"bandido" eu???

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
hybrid
Membro
Registado: terça out 26, 2004 10:37 pm

quarta out 27, 2004 9:29 am

Caríssima colega de fórum,

Que fique claro não tenho animais ilegais em minha posse.

Claro que gosot dos animais selvagens, mas prefiro vê-los livre, observá-los na natureza.

E quanto á sua dúvida não os compro e já uma vez denunciei um lojista, mas acredite ainda hoje ele continua aberto :o :o . E não sejamos líricos que ao meu pedido eles vão panhar logo um passarito, isto não é como ir a um restaurante e pedir uma lagosta. Existem redes organizadas que possuem já os animais, e depois os lojistas entram em contacto com eles. O que eu acho que ninguém actua porque não querem, qual é o impacto que dá nos telejornais de for desmantelada uma rede de caçadores ilegais, nada, não dá votos. É o país que temos!!!! Só trabalham para o grande público. :evil: :evil:
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta out 27, 2004 8:03 pm

hybrid Escreveu: O que eu acho que ninguém actua porque não querem, qual é o impacto que dá nos telejornais de for desmantelada uma rede de caçadores ilegais, nada, não dá votos. É o país que temos!!!! Só trabalham para o grande público. evil evil
Não é bem assim. O que se passa é que este modo de actuar é dificil para quem tenta "apanhar" estes traficantes.
Segundo a legislação, tanto é culpado quem vende como quem compra.
Sendo assim, mesmo arranjando alguem que se passe por comprador, quando do flagrante, esse alguem será envolvido no processo. Não há volta a dar á lei.
Agora o que pode e deve acontecer é quem conheça este tipo de logistas deve denunciar ás autoridades. Mesmo os locais interditos a clientes serão inspeccionados, desde que pertençam ao establecimento.
Em certos casos até o proprio domicilio pode ser revistado com o recurso a um mandato de busca.

Por isso acho que TODOS os casos devem ser denunciados. Pode não funcionar 1, 2, 3 vezes em termos de actuação, mas há-de haver uma vez que são apanhados.
Creio a meu ver ser um DEVER de qualquer cidadão. Saber das coisas e não denunciar é compactuar com a situação.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
hybrid
Membro

quinta out 28, 2004 3:27 pm

Como já afirmei uma vez denunciei um comerciante, mas nada lhe aconteceu.

Eu profissionalmente tenho que verificar o cumprimento de alguma legislação, e no caso de incumprimentos tenho competências para agir e proceder em conformidade com essa mesma lei. E claro não estou atrás de uma secretária o dia inteiro à espera que alguém me venha denunciar alguma situação ilegal.

Por issso o que eu acho é que neste campo da fauna e flora, quem tem COMPETÊNCIAS legais para actuar, TEM de actuar e não estar a trás da referida secretária. E tem é de ir atrás verificar, vasculhar, façam como eu, perguntem nas lojas dos vossos bairros, já agora será que não vão a feiras, basta ir à de Sintra que é escandaloso. E a Polícia está lá sempre :o , mas a controlar o trânsito, à da Malveira nunca foram??? :o :o :o

Já deixei algumas pistas, se alguém com competência(e vontade) já tem metade do trabalho feito. ;) ;) ;)
hybrid
Membro

terça nov 16, 2004 11:09 am

Venho relatar um facto estranho, que só confirma o que atrás disse, a polícia anda tem feito rusgas às feiras em Lisboa e arredores.

No fim de semana 6/7 de Novembro estava, numa das feiras que foram cercadas e vasculhadas por dezenas ou até centenas de polícias armados até aos dentes, e começaram a apreender Dvd´s e Cd´s falsificados, roupa de 'marca', etc. A agitação era muita e no meio dela, desloquei-me para a zona das aves, aonde tinha inicialmente verificado a existência de aves selvagens, e para que estranho que pareça nenhum elemento do corpo policial investigou ou verificou o que ali se vendia.

à noite no telejornal, vi a notícia dessa intervençaõ em que uma alta patente da polisia, orgulhava-se do que tinha apreendido.

