Olho meio "aguado"

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Patricia1
Membro
Registado: quinta set 30, 2004 1:46 pm

sábado jan 01, 2005 8:54 pm

Ois ppl, ;)

Gostaria de saber se alguém me poderá ajudar :?
A minha caturra fêmea tem os olhos vermelhos que já por si me faz um pouco de impressão, mas um deles está parece "aguado" no canto o que eu acho ser inflamãção... :? :| Já me falaram em clorocil, mas acho que isso já nem se vende... :( :? Alguém sabe o que poderei aplicar?!
Vi também um ligeiro corte na palma da pata, sem sangue, tipo arranhão, já lhe pus betadine, será suficiente? Sara sozinho? Acham que a pomada Halibut cicatrizante faria mal à caturra?! :?
Já coloquei estas questões "nas perguntas ornitologia do vet", mas entretanto se alguém também souber algo.... agradecia ;)
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

sábado jan 01, 2005 9:11 pm

Quanto à questão dos olhos, pode tentar colocar no olho um pouco de soro fisiolósico com a ajuda de uma seringa.

Além de descongestionar, ajuda a limpar o olho de eventuais poeiras que possam ter causado essa aparente inflamação.

Relativamente à questão do arranhão, já que não é uma ferida aberta, mas um simples arranhão, penso que não necessitará de cuidados especiais.

Poderá desinfectar com um pouco de água oxigenada, mas quanto a cicatrizante, penso que não valerá a pena, já que não se trata de uma ferida aberta. No entanto esteja atenta, caso note que existe um agravar da situação, informe de imediato ao Veterinário.
Patricia1
Membro

sábado jan 01, 2005 9:35 pm

Obrigada :)
Patricia1
Membro

domingo jan 02, 2005 1:30 pm

Já lhe pus soro no olho, pareceu estar mais aliviado :)
Ponho 2 vezes por dia, mal não deve fazer, pois não? :?
Já agora dentro de quantos dias volta ao normal?
Obrigada pelos conselhos, PauloSantos ;)
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

domingo jan 02, 2005 1:37 pm

Olá

Voltar ao normal depende também do estado da inflamação.
Se não for nada de grave, penso que em 2/3 dias estará tudo normalizado.

Em Agosto passado, aconteceu-me o mesmo com 5 ou 6 aves que tinha num viveiro exterior e que devido ao vento e poeiras, ganharam uma ligeira irritação nos olhos.
Deitei algumas gotas de soro fisiológico durante 2/3 dias e eles recuperam muito bem.

Bom, eu não gosto muito de me alongar com questões de saude, pois penso que essa área é da exclusiva responsabilidade dos Veterinários ;) , mas penso que, poderá colocar o soro duas vezes por dia, por exemplo, logo pela manhã e à noitinha.

Espero que tudo volte ao normal em breve. Boa sorte
Responder

Voltar para “Aves”