Os canário podem sofrer de alguma espécie de conjuntivite?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
sac
Membro Veterano
Mensagens: 1413
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

sexta nov 15, 2002 5:34 pm

O meu canário há algum tempo atrás teve um problema nos olhos q ñ cheguei a perceber muito bem o que lhe aconteceu: parece q lhe caía algum líquido dos olhos e de manhã, ñ os conseguia abrir (parece q aquele líquido os colava) e fartava-se de coçar os olhos, ao ponto de começarem a saír penas à volta deles. Mas passou, felizmente. Fique realmente intrigada sobre isso e se alguém soubesse dar alguma informação, eu agradecia, já q posso prevenir para outras vezes q possa acontecer.
Avilandia
Membro Veterano
Mensagens: 488
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Aves - Mandarins, Exóticos africanos, Agapornis roseicollies
Contacto:

sábado nov 16, 2002 8:48 am

Olá,

É relativamente normal que isto aconteça e normalmente não é nada de grave. Muitas vezes passa por si embora tenha tendência a voltar mais tarde e desaparecer de novo periodicamente.
O tratamento é basicamente o mesmo que nos humanos, se for uma irritação soro fisiológico serve senão a aplicação de gotas oftálmicas de colirio.
Em casos mais graves podemos recorrer a pomadas oftálmicas antibióticas (cloranfenicol, terramicina) mas ai já lhe conselho que consulte um veterinário uma vez que não devem ser usados sem experiência.

Ricardo M.
Mozungo
Membro Veterano
Mensagens: 529
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

sábado nov 23, 2002 10:59 pm

A resposta já foi dada e concordo plenamente; não é nada de grave e trata-se da mesma forma e com os mesmos meios que são utilizados no ser humano.
No caso de não ter colirio ou algo que faça o mesmo efeito, pode lavar os olhos, quer do canário, quer de qualquer ser humano, com um chá de malvas ( nesta altura do ano encontam-se facilmente em qualquer horta ou jardim).
Responder

Voltar para “Aves”