Precisava de uma ajudinha de alguém esclarecido em matéria de canários.
Primeiro que tudo importa dizer que não percebo nada de canários. Comprei numa loja de aves há um par de meses um casal de canários. Nem sei a que espécie pertencem: o macho é de um laranja cor de fogo e a fêmea de um laranja amarelado. Comprei-os não para criação, mas sim para dar alguma vivacidade à minha sala, onde trabalho com um grupo de deficientes.
Acontece que percebi que o casal se dava muito bem, além disso são muito meigos e como me pareceu que estariam em fase de acasalamento (ele cantava imenso, estavam muito mais afectuosos um com o outro, era uma animação naquela gaiola

Sucede que ela há dois dias pôs o primeiro ovo. E hoje pôs outro. A minha dúvida é que ela pôs o segundo ovo no fundo da gaiola e não dentro do ninho. Eu pensei que ela tivesse derrubado o ovo e não me apercebi que se tratava de um segundo. Com medo que se partisse peguei-lhe com as mãos e devolvi-o ao ninho. Só depois percebi que era um segundo ovo.
Fiz mal em ter mexido no ovo? É normal a fêmea pôr o ovo no fundo da gaiola? Se eu não lhe tivesse pegado ela teria conseguido pô-lo no ninho sozinha?
Já agora a ideia do algodão é boa ou má ideia? Os meus canários têm condições de dar filhotes saudáveis? Posso continuar a colocar a banheira na gaiola mesmo estando ela a chocar? Desculpem-me por tanta pergunta deixada no ar...