URGENTE: morreu-me femea de java a tentar por ovos q fazer agora?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
dreamer
Membro
Registado: domingo set 21, 2003 9:30 pm
Localização: ringnecks,rosiecolies,pardais de java,canarios,canarios de mocambique,babetes,guadaletes,d.gould...

domingo mar 27, 2005 1:16 pm

antes de mais, boa pascoa!

bem tinha 2 casais de pardais de java a criarem, um dos casais no chocaram os 1º ovos e comecar a segunda ninhada
a meio da segudna postura morreu a femea com um ovo entalado, ainda massagei com oleo e fiz vapores as acabou por falecer :( agora n sei o que devo fazer, se devo tirar o ninho com os ovos?
e deixar o segundo casal a alimentar as crias q nasceram este fds? devo deixar la o ninho com o macho sem femea? é q hoje o coitado não para de cantar e de entrar e sair do ninho que da ideia q esta a chamar a companheira :(

obrigado a todos!
dreamer
Membro
Localização: ringnecks,rosiecolies,pardais de java,canarios,canarios de mocambique,babetes,guadaletes,d.gould...

segunda mar 28, 2005 6:37 am

por favor ninguem ajuda??
peteralien
Membro
Registado: sexta jul 30, 2004 10:59 pm
Localização: Periquitos, Peixes Tropicais (água doce), 1 casal de Rolas de estimação com 20 anos :)

segunda mar 28, 2005 8:05 pm

O segundo casal já tinha ovos ?

Se sim, podes pôr á socapa os pintainhos nesse ninho, se o ninho ficar muito cheio sacrifica alguns ovos.

Acho muito pouco provável o pai cuidar sózinho dos filhotes.

Boa sorte.
dreamer
Membro

segunda mar 28, 2005 8:15 pm

o q morreu a femea estava a colocar ovos, os outros nasceram este fim-de-semana. portanto ja n da para trocar os ovos...eu por acaso na 1ª vez q o casal pos ovos eu vi q eram muito inexperientes, era a 1ª vez e nao chocaram, como tinham comecado a por os ovos com 2 dias de diferenca agarrei e meti logo 2 ovinhos no outro ninho para serem chocados(desses dois um eclodiu hoje, vamos ver quando eclode o outro). mas qd comecaram a 2ªninhada, os 1ºs ja tinham comecado a nascer os filhotes, por isso ja n da para chocar, ja vai muito tempo de diferenca :(

vou tirar hoje a noite o ninho... acho o melhor, o macho n para de piar a chamar a femea, tanto dentro como fora do ninho... portanto penso q o melhor será mesmo retirar.

obrigado pela ajuda.
ricardo-travassos
Membro
Registado: sábado dez 21, 2002 11:47 pm

quinta abr 07, 2005 3:10 pm

é melhor não tirar o ninho senão ele vai para o outro. tenta arranjar uma femea
dreamer
Membro

sexta abr 08, 2005 12:02 am

por acaso tirei e foi o melhor... ter metido la uma femea a meio n seria boa ideia, pq os pardais de java sao territoriais, e nesta altura do campeonato seria perigoso pois se houvesse lutas seriam serias.
Responder

Voltar para “Aves”