Boas
O que o Ticoforpus disse poderá ser uma realidade, embora não seja muito frequente acontecer com Periquitos.
Os Periquitos são aves que realmente estragam muito alimento, têm por hábito esvaziar por completo o comedouro em busca das sementes que mais lhes agradam.
Eu optei por colocar uma grelha no comedouro, apenas com uma pequena abertura, deste modo evita que eles possam espalhar as sementes, estragando-as.
Além desta solução, a quantidade de sementes que forneço, é apenas aquela que eles comem num espaço de 24 horas.
Para o efeito, fui por tentativas, encontrando uma medida que me permita dar apenas aquilo que eles necessitam neste espaço de tempo.
A grande vantagem é que não necessito de estar a soprar as sementes, todos os dias à mesma hora, basta-me vazar o comedouro e voltar a colocar uma nova medida.
Deixo aqui uma foto da forma como tenho os meus comedouros, esta foto foi retirada do site de um amigo meu, mas o sistema é igual, pois compramos estas tigelas no mesmo local e adoptamos o mesmo sistema.
Se a Carpediem quiser visitar este site, aqui fica o endereço:
http://pedroagapito.com.sapo.pt/