Porque será?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
-CarpeDiem-
Membro Veterano
Registado: terça nov 04, 2003 4:47 pm
Localização: Cão: Alf, Gata: Sky e Periquitos: Kiko e Kika, Mandarins: Bruno e Bruna
Contacto:

quinta mar 10, 2005 10:05 pm

Olá!

Tenho uma dúvida.. que me tem dado dores de cabeça.. todos os dias ponho comida aos meus periquitos.. num entanto quando chego a casa, os dois comedouros estão completamente vazios.. e a comida está no chão.. Ora.. é todos os dias assim.. e eu estou desconfiada que a periquita anda deitar fora.. Porque será que ela faz isso?? Não percebo! Como ela está a portar-se mal.. não pus a comida no comedouro, eles que comam do chão!! :evil:
Ah e tal...
raioxpantera
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2004 11:53 am
Contacto:

sexta mar 11, 2005 11:49 am

nos meus canários eles à procura das sementes que mais gostam ao remexe-las espalham sempre algumas sementes.

assim passei a deixar menos sementes no comedouro.
ticoforpus
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2003 11:28 am

sexta mar 11, 2005 5:10 pm

Oi,

Muito posivelmente ela está a tentar "arranjar" um ninho, exprimente a colocar um na gaiola.

PJ
-CarpeDiem-
Membro Veterano
Localização: Cão: Alf, Gata: Sky e Periquitos: Kiko e Kika, Mandarins: Bruno e Bruna
Contacto:

sábado mar 12, 2005 8:53 am

Ticoforpus, realmente também estava a pensar nisso.. mas eu tenho o ninho na gaiola desde sempre.. :o
Ah e tal...
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

sábado mar 12, 2005 10:59 am

Boas

O que o Ticoforpus disse poderá ser uma realidade, embora não seja muito frequente acontecer com Periquitos.

Os Periquitos são aves que realmente estragam muito alimento, têm por hábito esvaziar por completo o comedouro em busca das sementes que mais lhes agradam.

Eu optei por colocar uma grelha no comedouro, apenas com uma pequena abertura, deste modo evita que eles possam espalhar as sementes, estragando-as.

Além desta solução, a quantidade de sementes que forneço, é apenas aquela que eles comem num espaço de 24 horas.

Para o efeito, fui por tentativas, encontrando uma medida que me permita dar apenas aquilo que eles necessitam neste espaço de tempo.

A grande vantagem é que não necessito de estar a soprar as sementes, todos os dias à mesma hora, basta-me vazar o comedouro e voltar a colocar uma nova medida.

Deixo aqui uma foto da forma como tenho os meus comedouros, esta foto foi retirada do site de um amigo meu, mas o sistema é igual, pois compramos estas tigelas no mesmo local e adoptamos o mesmo sistema.

Se a Carpediem quiser visitar este site, aqui fica o endereço:

http://pedroagapito.com.sapo.pt/

Imagem
Kles
Membro Veterano
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

sábado mar 12, 2005 3:27 pm

Ois,

Há varios comedouros anti-desperdicio à venda, ou com grades, algo aprecidos com o que o Paulo Santos mostrou, ou que têm só uma fenda pequena para a comida para eles não poderem deitar fora e uma peça po baixo para apanhar o desperdicio, etc. Alguns dos meus periquitos cotumavam deitar fora, e um comedouro comprido com grade resolveu o problema.

Faze-los comer do meio da porcaria pode fazer com que apanhem doenças.
PauloSantos
Membro Veterano

sábado mar 12, 2005 5:47 pm

Kles Escreveu: Faze-los comer do meio da porcaria pode fazer com que apanhem doenças.
Kles, fiz questão de colocar esta afirmação a Bold, afinal de contas é um factor importante a ter em conta
-CarpeDiem-
Membro Veterano
Contacto:

sábado mar 12, 2005 6:19 pm

Não stressem!!! :lol: Acham mesmo que ia fazer isso?? Comer no meio de tanta porcaria? Nem pensar.. :(

Paulo Santos, essa sua ideia foi muito boa.. e vou ter isso em conta! Também estou a pensar não pôr muita comida.. apenas duas colheres de sopa em cada comedouro, para eles, neste caso ela.. não deitar as sementes todos cá para fora. E assim irão aperceber-se que a comida faz sempre falta com tanta fome!! :)
Ah e tal...
PauloSantos
Membro Veterano

sábado mar 12, 2005 10:01 pm

Olá Carpediem

Para encontar uma medida certa para a quantidade de sementes a dar ás aves, peguei num velho bebedouro do género do que está na foto em anexo, retirei-lhe a parte de baixo, ficando apenas com o "copo" e fui cortanto até encontrar uma medida que eles consumam no espaço de 24 horas.

Utilizar uma colher, também é uma solução, só que por vezes enchemos mais a colher e outras vezes enchemos menos e como tenho sempre bebedouros que por vezes se partem ou já estão velhos, aproveitei um para fazer uma medida.

Claro que, quando os casais têm crias, tenho de aumentar a quantidade de sementes.

Imagem
Responder

Voltar para “Aves”