Canários: reprodução ...

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
APista
Membro Júnior
Registado: quarta jun 30, 2004 11:59 am

terça mai 31, 2005 12:54 pm

Boas ...
Estou a escrever pois tenho um casal de canários, mais ou menos à 2 meses e eles ainda não fizeram uma postura boa!
Primeiro ela começou a pôr e chegou a ter 3 ovos no ninho, mas depois os ovos apareceram no fundo da gaiola partidos, ainda pôs mais 2 da primeira postura e partiu-os também, fui à loja onde os comprei e o sr. disse-me k era normal dado k era a 1ª postura!
Só que na 2 ª postura fez exactamente a mesma coisa e desde aí não voltou a pôr mais nenhum ovo!
O que vocês recomendam que faça? Já me recomendaram cálcio para os canários e fertilizante, gostava de saber a vossa opinião!
slightmadness
Membro
Registado: terça mai 10, 2005 1:59 pm
Localização: 4 periquitos normais, 1 periquito anão, 1 caturra, 4 canários e 4 cães!

terça mai 31, 2005 1:15 pm

olá. tenho o mesmo problema mas ainda ninguem me respondeu. estao na 1ª postura. até à data so partiram um. o calcio esta la mas n lhe tocam. ja pus uma banheira para terem humidade, mas tb agradecia uma ajuda.
raioxpantera
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2004 11:53 am
Contacto:

terça mai 31, 2005 5:09 pm

tens que referir as datas - 1 dia 1 ovo 2 dias depois ovo no chão 2 dias depois pôs outro ovo... deste genero! sem isso torna-se dificil uma resposta mais correcta!
slightmadness
Membro
Localização: 4 periquitos normais, 1 periquito anão, 1 caturra, 4 canários e 4 cães!

quarta jun 01, 2005 10:54 am

ok. no primeiro dia puseram 1 ovo e 2 dias depois partiram-no mas na manha seguinte já lá tavam mais 2 e tão a choca-los há dois dias sem problemas. ela sai mto pouco do ninho so mesmo para comer. espreita de vez em quando para ver o que faço quando tou a mudar a agua e a banheira mas não sai. eu não tirei o ovo partido do fundo da gaiola com receio que a levasse a partir outro e até agora parece correr bem. Mas podem me explicar o que leva a canária ou o canário a fazer isso ?

Eu já lá tenho uma banheira mas falaram-me em borrifar o ninho. Mas devo borrifá-lo por baixo para não molhar os ovos visto que eles n devem de arrefecer mto ? e borrifo todos os dias ? é que ainda só tem 2/3 dias de choco...ainda faltam uns 12.

Obrigada e espero que me tenha explicado melhor.
nameuser
Membro
Registado: domingo abr 17, 2005 9:52 am

sexta jun 10, 2005 9:51 am

[quote=slightmadness]

Eu já lá tenho uma banheira mas falaram-me em borrifar o ninho. Mas devo borrifá-lo por baixo para não molhar os ovos visto que eles n devem de arrefecer mto ? e borrifo todos os dias ? é que ainda só tem 2/3 dias de choco...ainda faltam uns 12.

Obrigada e espero que me tenha explicado melhor.
[/quote]
Na minha modesta opinião acho que começas-te cedo a borrifar o ninho, borrifa-se o ninho para ajudar na eclosão dos ovos, uma vez que tens banheira, não vejo necessidade de borrifar o ninho, poderás fazê-lo quando faltarem 2 A 3 dias para a eclosão. E isso não tem nada a ver com a canária partir os ovos, e tb pode dar-se o caso de não ser ela e sim o macho, já tive um que tive de o retirar pois partia e á vezes comia os ovo da fêmea, quando isso acontece o melhor é retirá-lo. Quando comem os ovos poderá haver falta de cálcio.
zang
Membro
Registado: terça set 09, 2003 9:15 pm
Localização: canários, bengalins, mandarins, pardais de Java e diamante gould...

sexta jun 10, 2005 1:05 pm

Não serão duas femeas e as duas querem o mesmo ninho? Se tens calcio, certifica-te se são mesmo casal, é que há femeas que cantam muito parecido com os machos.
Boa sorte.
gviatl
Membro Júnior
Registado: quarta jun 16, 2004 11:08 am

domingo jun 12, 2005 4:29 am

Olá exprimente a dar vitamina E mas tem que se apressar senão
os canarios entram em muda com este calor.

