Aves que palram/piriquitos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Speaker
Membro Veterano
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm

domingo set 29, 2002 9:21 pm

Boa noite,

eu gostáva de ter uma ave que fosse mansa. Isso depende de como foi criada ou existem espécies que normalmente são mansas? O piriquito que tenho é +/- manso. Depende das pessoas! Para a minha mãe ele canta, dança e dá beijinhos... Para mim se meto lá a mão resmunga e pica-me como se fosse uma ameaça! :( O que é que eu posso fazer? Ele já não é muito novo, apanhei-o à 4 anos (se não me engano...). Qual é a experança média de vida dos piriquitos? Já ouvi dizer que se os piriquitos viverem sozinhos numa gaiola que conseguem falar. Alguém sabe me dizer se é verdade? É que por mais que eu insista, não consigo nada!
Como é que as pessoas conseguem ensinar as suas aves a falar? Elas aprendem por si só, ou, é à base da recompensa? Existe algum "docinho" para piriquitos?

Obrigada e muitos cumprimentos a todos os foruenses!
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

domingo set 29, 2002 9:46 pm

É assim: em média um pirikito pode viver 7,8 anos mas o máximo é de 10. Em kestão ao uma ave ser mansa depende de tudo: como foi tratada pelo criador, da personalidade e dos donos. Kanto á fala... têm k começar o treino intenssivo desde mt bébes. :D

boa sorte. :D
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

segunda set 30, 2002 12:55 am

Embora nunca tenha experimentado ensinar um periquito a falar já li alguns livros acerca deste assunto.
Em primeiro lugar, é preciso que o animal sinta uma grande confiança e empatia com o dono, e isto consegue-se desde o tempo em que o periquito é ainda bebé ( na fase do ninho). É importante habituá-lo às suas mãos, pegando-lhe, acariciando-o e dando-lhe algumas sementes à mão. Quando o periquito tiver idade para sair do ninho, deve ser separado dos seus irmãos e posto numa gaiola à parte. O facto dele estar sozinho a partir de agora, irá exigir de si mais atenção para ele.... mexer-lhe, incitando-o a subir para os seus dedos, falando com ele.
Para que um periquito comece a "dizer" alguma coisinha, deve ir com a gaiola dele para um quarto completamente às escura para que ele não se distraia com nada e repita pausadamente a palavra que pretende que ele diga, como por exemplo "Olá".
Este exercício deve ser repetido todos os dias, às mesmas horas e deve ser feito em sessões de 10 a 15 minutos. É importante não querer que ele aprenda várias ao mesmo tempo. Só quando ele já assimilou uma palavra é que deve passar a outra e assim sucessivamente....
É um treino que exige muito de nós e do próprio animal!

Cumprimentos
rem
Membro
Registado: quinta ago 22, 2002 8:18 pm
Localização: 6 mandarins, 2 aquários, 4 cães, 1 tartaruga e 1 gato
Contacto:

segunda set 30, 2002 6:07 pm

Os piriquitos para falar, é mais complicado

É preciso eles terem vontade e você ter paciência

A minha piriquita tem 12 anos e nem "má" sabe dizer

Continou a tentar ;) ;) ;)
Speaker
Membro Veterano

segunda set 30, 2002 6:27 pm

Obrigada a todos!

Pois... É mesmo melhor desistir de lhe ensinar dizer alguma coisa...
Se não, estou eu de bengala e ele a dizer Cri-cri! Cri-cri! Cri-cri! :lol: :lol: :lol:

Muitos beijinhos para todos!
BlackPanther
Membro Júnior
Registado: domingo jan 13, 2002 6:06 pm
Localização: 5 pirikitos( 1 deles é de companhia), 1 cão, 2 cavalos

quinta out 10, 2002 6:20 pm

Há uma maneira ke nao cansa e ke pode ser eficaz: arranje um gravador e grave uma palavra. Só uma. emquanto estiver fora, ponha a funcionar,de maneira a ke funcione todo o dia, quando voltar a casa,se kiser, desligue, brinke com o pirkito repetindo a frase. Não se perde nada em tentar! :)
DoutorAnimal
Membro
Registado: terça ago 27, 2002 4:35 pm

quinta out 10, 2002 7:17 pm

bom, é assim, o periquito ainda é novo?
que idade tem?
se não for novo vai ser muito complicado! ;)
Speaker
Membro Veterano

terça nov 05, 2002 3:08 pm

Eu apanhei-o à já uns 7 anos... Já agora, uma dúvida que eu já tenho à muito tempo: Qual é a esperança média de vida de um piriquito? E se souberem de outras aves também podem dizer!!!
Acho que com o Quico (meu piriquito) não vale a pena tentar-lhe ensinar a falar... E acho que a técnica do gravador seria aborrecida e secalhar até stressante para ele, estar sempre a ouvir a mesma palavra... Não será?

Cumprimentos a todos!
DoutorAnimal
Membro
Registado: terça ago 27, 2002 4:35 pm

terça nov 05, 2002 7:18 pm

bom,
torna-lo manso ainda é possível mas ensiná-lo a falar com a idade que tem é de 1% em 1000% agora de amansa-lo é de 500% ou mais.
a esperança média de vida é de 8 a 10 anos mas pode chegar aos 15.
se queres saber a esperança de vida de outros pássaros que eu certamente te direi.
Responder

Voltar para “Aves”