Canários - Alguém me ajuda?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Car_lota
Registado: sexta nov 26, 2004 11:08 pm

terça jan 04, 2005 10:39 pm

Olá a todos.

Precisava de uma ajudinha de alguém esclarecido em matéria de canários.

Primeiro que tudo importa dizer que não percebo nada de canários. Comprei numa loja de aves há um par de meses um casal de canários. Nem sei a que espécie pertencem: o macho é de um laranja cor de fogo e a fêmea de um laranja amarelado. Comprei-os não para criação, mas sim para dar alguma vivacidade à minha sala, onde trabalho com um grupo de deficientes.

Acontece que percebi que o casal se dava muito bem, além disso são muito meigos e como me pareceu que estariam em fase de acasalamento (ele cantava imenso, estavam muito mais afectuosos um com o outro, era uma animação naquela gaiola :lol: ). Então comprei um ninho (não comprei a casota porque me disseram que só os periquitos usam a casota de madeira) e tenho-lhes dado (não sei se erradamente) algodão, com o qual a fêmea (e também o macho!) tem forrado o ninho.

Sucede que ela há dois dias pôs o primeiro ovo. E hoje pôs outro. A minha dúvida é que ela pôs o segundo ovo no fundo da gaiola e não dentro do ninho. Eu pensei que ela tivesse derrubado o ovo e não me apercebi que se tratava de um segundo. Com medo que se partisse peguei-lhe com as mãos e devolvi-o ao ninho. Só depois percebi que era um segundo ovo.

Fiz mal em ter mexido no ovo? É normal a fêmea pôr o ovo no fundo da gaiola? Se eu não lhe tivesse pegado ela teria conseguido pô-lo no ninho sozinha?

Já agora a ideia do algodão é boa ou má ideia? Os meus canários têm condições de dar filhotes saudáveis? Posso continuar a colocar a banheira na gaiola mesmo estando ela a chocar? Desculpem-me por tanta pergunta deixada no ar... :oops:
booki
Registado: terça jan 04, 2005 10:58 pm

terça jan 04, 2005 11:49 pm

não há mal nenhum mexer nos ovos até porque eu costumo tirar os ovos e substitui-los por uns de plástico e depois ao terceiro ovo no fim do dia coloco os três ovos e outro que irá por para nascerem todos ao mesmo tempo quanto ao algodão seria melhor comprar na loja já próprio para o ninho espero ter ajudado alguma coisa
hybrid
Membro
Registado: terça out 26, 2004 10:37 pm

quarta jan 05, 2005 9:22 am

Tantas perguntas!!

1º. Ainda não estamos na altura ideal, para deixar os canários acasalar, deveria ter esperado por Março, para os juntar.

Mas adiante, se o ninho for de corda ( acho que é estopa ), não precisa de quase nada, coloque antes tirinhas de jornal, o algodão tem o problema de se enrolar ás unhas dos canários e poder partir os ovos.

2.º Mexer nos ovos, não tem qualquer problema, convem até como já foi dito, á medida que forem colocados serem substituídos por ovos de plástico, e recolocados no ninho para o início da incubação, que demora em geral 13/14 dias podendo prolongar-se por mais um ou dois, dependendo se a fêmea se ausenta muito do ninho.

3.º Quanto a banhos um a vez por semana é o ideal.

Quanto a raças é difícil sem foto, mas serão canários de cor.

Já agora deixe de dar verduras aos canários na fase de reprodução, utilize uma boa papa de criação e um bom probiótico.

E boa sorte.
Car_lota

quarta jan 05, 2005 5:06 pm

Muito obrigada pelos esclarecimentos. Tenho pena de ter procedido mal com relação ao acasalamento, mas acabei por ser influenciada pelos conselhos de quem me vendeu os canários. Foi esta a altura recomendada... :?

