periquitos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Kryxtyanu
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: segunda mar 28, 2005 11:16 am
Localização: 37 periquitos e 1 cão

terça mai 03, 2005 7:15 pm

oi!!!
Alguem me pode dar "truques", dicas, sugestoes para incentivar o casal a ter filhotes?

um abraço,
Cristiano
Katneca
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: sexta fev 04, 2005 10:09 pm

terça mai 03, 2005 7:34 pm

Boas!

Como é a gaiola em que eles estão?
Se for redonda tens de trocar para um quadrada ou rectangular! Sempre me disseram que em redonda eles não fazem criação e o que é certo é que me deram um casal ja com alguma idade que sempre esteve em gaiola redonda e nunca criou, quando vieram ca para casa mudamo-os para um viveiro rectangular e dai nunca mais pararam! :p

Ja meteste o ninho?
Se sim optimo se não podes por! Mas ja o deves ter posto 8)

De resto... Não os tens juntos com outras especies? Ja me disseram também que não é bom!

Hum...Não te metas muito com eles! :p Deixa-os fazer o serviço sozinhos ;)

Boa Sorte!
jpirikito
Membro Veterano
Mensagens: 263
Registado: sábado abr 09, 2005 4:52 pm
Localização: Piriquitos

terça mai 03, 2005 9:37 pm

Kryxtyanu

Se tudo fosse á base de truques estava o mundo perdido :D acredite que sim...

... deixe decorrer a natureza deles, é so uma questao de paciencia...

Se ja fez o que o(a) Katneca surgeriu também pode optar por esta opsao, que é: se ja estao juntos á algum tempo e nao fazem criaçao o melhor que pode fazer para terem uma boa relaçao, é separa-los durante 21dias nada mais... se daí ainda nao resultar, diga, eu surgiro outra sujestao!

... é a sua 1º criaçao?? ;) Fique bem e claro, Boa Sorte!
Kryxtyanu
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: segunda mar 28, 2005 11:16 am
Localização: 37 periquitos e 1 cão

domingo mai 08, 2005 7:17 pm

oi!!!!
logo no dia a seguir a eu por esta mensagem eles puseram o 1º ovo!
Obrigado
:D :D :D
slightmadness
Membro
Mensagens: 77
Registado: terça mai 10, 2005 1:59 pm
Localização: 4 periquitos normais, 1 periquito anão, 1 caturra, 4 canários e 4 cães!

quinta mai 12, 2005 9:49 am

Olá. Eu tenho 4 periquitos na mesma gaiola. 2 ainda são novinhos pois ainda não defino bem o sexo. tenho de separar os casais ? ou podem estar os 4 juntos e por lá 2 ninhos ?

Obrigada pela ajuda.
jpirikito
Membro Veterano
Mensagens: 263
Registado: sábado abr 09, 2005 4:52 pm
Localização: Piriquitos

quinta mai 12, 2005 3:58 pm

slightmadness

Uma coisa é certa......voce tem que saber o sexo deles, para saber se vale a pena por ninho ou nao.

e que idade tem os novos?? porque podem ainda nao terem atingido a maturidade suficiente... também é preciso ter isso em conta esta?
va5zcu
Membro
Mensagens: 163
Registado: terça dez 23, 2003 3:47 pm

quinta mai 12, 2005 6:11 pm

ola slightmadness

os periquitos sao aves que vivem em colonias por isso n tem mal nenhum ter os casais juntos... alem disso estarem varios casais juntos até é um incentivo para eles procriarem...
poderá eventualmente ocorrer uma briga ou outra...mas podes muito bem deixar os casais juntos... e só convem deixar os periquitos acasalarem depois do 8º mês de vida.
mais uma coisa quanto ao ninhos sempre me aconselharam a por mais que os casais (tipo o dobro, mas no teu caso podes por apenas 2 ou 3)...que é para evitar brigas por causa do melhor ninho (convem mete-los todos á mesma altura).


abc
Vasco Gonçalves
slightmadness
Membro
Mensagens: 77
Registado: terça mai 10, 2005 1:59 pm
Localização: 4 periquitos normais, 1 periquito anão, 1 caturra, 4 canários e 4 cães!

sexta mai 13, 2005 8:42 am

ola obrigada a ambos pela ajuda.

