Boa tarde ao fórum.
Tenho algumas questões em que talvez possam ajudar-me. Tenho, desde há cerca de três semanas, num viveiro com cerca de 1 x 0,6 x 0,6 mts, dois javas, juntamente com quatro bengalins e um casal de mandarins (estes já no choco). Ontem, com o objectivo de fortalecer o ninho dos mandarins e para eventual nidificação dos bengalins, coloquei material para ninhos no chão do viveiro. Todas as espécies "atafulharam" os respectivos ninhos (devo indicar que existem 4 ninhos, sendo um desprezado). Acontece que eu nem sequer consigo sexar os javas (o único disformismo visível é que um deles tem a cabeça malhada - ambos de cor selvagem), mas com tudo isto, e depois de colocarem muito material no ninho, um deles fica muito tempo por lá como se estivesse no choco (nunca antes se tinham aproximado sequer do ninho)...
Sei também que deveria respeitar a proporção um casal/um viveiro, mas é-me de todo impossível. Foram aves ofertadas e, por impossibilidade física, têm mesmo de estar juntas. O que posso esperar pelo facto de as ter juntas? Algumas questiúnculas provocadas pela necessidade de marcar território dos javas ou ferimentos sérios?
E o que posso concluir quanto ao ninho? Posso esperar passarecos novos (apesar de ainda não ser Outubro) ou poderá ser apenas instinto da bicharada?
Obrigado e cumprimentos.
Pardais de Java - Nidificação.
-
- Membro
- Registado: terça set 09, 2003 9:15 pm
- Localização: canários, bengalins, mandarins, pardais de Java e diamante gould...
Tanto os bengalins como os mandarins escapam-se bem dos java, embora não evitem alguns sustos.
Nos java, os machos tem o bico vermelho mais vivo e as cores mais vivas. É natural que dentro em breve comecem a pôr. Os meus java D. Isabel já vão com sete crias em duas posturas.
Nos java, os machos tem o bico vermelho mais vivo e as cores mais vivas. É natural que dentro em breve comecem a pôr. Os meus java D. Isabel já vão com sete crias em duas posturas.
Pois é Zang; de facto, parece-me que nem bengalins, nem mandarins têm tido problemas com os javas; apenas quando aterram lado a a lado, os javas encenam uma pequena ameaça [i]-tipo chega p'ra lá-[/i], mas sem lhes tocarem sequer...
Parabéns pelo sucesso da sua criação e obrigado pela colaboração.
Cumprimentos.
Parabéns pelo sucesso da sua criação e obrigado pela colaboração.
Cumprimentos.