Papagaio Cinzento Bébé

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
PrincipeTome
Registado: quinta mar 24, 2005 2:07 pm

quinta mar 24, 2005 2:27 pm

Boa tarde,

Ofereceram-nos um Papagaio Cinzento (Tomé, em memória de viagem a São Tomé e Príncipe), bébé... pelo menos foi-nos dito que teria 3 meses.
De facto ele é mt jovem, está connosco hà cerca de uma semana e todos os dias desenvolve mais. Faz mais sons, vem facilmente para o braço e tenta voar!
Gostava que me dessem algumas dicas:
- Em relação ao vôo: Ele tem uma asa cortada (não me parece que esteja mt bem) devo incentivá-lo a tentar voar? Não será frustrante? Ou ele consegue voar assim mas pouco?!
- Em relação à Gaiola (que ele considera mesmo a sua casa): está sempre aberta (é das que abrem em cima) e ele costuma estar no poleiro mais alto, e solto... será seguro qd voar? Não gosto de o prender, preferia não fazê-lo, mesmo estando dentro de casa, mas tenho lido que é perigoso por causa de plantas e fios eléctricos...
- Em relação à alimentação: Adora amendoins e maçã, ontem começou tb com cenouras e parece comer bem, tb começámos a dar um complemento de vitamina, será que é demasiado novo para isso??!!
- Em relação à saúde: Parece bastante sáudável, activo, desperto, as fezes parecem boas mas tem o esterno (ao que parece) um pouco saido... será sintoma??!!
- Em relação à amizade: Adora-me.O olhar dele persegue-me para todo o lado e se está a brincar fora da gaiola arranja sempre maneira de vir atrás de mim (parece mais fiel do que um cão!!). Ontem fui jantar a casa de uns amigos e sentio-se mt incomodado, não saia do meu ombro e mordia-me mts vezes como a dizer que queria ir embora... será que se levasse a Gaiola atrás seria melhor??! Digo isto pq pensamos ir para o Algarve de fim de semana e não sei se o deixe em casa dos mesus Pais (iria sentir mt a nossa falta) ou se o leve com a Gaiola... O que acham??!

Por favor deiam-me todos os conselhos necessários (penso levá-lo ao veterinário na próxima semana), tenho lido tudo mas sinto que sei muito pouco.
Gostaria de contar com a v/ ajuda.
Ele é altamente sociável em casa, passa para o ombro de todos e brinca mt, mas qd sai de casa fica mt estranho... será que levando a gaiola (casa dele) tudo se resolve??!!
Como já devem ter percebido sou um dono mt babado e surpreendido pela amizade que o meu Papagaio Africano tem por mim... nunca pensei (e só passou uma semana)!!

Boa Páscoa
Kles
Membro Veterano
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

quinta mar 24, 2005 9:13 pm

Ois,

Parabens pelo seu novo companheiro :D

Para alem da fruta, cenoura e amendoins, o que é que ele come? Ou seja, qual é a base da alimentação? A melhor escolha é granulados, são muito completos e dispensam o uso de praticamente qualquer suplemento, desde que também se dê fruta e legumes frescos, claro. São um pouco mais caros á primeira vista, mas como não têm desperdicio(cascas) e o papagaio não "escolhe" apenas o que gosta mais(como acontece nas misturas de sementes), acaba por não ficar mais caro.

É estranho que o esterno pareça fora do normal e as fezes o estejam; talvez seja melhor ter cuidado com a quantidade de amendoins e fruta que lhe dá, é optimo que lhas dê regularmente mas a mais pode causar diarreia.

Não há problema em soltar desde que o faça quando estiver gente em casa para tomar conta e claro certificar-se que não há nada que em que ele se pudesse magoar ao seu alcance. Por vezes o meu papagaio fica solto mesmo quando não estou em casa, pois já tenho o meu quarto "á prova de papagaio" ;)

Quanto a voar, há opiniões muito diferentes nesse assunto, passa a ser uma opção bastante pessoal. Cada escolha tem vantagens e desvantagens. Penas de voo cortadas(em ambas as asas) permitem que voe um pouco mas não o suficiente para se meter em alguns sarilhos - bater com força em janelas, por exemplo; e também ajudam a ultrapassar problemas comportamentais, se surgirem. Não cortar permite que o papagaio voe pela casa,e que faça exercicio mais facilmente. Pode sempre deixar crescer, ver o resultado e depois decidir se quer cortar de novo.

A gaiola dá seguraça ao papagaio, mas é melhor que ele se habitue a estar longe da gaiola, para não ficar territorial e para conseguir andar mais á vontade com ele. A minha periquita, por também se sentir mais segura ao pé da gaiola e por eu não ter feito o suficiente para contrariar isso passou a ter medo de ir para um quarto onde não estivesse a gaiola. Mas para ir de férias, como é um fim de semana a gaiola é necessária.
PrincipeTome
Registado: quinta mar 24, 2005 2:07 pm

terça mar 29, 2005 12:46 pm

Mto Obrigado Kles...

Penso que entretanto o esterno está melhor! Ele engorda de dia para dia! Do Algarve trouxe uns ossos de choco, os quais fervi e lavei... ele adora!!!

Obrigado,

Décio
Responder

Voltar para “Aves”