Cumprimentos Ornitofilos

Vitorino Guerreiro
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

domingo jun 12, 2005 4:27 pm

Sobre o borrifar o ninho...........quem borrifa o ninho das aves na natureza? Não inventem, a natureza já tem tudo inventado.
Mantenha-lhes a banheira com agua e não ande sempre a mexer na gaiola.....deixe-os tranquilos com a vida deles; eles sabem o que fazer e nada que faça é melhor do que aquilo para o qual eles foram geneticamente programados.
miuxa
Membro
Registado: segunda abr 11, 2005 11:12 pm
Localização: cadela;gato;canários;tartarugas;peixes e papagaio do senegal

domingo jun 12, 2005 10:54 pm

olá a todos.parece-me haver aki mtos entendidos em canários!eu supostamente tenho um casal.ele canta lindamente, embora tenha épocas em k se cale, por ex agora k etsá na muda da pena.ela simplesmente pia. até aki tudo normal;acontece k estão juntos há 2 anos e nunca vi um ovo... :o já disseram k para acasalar tenho k os manter um tempo afastados.também já me disseram k ás tantas não tenho um casal...como me posso certificar disso?
gostava k me ajudassem

obrigada
nameuser
Membro

segunda jun 13, 2005 6:37 am

[quote=Mozungo]
Sobre o borrifar o ninho...........quem borrifa o ninho das aves na natureza? Não inventem, a natureza já tem tudo inventado.
Mantenha-lhes a banheira com agua e não ande sempre a mexer na gaiola.....deixe-os tranquilos com a vida deles; eles sabem o que fazer e nada que faça é melhor do que aquilo para o qual eles foram geneticamente programados.
[/quote]
Acho que tens toda a razão, mas sei que existem criadores que, como o ano não foi muito húmido, borrifam o ninho um pouco antes dos passaritos nascerem, para ajudar na eclosão dos ovos, eu pessoalmente nunca o fiz, mas...... :?:
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

segunda jun 13, 2005 6:15 pm

Olá a todos!
Gostaria de saber de saber qual a altura da muda da pena, é que eu tenho um casal que juntei à +/- 15 dias, e já nasceu uma cria à dias :D , e com crias não é bom a mudança da pena pois não? :?
Obrigada a todos. ;)
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
OSilva
Membro
Registado: quarta out 13, 2004 4:39 pm

terça jun 14, 2005 8:02 am

Deixem-se de coisas e nao baralhem mais os novatos....
Acho que isto deveria ser um forum de ajuda e nao de "desajuda", como vejo muitos participante a fazer, e principalmente quem percebe alguma coisa...! :idea:
1º Não acredito que com o tempo que tem feito e o Sr. mozungo tendo canários nao lhes humedece o ninho :o
A seguir falou da natureza e muito bem, mas esquece-se ( ou pelo menos faz de conta....) que os canarios são oriundos de ilhas com percentagens de humidade relativa no ar mais elevadas do que as que temos sentido! (aí está a mãe natureza a "borrifar" o ninho... quem disse que não??)
A banheira por si só nao resolve, só resolve quando a percentagem de humidade não se desviar + de 10% do ideal para criação ( que não é o que tem acontecido nos ultimos meses.); quando o desvio é superior a 10% a humidade libertada pela banheira é logo diluida no ar envolvente não tendo assim o efeito pretendido, a banheira só se torna eficaz quando a femea toma banho durante o choco, o que em muito dos casos não acontece.
Eu inclusivamente houve dias que humedeci o ninho com água e posso comparar com o sr mozungo e outros a taxa de mortalidade existente!!! :lol: ; toda a gente sabe que isso é pratica corrente em paises que tem humidade relativamente baixa... não sei porque tentam confundir...
Desculpem o desabafo...
:p
nameuser
Membro

