Canária: abater ou não?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
diphy
Membro Veterano
Registado: sexta jan 04, 2002 6:53 pm
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

quinta mar 17, 2005 12:38 pm

Olá a todos.
Uma das minhas canárias encontra-se doente há vários meses. O vet disse que não tem cura (não me lembro a doença...), que mais tarde ou mais cedo ia acabar por morrer. Isto já lá vão uns meses,e a canária continua na mesma: muito fraca, sempre no chão da gaiola, encolhida, e as penas caem com muita facilidade.

Hoje ao mudar a gaiola reparei que ela tinha um quisto no lado esquerdo da cabeça, já com um tamanho significativo.

É visível que a canária não vai recuperar, vai morrer, quer seja daqui a um mês, quer seja daqui a um ano. Acham que a devia mandar abater? Eu dantes não tinha colocado essa hipótese, mas agora, com este quisto...

Que aconselham?

Obrigado.
raioxpantera
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2004 11:53 am
Contacto:

quinta mar 17, 2005 4:34 pm

não era capaz de o fazer, mas se o vet recomendou
peteralien
Membro
Registado: sexta jul 30, 2004 10:59 pm
Localização: Periquitos, Peixes Tropicais (água doce), 1 casal de Rolas de estimação com 20 anos :)

sexta mar 18, 2005 11:42 am

Se fosse comigo a resposta era SEMPRE NÃO.

Acho estranho que para uma espécie dita "inteligente", quando se trata de elementos dela, não querem a eutanásia, mas quando se trata de outras espécies, toma lá que lá vai disto.

Lamento que a tua canária esteja a sofrer mas ao contrário daquilo que a maior parte dos benditos elementos da espécie humana "pensam" ?!! os animais nunca precisaram de favores desta espécie.
Assim não concordo nunca com a eutanásia para com as outras espécies.
Acho que os animais devem viver e morrer de acordo com as regras da natureza e não de acordo com as regras janadas desta espécie.

Já tive várias periquitas que tiham problemas graves, e aquilo que eu sempre fiz não foi assassiná-las, mas sim, tentar tudo para as salvar, se por acaso não houvesse maneira de as salvar, então dava-lhes as melhores condições até que chegasse o dia final.

Isto é o que eu penso, infelizmente, muito pouca gente hoje em dia pensa assim.

Um abraço, e força.

Pedro
AlexandreM
Membro Veterano
Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
Contacto:

sexta mar 18, 2005 11:51 am

eu opto pelo abate.
diphy
Membro Veterano
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

sexta mar 18, 2005 11:52 am

Eu coloquei a hipótese de eutanasia-la porque ela já nem tem vida de canário! Está sempre toda encolhida, no fundo da gaiola, penas eriçadas, não consegue voar nem saltitar de poleiro para poleiro. O quisto deve estar a afectar-lhe o olho esquerdo, porque ela, quando espreita, fa-lo sempre com o outro lado da cabeça (daí eu não ter reparado logo no quisto).

E não critiquem porque é uma situação difícil. O animal não se queixa, claro, mas até que ponto ele não estará cheio de dores todos os dias? E sabem muito bem que os animais assim mais pequenos não têm as mesmas hipóteses de cura do que um cão ou um gato (falo em termos de medicamentos, operações, etc...).

Mas obrigado na mesma pelas respostas.
julie
Membro Júnior
Registado: terça abr 22, 2003 11:11 am

sexta mar 18, 2005 2:46 pm

Na minha opinião é sem dúvida uma das decisões mais difíceis de tomar. Ao longo dos anos tenho tido sempre animais de companhia e, embora não me tenha deparado, felizmente, com essa terrivel decisão, não deixo de pensar que poderei vir a enfrentá-la. Digo para mim mesma que nunca por nunca obrigarei um animal meu a sofrer, se lhe puder proporcionar o descanso antecipado, mas inevitável... por muito que isso me custe, custar-me-á por ventura mais, vê-lo em agonia com dores. No entanto, julgo que só no momento saberei o que fazer. Penso, também, que pelo facto de criarmos os nossos animais, lhes damos condições de viverem mais tempo do que se vivessem em liberdade, onde, naturalmente, os animais doentes têm muito pouco tempo de vida. Só quem passa por estas situações é que pode avaliar o dilema. Desejo-te muita coragem, qualquer que seja a tua decisão.
sergiumcostae
Membro Júnior
Registado: sexta fev 25, 2005 9:51 pm

sexta mar 18, 2005 5:19 pm

Sugestão:

