Caturras

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
LeThAlPoIsOn
Membro Júnior
Registado: segunda abr 28, 2003 9:56 pm

domingo ago 14, 2005 6:14 pm

Boa tarde!
Gostava de saber de todos vós os que sabem ou tem em casa, que condições dao ás vossas caturras para procriarem em saude?
Digam o que é preciso s.f.f?
As medidas da gaiola?o ninho é horizontal ou vertical?Exclareçam tudo o que achem importante para que as coisas corram bem.

Obrigado
Rui
8)
MFR
Membro Veterano
Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm

segunda ago 15, 2005 11:45 pm

Oi, a alimentação é á base de sementes mistura de periquitos + semente girassol, as minhas também comem fruta,e,legumes, como cenoura, alface (mas pouco, provoca diarreia) agrião, grelos de couve e nabo, bróculos, papa de frutos para crias, pedra de cálcio e barritas de cereais.

a minha gaiola é grande, 1m de altura, por 60 largo e 30 fundo.
o ninho em madeira e posição vertical vertical.

Neste momento tenho dois bebés no ninho :lol:

E já me esquecia elas gostam de banho, e de voarem, por isso eu solto as minhas, para esticarem melhor as asas.
Pedro21
Membro Veterano
Registado: sábado ago 30, 2003 9:25 pm

terça ago 16, 2005 1:24 pm

Bom, as caturras podem ser mantidas em condições muito diferentes, sem prejuízo para as mesmas, de qualquer modo em termos de espaço é importante que elas tenham espaço para voar, portanto devem ter de espaço entre poleiros pelo menos um metro, caso contrario mal abrem as assas, quanto à dieta, bom isso está sempre dependente do espaço e da exposição ao tempo, quanto mais expostas ao tempo e mais espaço tiverem maiores necessidades calóricas terão e a dieta terá que ser adaptada, se estiverem dentro de casa numa gaiola “pequena” a dieta terá que ser mais pobre.

O ninho pode ser vertical ou horizontal, eu preferi verticais, tem cuidado quando comprares porque existem por aí muitos modelos e alguns são de qualidade duvidosa.

Para material de ninho eu uso aparas de palha, os resultados compensam bem os custos, no caso de elas fazerem uma boa postura, e tiverem varias crias é necessário limpara o ninho.

A agua deve ser limpa, e de preferência mudada todos os dias.

Fruta sim mas não em exagero, e é claro uma papa de criação.

Um dos problemas com a dieta das caturras é que muitas vezes nos tratamo-las “bem” demais e elas entram em posturas consecutivas devido a isso, ou seja fazem uma postura, chocam alguns dias, e começam a por outra vez, e repetem o ciclo sucessivamente.

Pedro Ramalho
MFR
Membro Veterano

terça ago 16, 2005 3:02 pm

Pois é, as minhas caturras são assim ainda estão a alimentar os bebés e já estão a por mais ovos.
Mas hoje estou muito trste :cry: , as minhas duas crias foram rejeitadas pelos pais, já não consegui salvar a mais velhas, pois achei-a morta no ninho, ainda esta madrugada estavam ambas bem, hoje ás 10 h da manhã uma já estava morta, agora estou a alimentar a mais nova, que nasceu no dia 9 deste mês.
Estou-lhe a dar papa para crias, misturada com água e bolacha maria, porque só amanhã é que eu tenho a papa própria para criá-la á mão, tenho esperança, que sobreviva até lá. Tenho uma caturra com 7 anos que foi criada com a minha ajuda, pois também mal nasceu, foi logo posta de parte, por ter nascido com uma semana de diferença da mais velha, é o problema de eles porem ovos com intervalos de 2 ou 3 dias, e depois quando são muitos dá nesta desgraça.
A caturra que me morreu esta noite era albina, fazia amanhã 10 dias :( :cry: , nunca tinha tido uma albina :cry: , a outra (Joni) que eu criei é pérola. Enquanto que os irmãos eram todos cinzentos.
Já batizei o bebé de Kiko, e agora começou a abrir um olhinho :)
Tem alguma sugestão de alimento que possa juntar á papa?, que eu lhe possa dar até ter a outra?

Obrigado
MFR
Membro Veterano

terça ago 16, 2005 3:13 pm

aqui está o KiKo

Imagem
Pedro21
Membro Veterano
Registado: sábado ago 30, 2003 9:25 pm

terça ago 16, 2005 4:26 pm

MFR Escreveu: Mas hoje estou muito trste :cry: , as minhas duas crias foram rejeitadas pelos pais, já não consegui salvar a mais velhas, pois achei-a morta no ninho, ainda esta madrugada estavam ambas bem, hoje ás 10 h da manhã uma já estava morta.Estou-lhe a dar papa para crias, misturada com água e bolacha maria, porque só amanhã é que eu tenho a papa própria para criá-la á mão, tenho esperança, que sobreviva até lá. Tem alguma sugestão de alimento que possa juntar á papa?, que eu lhe possa dar até ter a outra?

Obrigado
Bom, se amanha conseguires papa de criação à mão não deve haver problema, para emergências podes usar papa nestle ou similar.
As caturras não costumam de enjeitar crias, o que aconteceu, ela estava morta com o papo cheio ou vazio?

Um problema efectivo é que se o numero de ovos for o normal 5-6, e só a 1ª e ultima cria nascerem, a diferença de tamanhos pode ser tal que um casal sem experiência ou que sejam maus pais, não consegue dar conta do recado, mas ironicamente se os 6 ovos nascerem todos já não à problema porque os pais conseguem alimentar correctamente as 6 crias apesar da sua diferença de tamanhos, na realidade se tiver vários casais é preferível agrupar as crias dos vários casais de maneira a que todos os ninhos tenham pelo menos 4 crias de tamanho não muito diferente.

Pedro Ramalho
MFR
Membro Veterano

terça ago 16, 2005 8:39 pm

Ela tinha o papo vazio, porque a minha Joni (caturra femea,mas não a mãe) decidiu entrar para o ninho e não sair mais, conclusão, de manhã a caturra mais velha estava morta e a outra ia a caminho disso, tive que tirar a Joni á "força" do ninho, e os pais da sobrevivente não voltaram mais ao ninho, até ao almoço, que eu tirei a bebé porque senão era mais outra que morria, já não tinha força para levantar a cabeça,e, estava quase fria, a foto foi tirada depois de ter comido 2x.
Agora tá farta de comer a papa que lhe fiz, entretanto o meu marido foi á loja buscar a dita papa própria, mas como eles não tinham e ele não sabia, enfiaram-lhe o "barrete", venderam-lhe papa para psitasiforte da avipar, mas não é a mesma coisa :( , mas já sei onde há, da Verssalag .
Entretanto tenho cá em casa Cerelac Serve?, ainda não dei, tou a perguntar 1º

Eu estou-lhe a dar papa de frutos para crias(é o que os pais comem também e davam-lhe) + bolacha maria + gema de ovo cozido+ água= tudo feito em papa, e ela come e já começou a abrir os olhos, será que sou má cozinheira :? e ela quer ver quem é que lhe tá a dar esta surrapa de comida
MFR
Membro Veterano

quarta ago 17, 2005 11:39 am

Bom dia, bom a minha caturrita Kiko, ainda está vivo e muito espertinho, hoje de manã já comeu a papa própria, vamos lá a ver se é desta que tenho uma caturra falante. :)
MFR
Membro Veterano

domingo ago 21, 2005 10:25 pm

aqui está o Kiko com 12 dias
Imagem

Imagem

Imagem
Responder

Voltar para “Aves”