A pergunta que coloquei com relação ao mexer nos ovos, foi pelo receio de que a fêmea os renegasse depois de me ver a mexer-lhes. Pela lógica a fêmea deveria ter posto o 3º ovo hoje, mas isso não aconteceu. Confesso que estou um bocado preocupada... :roll: :D

Se alguém tiver mais sugestões eu agradeço porque sempre aprendo mais umas coisinhas!

Car_lota
MiguelSantos
Membro Júnior
Registado: quarta jan 05, 2005 11:55 am

quarta jan 05, 2005 5:19 pm

Já lhe foram dadas boas dicas, agora consulte umas quantas páginas sobre canários, e depois aprendemos muito é com os nossos erros.

Eu por exemplo tenho caderno, que aponto tudo, até ao detalhe que possa parecer mais insignificante, durante todo o ano, claro com mais promenor na época de criação. No ano seguinte consulto-os para ver onde falhei, e aspectos a melhorar.

Como exemplo, digo-lhe o tipo de papas e suplementos que utilizo:
http://www.ornicare.com/

E lembre-se mesmo quando tudo corre mal está a aprender para a época seguinte que de certeza será melhor. Desistir nunca.
zecouves
Membro Veterano
Registado: domingo jan 02, 2005 7:23 pm

quarta jan 05, 2005 8:45 pm

[quote=Car_lota]
Muito obrigada pelos esclarecimentos. Tenho pena de ter procedido mal com relação ao acasalamento, mas acabei por ser influenciada pelos conselhos de quem me vendeu os canários. Foi esta a altura recomendada... ?

A pergunta que coloquei com relação ao mexer nos ovos, foi pelo receio de que a fêmea os renegasse depois de me ver a mexer-lhes. Pela lógica a fêmea deveria ter posto o 3º ovo hoje, mas isso não aconteceu. Confesso que estou um bocado preocupada... roll D

Se alguém tiver mais sugestões eu agradeço porque sempre aprendo mais umas coisinhas!

Car_lota Gostaria de asber se consulto o sites que lhe enviei...
[/quote]
Car_lota

quarta jan 05, 2005 9:20 pm

Caro zecouves,

Consultei sim e confesso que fiquei com algumas dúvidas esclarecidas, no entanto há determinadas dúvidas que ainda persistem, como por exemplo se é normal que a fêmea ainda não tenha posto o 3º ovo, uma vez que, pela lógica e pelo que li, isso aconteceria ao 3º dia.

Continuo sem saber se posso fazer o que tenho feito todos os dias: Colocar a gaiola ao sol (com o ninho um pouco mais protegido), para que eles desfrutem da luz solar (não mudo propriamente a gaiola de sitio, arrasto o suporte apenas um pouco, já que tive o cuidado de ter isso em atenção quando escolhi o local definitivo da gaiola).

Gostaria de saber ainda se é prejudicial aos canários um ambiente agitado, onde circula um numero razoável de pessoas, quando se encontram no período de incubação...

Se não for pedir muito, poderia esclarecer-me no que conseguir?
MiguelSantos
Membro Júnior

quarta jan 05, 2005 9:27 pm

Muitas vezes as canárias descansam um dia durante a postura, embora aconteça no último ovo, que até é mais pequeno. Poderá tb o ovo de hoje ter sido comido!!

Quanto a mexer nas gaiolas, desde que estejam sempre protegidas de correntes de ar, e se os pássaros estiverem habituados tudo bem. Embora o ideal é a gaiola estar sempre no mesmo local, e que o local seja calmo.
Car_lota

quarta jan 05, 2005 9:37 pm

Se o ovo foi comido, porque razão não encontrei cascas na gaiola? ou é normal, quando isso acontece, a casca também ser comida?

Sinceramente pensava que só os periquitos comiam os ovos ou matavam os filhotes. Foi até essa uma das razões porque preferi os canários.

Muito obrigada pelos esclarecimentos. Estão a ser-me de grande valia. Já não me sinto tão perdida. ;)
MiguelSantos
Membro Júnior

quarta jan 05, 2005 9:44 pm

Calma com o andor os canários não comem os filhotes.