Procurar uma segunda opinião que não tem de ser forçosamente de um veterinário. Por vezes, uma pessoa experiente consegue ajudar mais que uma pessoa com toda a tecnologia e conhecimento muitas vezes teórico porque os cursos de médico veterinário afloram pouco as questões relacionadas com as aves.

Caso seja obtido um parecer semelhante, deparam-se-lhe duas hipóteses:

- Se a ave conseguir voar libertá-la (é o que costumo fazer)
- Se não conseguir, a eutanásia parace-me a opção mais misericordiosa

Sabendo de antemão que poderá ser uma posição polémica, é sempre respeitável.

NB : Muitas pessoas, ao verem-se numa sitação de parelesia (tetraplégica por exemplo) prefeririam morrer a viver assim. Necessitam no entanto de auxílio para o fazer, certo?

diphy Só você poderá saber o que sente que a ave lhe gostaria de dizer!!
AlexandreM
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 18, 2005 6:01 pm

«- Se a ave conseguir voar libertá-la (é o que costumo fazer) »
Disparate!
Sabia que isso é crime e punido por lei?
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

domingo mar 20, 2005 1:34 pm

Ora bem, não adianta nada prolongar o sofrimento do animal, por muito que custe tomar a decisão. Pode resolver o problema facilmente em casa, sem dor e sofrimento.........basta uma pequena caixa onde caiba a canaria, um buraco, algodão e etér.........e em segundos está consumado.
Já agora, e a proprosito de pessoas inteligentes, cuidado com os defensores da vida a qualquer preço........têm a barriguinha cheia, nunca comeram o pão que o diabo amassou, a vida sempre lhes foi fácil.........se um dia a vida lhes troca as voltas, em geral não estão preparados para agarrar o boi de frente, pelos cornos e porque nunca enfrentaram o bicho de caras, transformam-se em bestas, sem um resquicio de humanidade.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

domingo mar 20, 2005 1:56 pm

Eu abatia.
Há momentos em que o sofrimento é tanto que não vale a pena obrigar a viver.
Tome a decisão que sentir.
sergiumcostae
Membro Júnior
Registado: sexta fev 25, 2005 9:51 pm

segunda mar 21, 2005 3:58 pm

AlexandreM
Disparate!
Sabia que isso é crime e punido por lei?
Alexandre que me desculpe mas eu não interviria num tópico apenas para criticar outro user.

Pode até ser um disparate mas não o vi fazer qualquer sugestão.

Quanto a ser ilegal, desconhecia. Que me desculpem por sugerir algo ilegal, não era minha intenção.

Não suporto o sofrimento de uma ave e como não seria capaz de lhe retirar a vida, pareceu-me uma boa sugestão.

Pior que errar é não ser capaz de assumir esse erro.
AlexandreM
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 21, 2005 4:43 pm

4.º mensagem do tópico: «eu opto pelo abate.»
então não dei opinião.
intrevir num topico pra criticar com razão isso intrevenho.