terça jun 14, 2005 3:11 pm

[quote=OSilva]
Deixem-se de coisas e nao baralhem mais os novatos....
Acho que isto deveria ser um forum de ajuda e nao de "desajuda", como vejo muitos participante a fazer, e principalmente quem percebe alguma coisa...! idea
1º Não acredito que com o tempo que tem feito e o Sr. mozungo tendo canários nao lhes humedece o ninho o
A seguir falou da natureza e muito bem, mas esquece-se ( ou pelo menos faz de conta....) que os canarios são oriundos de ilhas com percentagens de humidade relativa no ar mais elevadas do que as que temos sentido! (aí está a mãe natureza a "borrifar" o ninho... quem disse que não??)
A banheira por si só nao resolve, só resolve quando a percentagem de humidade não se desviar + de 10% do ideal para criação ( que não é o que tem acontecido nos ultimos meses.); quando o desvio é superior a 10% a humidade libertada pela banheira é logo diluida no ar envolvente não tendo assim o efeito pretendido, a banheira só se torna eficaz quando a femea toma banho durante o choco, o que em muito dos casos não acontece.
Eu inclusivamente houve dias que humedeci o ninho com água e posso comparar com o sr mozungo e outros a taxa de mortalidade existente!!! lol ; toda a gente sabe que isso é pratica corrente em paises que tem humidade relativamente baixa... não sei porque tentam confundir...
Desculpem o desabafo...
p
[/quote]

Olá boa tarde
Eu não sou contra nem a favor de borrifar o ninho, apenas nunca o fiz, e não é por isso que tenho uma taxa maior, ou menor de mortalidade nas crias, sei e até em parte concordo com essa prática, é uma questão de opinião, sei que existem mtos criadores a fazê-lo, mas tb existes mtos que não o fazem, e nem por isso o sucesso é menor do que os que o fazem ;)
sergiumcostae
Membro Júnior
Registado: sexta fev 25, 2005 9:51 pm

sábado jun 18, 2005 9:57 am

Sou apenas um comum criador de canários com pouca experiência e reduzido nº de casais mas gostava de deixar aqui uma opinião.

Disponibilizar um recipiente (banheira) diáriamente ou em dias alternados não faz nem nunca fará mal a canário algum. A menos que o tempo esteja demasiado frio e quando isso acontece é a própria ave que ignora a banheira.

Colocar esse recipiente alguns dias antes da eclosão dos ovos, por volta do 11º/12º dia de choco a contar da postura do último pode ajudar à quebra da casca por parte da avezinha já que o cálcio amolece quando as fêmeas se banham e vão ainda húmidas para cima dos ovos.

Borrifar o ninho, (por cima, naturalmente) pode apenas ter o inconveniente de assustar as aves (progenitores) e, caso seja excessiva provocar o arrefecimento dos ovos. Uma a duas borrifadelas não serão prejudiciais mas perece-me preferível deixar que a ave se banhe e faça algo mais natural.

Só uma aparte: o canário doméstico é uma ave descendente do canário silvestre. Esse sim possui instintos e capacidades naturais que lhe permitem alimentar-se em liberdade e cuidar de si.

O canário depois de muitas gerações em que descende de canários já de si domésticos perdeu muitas das suas "capacidades" naturais e por isso um bom criador aprende a observar as suas aves e a estar atento às suas necessidades.

Na minha pouca experiência, pude já constatar a influência da humidade relativa do ar no sucesso de uma época de criação.

Nota : Todos tentamos ajudar. Eu já aprendi muito na net sobre aves em geral e sobre os meus canários em particular.
slightmadness
Membro

segunda jun 20, 2005 11:51 am

ola. obrigada a todos pela ajuda. afinal partiram-me os ovinhos todos :( penso que são um casal pois apenas um dos passarinhos se coloca no ninho. Se calhar o o melhor que faço é só cuidar deles pois como tenho um t1 é impossivel não os incomodar. Gosto é bastante de animais e gostava de fazer a criação.

obrigada a todos pela ajuda. não tenho respondido pois fiquei sem net durante 2 semanas.
Responder

Voltar para “Aves”