E se comerem os ovos poderá não ficar nenhum vestígio, mas tal comportamento demonstra carências alimentares, não basta dar só mistura para canários e água fresca todos os dias.
Car_lota

quinta jan 06, 2005 12:05 am

Eu não quis dizer que comiam os filhotes... porque realmente essa foi um das garantias que me deram. Referia-me aos periquitos, mas se calhar expressei-me mal.

O que tenho dado aos meus é uma mistura para canários, a dita papa amarela e umas vitaminas que se colocam na água. Não coloco fora de questão que seja pouco aquilo que faço em termos da alimentação dos meus canários... como sou uma leiga neste assunto o mais provável é que realmente ande a cometer alguns erros.

Pode ser que amanhã quando chegar ao emprego eu tenha um surpresa e ao longo do dia de hoje ela tenha posto o tal ovo que faltava...
MiguelSantos
Membro Júnior

quinta jan 06, 2005 8:51 am

As famosas vitaminas amarelas, fazem mais mal do que bem aos passaritos, muitas delas o aspecto amarelo é obtivo pela adição de colorante, nada mais.

Não querendo fazer propaganda ás marcas que utilizo, e serve só como referência eu utilizo Feast-seca natural da Ornicare, existem embalagens de 1kg.

Também já utilizei a papa Profissionale, com resultados satisfeitório.

Quanto a vitaminas nem todas as marcas são boas, eu gosto da Tabernil e das da Ornicare.

Um probiótico também deverá ser adicionado á papa, a papa como é seca deverá ser adicionada água, e mudada diariamente porque se altera com facilidade.

Eu costumo adicionar Tabernil Cria, ás papas durante a criação, de forma a proteger as crias de problemas no sistema digestivo. Claro deixar de dar verduras.

Despois dê notícias. ;)
Car_lota

quinta jan 06, 2005 11:01 pm

Darei com toda a certeza... ;)

( Para meu contentamento hoje deparei-me com 3 ovinhos. :lol: )

Já agora, os produtos e marcas que refere encontram-se disponíveis em qualquer loja normal de aves, ou terei que recorrer a outro tipo de lojas?

Mais uma vez, muito obrigada.
jrffernandes
Membro
Registado: terça dez 18, 2001 9:09 pm

sexta jan 07, 2005 8:42 am

Bom dia

Acontece por vezes que a postura dos canários não seja continuada ou seja por vezes interrompem a postura um dia como parece que foi o caso.

Quanto ao arrastar a gaiola de sitio, não me parece o mais correcto principalmente durante o choco, pois com o estremecer da gaiola pode matar os embriões dentro do ovo.

Em termos de alimentação alem do que foi dito e caso venha a ter aves jovens (espero que sim), as papas devem ter um teor de proteina mais elevada nesta altura.

Para aumentar a proteina vai encontar no mercado diversos produtos entre eles o Levisin e Mix-proteico da Chemivit, produtos que uso com resultado positivos.

Cumprimentos
Fernandes
Car_lota

sexta jan 07, 2005 9:11 pm

Olá novamente...

Lamentavelmente hoje dei com a fêmea a comer um dos ovos, não sei se se terá partido e por isso ela o tenha comido...

Tenho-me esforçado bastante para lhe dar tudo o que acho que ela precisa em termos de alimentação e não encontro razão para o sucedido.

Mas... tenho outra dúvida. Hoje, pela primeira vez pude estar junto deles no período da noite, porque eles estão no meu local de trabalho. Notei que a fêmea não estava no choco e que está em cima do ninho de pé... É suposto que ela esteja sempre a chocar, ou de noite ela dorme como sempre dormiu... antes de estar a chocar? Poderá ter rejeitado os ovos? Desculpem-me a ignorância mas de dia vejo-a sempre no ninho e agora está fora do choco há um período de tempo relativamente extenso... :?
Responder

Voltar para “Aves”