Grit: vantajoso ou perigoso?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Rita_kikas
Membro Veterano
Registado: sábado out 05, 2002 10:46 am
Localização: cocker spaniel tricolor, periquitos e um aquário comunitário com muitos peixinhos
Contacto:

quarta jan 26, 2005 7:13 pm

Olá, eu li só por alto as outrras respostas portanto não sei se já falaram do que eu vou falar.
Não sou criadora de periquitos mas já vou na 5ª ninhada e nunca morreu nenhum passarinho e ficam todos de boa saúde, quando resolvi ter periquitos há uns dois anos no início morreuram alguns todos de problemas digestivos mas descobri uma comida boa (nada de marcas especiais nem nada) e não morreu mais nenhum.
Bom, quanto ao grit, não tenho a certeza daquilo que vou dizer mas pela minha experiência e a de um criador de canários, o grit pode ajudar a moer a comida mas deve ser administrado em poucas quantidades e não necessita de ser continuamente, os problemas que causam, SIM porque podem causar, é o de o pó do grit fazer mal às vias respiratórias das aves. Outro aspecto é a areia de fundo, que costuma já ter aquilo que o grit proporciona a não ser que esteja tapada por uma rede.
Durante a criação, eu pelo menos, deixo lá o grit mas eles não comem, só muito de vez em quando, dou muita papa, isso faz bem.
Mais um aspecto: os animais em geral normalmente sabem o que lhes faz bem e o que faz mal, porém os animais domésticos como perdem um pouco dos seus instintos (não necessitam de caçar ou procurar sementes) tornam-se mais gulosos, no caso das aves comem papa demais ou fruta demais, com o que aprendi deve dar-se o indispensável.

Se disse algum disparate por favor retifiquem-me. Rita
Responder

Voltar para “Aves”