem esticar as asas e estar mais à vontade. Os piris podem stressar, mas habituam-se, especialmente se estiverem mais confortáveis.
O meu piri é muito viajado,
. Tem a gaiola de viagem e vai sempre conosco para todo o lado, de modo que mudanças é com ele,
. Ele, pelo menos, não costuma stressar. Mas cada pássaro é um pássaro, claro. é uma questão de ficar atento à reacção deles.
Boa sorte!

Eu aconselhava uma gaiola rectangular maior, para eles poderem esticar as asas e estar mais à vontade. Os piris podem stressar, mas habituam-se, especialmente se estiverem mais confortáveis.
O meu piri é muito viajado,

Boa sorte!
Bom, hj a fêmea entrou na casinha, mas não deixa o macho entrar nunca...
É assim mesmo?
Eu queria que eles dessem cria, há alguma coisa que eu possa fazer para que isso aconteça? Um amigo meu falou que era necessário colocar estopa na gaiola para que eles fizessem o ninho, é verdade?
É assim mesmo?
Eu queria que eles dessem cria, há alguma coisa que eu possa fazer para que isso aconteça? Um amigo meu falou que era necessário colocar estopa na gaiola para que eles fizessem o ninho, é verdade?