Boas.
Só um aparte, sou uma Sportinguista
Eu coloquei os pontos do cheiro e do económico porque tencionava colocar o post apenas nos exóticos, mas depois pensei que pudesse haver alguma ave que responde-se aos critérios apresentados então fiz copy paste para aqui e esqueci-me de retirar os pontos que não se adequariam a uma escolha de uma ave.
eu vou explicar os meus critérios:

para poder andar comigo na rua não convém que seja muito grande. O tamanho de um gato é o máximo (mas aí era mais para os exóticos

)

eu não quero um animal para o ter fechado na gaiola e que foge de mim cada vez que me aproximo como o meu periquito (comprei-o adulto e nunca se habituou a mim

)

não quero o bicho todo o dia fechado e como, nas férias principalmente, saio muito durante o dia com a minha mãe se ele pudesse andar comigo não se sentiria tão sozinho e eu teria companhia

esse ponto não se adequa ás aves

também é mais para os exóticos, porque há exóticos que precisam de instalações e cuidados especiais e menos acessíveis.
Espero ter respondido ás vossas questões e peço desculpa por não ter retirado os pontos que não se adequavam ás aves.
Neste momento estou indecisa entre um coelho e uma caturra, mas ainda vou ter de ver as coisas