«Não suporto o sofrimento de uma ave e como não seria capaz de lhe retirar a vida, pareceu-me uma boa sugestão. »

-à pois, solta-a na natureza para sofrer até morrer, à chuva, ao vento,... desculpe lá mas que argumento descabido, o que os olhos não vêm os
joelhos não sentem, não é?
custa torcer o pescoço, meter numa caixa com éter,... sofre menos.
peteralien
Membro
Localização: Periquitos, Peixes Tropicais (água doce), 1 casal de Rolas de estimação com 20 anos :)

terça mar 22, 2005 10:05 pm

Mozungo Escreveu: Ora bem, não adianta nada prolongar o sofrimento do animal, por muito que custe tomar a decisão. Pode resolver o problema facilmente em casa, sem dor e sofrimento.........basta uma pequena caixa onde caiba a canaria, um buraco, algodão e etér.........e em segundos está consumado.
Já agora, e a proprosito de pessoas inteligentes, cuidado com os defensores da vida a qualquer preço........têm a barriguinha cheia, nunca comeram o pão que o diabo amassou, a vida sempre lhes foi fácil.........se um dia a vida lhes troca as voltas, em geral não estão preparados para agarrar o boi de frente, pelos cornos e porque nunca enfrentaram o bicho de caras, transformam-se em bestas, sem um resquicio de humanidade.

Desculpa lá Mozungo, o meu post não foi para criar nenhuma polémica, aliás o problema referido neste post já é complicado quanto baste.
Assim como o que vou dizer a seguir não é para criar nenhuma polémica, mas... aquilo que escreveste no fim, não reflecte os ditos "defensores da vida a qualquer preço" mas si os Outros, aqueles que quando o problema se torna demasiado grave, ou porque são fracos ou porque são estúpidos, tomam logo a decisão mais fácil: o abater.

Isso qualquer um faz... e esses é que: "têm a barriguinha cheia, nunca comeram o pão que o diabo amassou, a vida sempre lhes foi fácil.........se um dia a vida lhes troca as voltas, em geral não estão preparados para agarrar o boi de frente, pelos cornos e porque nunca enfrentaram o bicho de caras, transformam-se em bestas, sem um resquicio de humanidade.

Nota: Este post não se destina a criar flames, e é apenas uma resposta directa aquilo que o Mozungo postou, afinal acho que é ele que anda com a dita filosofia trocada.

Por mim, diphy, acho que deves fazer aquilo que a tua consciência mandar, e a decisão apenas cabe a ti, apesar de que podes se quiseres pedir algum conselho a alguém. O meu post não foi para mandar nenhum sermão, apenas reflectiu aquilo que penso.

Peter
diphy
Membro Veterano

terça mar 22, 2005 10:49 pm

Obrigado a todos pelas respostas, contudo ainda não decidi o que fazer...

Tenho é uma pergunta, que até pode parecer um bocado estúpida para alguns, mas eu não creio que o seja.
Sempre que um pássaro vosso está doente, levam-no ao vet? Esta pergunta dirigi-se mais aos criadores, que muitas vezes têm pássaros às dezenas. Eu tenho uns 12 canários e 3 periquitos. Faço criação (se é que posso dizer isto), desde o ano passado, de canários mas fico com as crias ou então dou-as a gente conhecida (amigos ou familiares). No entanto, considero mesmo de estimação apenas uma canária e um periquito. Os outros foram sendo adquiridos por várias razões, mas aqueles dois foram os primeiros e são especiais ;) (alguns de vós entendem-me).
Contudo, todos eles têm as mesmas condições (alimentação, viveiros, banhos, etc.). Faço tudo igual para todos.

Desculpem se me alonguei! :oops: Queria era mesmo saber o que os criadores fazem em caso de doença.

Mais uma vez, obrigado.
peteralien
Membro

terça mar 22, 2005 11:21 pm

Apesar de não ser um criador profissional... pelo contrário... pois mesmo que quisesse não tenho condições e carcanhol para o ser... pelo menos por agora.

O que eu costumo fazer é um misto de levar ao vet e trocar conhecimentos com outras pessoas que podem ser criadores profissionais ou então pessoas que criam pássaros mas que são responsáveis.

Por agora a coisa tem corrido quase sempre bem... quase... porque a coisa emperrou no que diz respeito a uma possivel doença janada que ainda não descobri o que é... apenas sei que aparecem durões amarelados no ventre dos piris e que com o passar do tempo eles vão enfraquecendo e depois morrem :cry: :evil:

Fica bem.

Pedro
Responder

Voltar para “Aves”