tenho dois periquitos que me venderam como sendo casal e realmente de vez em quando andam às turras e aos beijinhos. venderam-me na agriloja se alguem conhecer aconselho. tem de tudo para animais a baixo preço.

os outros dois comprei no mercado tb como sendo um casal mas ainda têm o bico mto clarinho. li que quando novos um tera o lilas claro e o outro azul claro por isso penso que são um casal.

quanto aso primeiros apesar de andarem aos beijinhos a namorar acho que tão a ficar ambos com o bico castanho ?!?

vou esperar mais 3 meses para os outros amadurecerem e depois coloco lá dois ou tres ninhos.

:lol:
poddle
Membro Júnior
Mensagens: 25
Registado: quinta mai 05, 2005 7:55 pm

sexta mai 13, 2005 5:52 pm

Olá já criei centenas de periquitos e essa de separar as aves 21 dias é uma novidade que tenho visto no forúm(não me diga que isso é para as aves ganharem apetite sexual), meu amigo a melhor coisa que existe para a criação de periquitos é o ciúme e disso eu tenho provas que foi assim que comecei.
Quanto a ter mais que duas aves no viveiro, até é bom não importa se é casal ou não, os periquitos adoram viver em colónias.
Se as suas aves estão a ficar as duas com o nariz castanho, são duas fêmeas.

Um Abraço e boa sorte
still
Membro Veterano
Mensagens: 430
Registado: segunda abr 18, 2005 1:41 pm

sexta mai 13, 2005 8:37 pm

depois de ler estas mensagens fiquei um bocado confusa.......qual e que e a diferença de os periquitos estarem numa gaiola redonda ou rectangular??????????'
jpirikito
Membro Veterano
Mensagens: 263
Registado: sábado abr 09, 2005 4:52 pm
Localização: Piriquitos

sexta mai 13, 2005 9:17 pm

poddle meu caro colega!

Os 21dias resultam e muito bem, so nao esperimenta que nao nessecita.

E digo-lhe que nao é para as aves ganharem apetite sexual, mas si uma dica natural, muito utilizada.

A melhor coisa que existe para uma criação de periquitos é o ciúme??? colega deixe que lhe diga, mas nao concordo... isso sim, causa rivalidade entre as femeas, e o macho fica confuso e pode mesmo magoar a femea. E nao estou a imaginar o macho a voar de um ninho para o outro a dar de comer a ambas as femas... os machos so se preocupam com uma só femea, que é a que ele vai acasalar.
poddle
Membro Júnior
Mensagens: 25
Registado: quinta mai 05, 2005 7:55 pm

sexta mai 13, 2005 11:37 pm

De periquito so deves ter o nick, essa dos 21 dias é uma grande treta, pelo que me disses-te uma vez tens um periquito, eu já criei centenas e não te fies em tudo que les nos livros, caso contrario vais apanhar tanta desilusão como criador, e quanto ao ciúme, meu amigo resulta e em cheio, como já lhe disse já criei assim centenas, o piriquito até no habitat natural cria em colónias e em cativeiro é a melhor forma para se reproduzir. No dia que se tornar criador vai achar ridiculo as dicas que da.
poddle
Membro Júnior
Mensagens: 25
Registado: quinta mai 05, 2005 7:55 pm

sexta mai 13, 2005 11:46 pm

PS: JPIRIKITO não tinha lido a tua mensagem com atenção, o ciúme nos periquitos para se iniciar a criação faz-se com dois machos e uma fêmea(até aí estas errado), tenta falar com conhecimento de causa.
jpirikito
Membro Veterano
Mensagens: 263
Registado: sábado abr 09, 2005 4:52 pm
Localização: Piriquitos

sábado mai 14, 2005 11:58 am

So uma coisa, quem lhe disse que ha dois anos a tras nao tive uma criaçao de periquitos?? Eu tenho a minha própria esperiencia de periquitos, e nao me desiludo.

E agora pense melhor, porque terei agora so um periquito??
poddle
Membro Júnior
Mensagens: 25
Registado: quinta mai 05, 2005 7:55 pm

sábado mai 14, 2005 4:35 pm

Talvez porque não te safavas!!!
Responder

Voltar para “Aves”