Moral da história se a rusga tivsse incidido nas aves o dito agente não tinha tido os cinco minutos de fama nos telejornais.

É o país que temos.........
Jordania
Membro
Registado: quarta fev 25, 2004 6:12 pm

quarta nov 24, 2004 9:36 am

- desculpe Noya não percebi a sua critica? :o

será que os nomes, buff, framke, kena... lhe diz alguma coisa. ;)
Jordania
Membro
Registado: quarta fev 25, 2004 6:12 pm

quarta nov 24, 2004 9:40 am

- telhados de vidro, quem não os tem?
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

domingo nov 28, 2004 5:30 am

Jordania Escreveu: - telhados de vidro, quem não os tem?
Sabe Jordania, uma grande parte dos donos de furões, não sabiam que eles eram ilegais. As nossas leis são muito confusas e mesmo o advogado aqui da arca, afirma e passo a citar:

"Gostaria de comprar um furão. É aceite por lei ?
Poderá adquirir um furão, mantendo-o em casa como se de um animal doméstico se tratasse, desde que o animal tenha todas as condições de higiene, espaço e boa alimentação. Não poderá utilizar o furão para caçar, pois a lei proíbe a caça com furão".

Esta e outras respostas afirmativas dadas directamente pelo próprio ICN, pela DGV, pelo facto das lojas os terem à venda, fizeram com que as pessoas pensassem que eles eram permitidos. E a Moya foi uma delas. Se se der ao trabalho de pesquisar no fórum dos furões, poderá verificar a veracidade do que eu lhe estou a dizer.
Mas mal soube, por mim, que eles não eram permitidos, começou de imediato a tratar de os legalizar. Não ficou de braços cruzados, já que separar-se de animais a quem votava muito carinho não era fácil (e o furão é esse tipo de animal que inspira rapidamente que uma pessoa se apegue a ele).
E o que lhes fazia? Entregava-os a quem? Às autoridades que os "despachavam" sabe-se lá para onde? Depois de se criarem laços de amizade com os animais, essas são atitudes humanamente difíceis de tomar.
Restava-lhe outra atitude, a de os legalizar. E não têm sido poucos os esforços que tem feito nesse sentido, as vozes à “velho do Restelo”que fazem desanimar mas não conseguem, nem os gastos monetários que até agora houve necessidade de serem feitos. Certo que não está sozinha, há mais pessoas também envolvidas mas isso não lhe tira o mérito, nem a autoridade para criticar quem conscientemente pratica actos menos lícitos, ou, que foi o caso, de alertar o forista para o facto de que as suas boas intenções poderiam trazer como consequência que lojistas menos escrupulosos os apanhassem/encomendassem, aliás como o próprio forista declarou. Facto este que nem ao forista se calhar terá lembrado. E neste caso, nem se tratou de uma crítica mas sim de um alerta.
O seu a seu dono.

MHZ
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

segunda nov 29, 2004 3:32 pm

Jordania,
Ao contrario do que se fala neste tópico, os furões não são especies proibidas nem se apanham na natureza como os passaros... São animais domésticos! Alias, percebi que o/ a Jordania fazia essa confusão ao perguntar no tópico dos exoticos sobre os habitos dos furões na natureza... Os furões não são animais selvagens nem estão protegidos da mesma forma que os passaros que se falam neste tópico.
Tal como disse a MHZ, não é uma questão de telhados de vidro... Os meus primeiros furões vieram do Brasil e não tinhamos indicação que fossem ilegais como animais de estimação... No forum dos furões aqui da arca pode ver como até veterinários nos indicaram que eram legais como animais de estimação... Usa-los para a caça nunca foi a nossa intenção.
Mas a comunidade furónica tem batalhado muito para os legalizar como animais de estimação, criamos uma associação, recolhemos assinaturas para uma petição, etc... Tal como diz o Fang, se mais grupos se unissem organizadamente para resolver certas questões seria possivelmente mais fácil arranjar soluções.
Já agora... Os nomes são Moya, Buffy e Famke.
Cumprimentos,
Moya
Responder

Voltar para “Aves”